O lugar da literatura infantil no projeto político pedagógico das instituições públicas de educação infantil da rede municipal de educação de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudino, Simoni Conceição Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187080
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
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spelling O lugar da literatura infantil no projeto político pedagógico das instituições públicas de educação infantil da rede municipal de educação de FlorianópolisEducaçãoLiteratura infantojuvenilEducação infantilInfânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Esta dissertação teve como objetivo verificar a presença ou ausência da literatura infantil na escrita dos Projetos Político Pedagógicos de 67 instituições públicas municipais de Florianópolis, datados de 2015 ou 2016, dentre Creches, Núcleos de Educação Infantil e Núcleos de Educação Infantil vinculados, bem como destacar as ações coletivas planejadas com relação à mediação da literatura infantil no cotidiano educacional destas instituições. Os Projetos Político Pedagógicos (PPPs) foram todos disponibilizados pela Diretoria de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Utilizou-se como referencial teórico os estudos da Teoria Histórico-Cultural, que tem em Vigotski seu principal representante, bem como os estudos acerca da teoria de recepção literária, especialmente referentes à leitura literária e à primeira infância. Para análise dos encaminhamentos e propostas referendados nos PPPs, a pesquisa valeu-se da documentação municipal acerca das diretrizes pedagógicas, das orientações curriculares e do currículo municipal dos anos de 2010, 2012 e 2015, endereçados ao planejamento do trabalho realizado nas instituições municipais, bem como das legislações nacionais que normatizam e regulamentam os encaminhamentos acerca da organização e funcionamento dessas instituições. A análise do material demonstrou a preocupação com a organização e planejamento dos espaços relacionados à leitura nas instituições educativas de Educação Infantil, assim como a efetivação dos projetos de trabalhos referentes à literatura em variadas formas. Os projetos coletivos registrados na maioria dos PPPs evidenciam a presença de um trabalho com a literatura infantil e um cuidado com o planejamento de práticas que promovam os seguintes aspectos: ampliação das experiências infantis relativas às múltiplas linguagens; acesso à materialidade do objeto livro, à expressão, à comunicação, à interação e ao desenvolvimento da imaginação, por intermédio de leituras, contações e dramatizações de histórias; empréstimo do livro para ser lido em casa na companhia dos familiares; trabalho com a linguagem escrita, compreendida como uma dentre as muitas produções/criações humanas que podem e precisam estar presentes no processo de mediação e leitura da literatura infantil na Educação Infantil.Abstract : The dissertation presented here purpose of this study was to verify the presence or absence of children's literature in the writing of the Political Pedagogical Projects of 67 municipal public institutions in Florianópolis, dated to 2015 or 2016, among Kindergartens, Child Education Centers and Boundary Education Centers, as well as to highlight actions planned in relation to the mediation of children's literature in the daily education of these institutions. The Pedagogical Political Projects (PPPs) were all made available by the Board of Education of the Municipal Teaching Network of Florianópolis. We use as theoretical reference the studies of Cultural Historical Theory, which has in Vygotsky its main representative, as well as the studies about the theory of literary reception, especially referring to literary reading to early childhood. In order to analyze the referrals and proposals referenced in the PPPs, the research was based on the municipal documentation about the pedagogical guidelines, the curriculum guidelines and the municipal curriculum for the years 2010, 2012 and 2015, addressed to the planning of work carried out in municipal institutions, as well as of the national legislations that regulate and regulate the referrals about the organization and operation of these institutions. The analysis of the material showed the concern with the organization and planning of spaces related to reading in the educational institutions of Early Childhood Education, as well as the implementation of work projects related to literature in various forms. The collective projects registered in most PPPs show the presence of a work with children's literature and a careful planning of practices that promote the following aspects: expansion of children's experiences related to multiple languages; access to the materiality of the object book, expression, communication, interaction and development of the imagination, through reading, storytelling and dramatization; loan of the book to be read at home in the company of relatives; work with written language, understood as one of the many human productions / creations that can and must be present in the process of mediation and reading of children's literature in Early Childhood Education.Carvalho, Diana Carvalho deDebus, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaClaudino, Simoni Conceição Rodrigues2018-06-16T04:02:52Z2018-06-16T04:02:52Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis184 p.| il.application/pdf352390https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187080porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-16T04:02:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187080Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-16T04:02:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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