Formação de professores e periódicos online: estudo com acadêmicos de Educação Física da UFSC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123377 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2014. |
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Formação de professores e periódicos online: estudo com acadêmicos de Educação Física da UFSCEducação físicaProfessores de educação fisicaFormaçãoSanta CatarinaPeriódicos eletrônicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2014.Ao acompanhar a tendência da disseminação do conhecimento científico através do acesso livre no país e no mundo, esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em pensar, analisar e compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online, através da constatação dos tipos de acesso, usos, comportamentos e hábitos desses alunos. Estudo de natureza descritiva, com abordagem qualitativa dos dados para análise, tendo como interlocutores sete discentes da 7ª fase do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, a investigação aconteceu em dois focos: 1) Documental, que consistiu na análise dos documentos curriculares, como o PPP, grade-sugestão de disciplinas, normas do TCC e das Atividades Complementares, Planos de ensino das disciplinas ministradas pelo DEF em 2012 e análise das referências dos TCCs defendidos em 2011 e 2012; 2) Empírico, realizado através da aplicação de um questionário com questões semi-abertas a alunos matriculados na disciplina TCC 1, seguido da realização de entrevistas com sete sujeitos selecionados. Os dados produzidos foram interpretados a partir da análise de conteúdo, que resultou na criação de duas categorias empíricas de análise: a) Os periódicos eletrônicos no cotidiano da formação; b) Tipos de busca nos periódicos online, dificuldades e conseqüências. A partir das análises, consideramos algumas reflexões finais do estudo, afirmando a necessidade e importância da prática de pesquisa para a formação destes futuros professores: evidenciamos que a participação em grupos de pesquisa ao longo do curso aperfeiçoa o conhecimento e o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito ao processo acadêmico-cientifico; constatamos fragilidades nos conhecimentos relacionados a aspectos técnicos e básicos que envolvem as TICs e seu acesso e uso como fonte de pesquisa; consideramos ainda que os documentos curriculares dão importância à pesquisa, mas há limites no currículo praticado tanto na grade curricular quanto nas práticas docentes. Nesse sentido, alertamos para a necessidade de professores e alunos se atentarem para o papel da pesquisa na graduação, que pode garantir futuros professores críticos, autônomos e emancipados, capazes de analisar e transformar sua prática pedagógica.<br>Abstract : By following the trend of scientific knowledge dissemination through free access in the country and the world, this research has developed from the interest in thinking, analyzing and understanding the importance that the process of education has for the research of Physical Education teachers in relation to the search of articles and content in online periodicals, through verification of types of access, use, behavior and habits of such students. Study of descriptive nature, qualitative approach for data analysis, having as speakers seven students of the 7th phase of the Physical Education Major at Universidade Federal de Santa Catarina, the research effort has been carried out with focus on: 1) Document, that consisted of curricullum documents analysis, such as PPP, suggested grid of disciplines, TCC and Complementary Activities normative, teaching plans of disciplines taught by the DEF in 2012 and analysis of reference from TCCs presented in 2011 and 2012; 2) Empirical, carried out throuhg a semi-open questions questionnaire directed to students enroled in TCC 1 discipline, followed by interviews with the seven subjetcs selected. Data produced has been interpreted beginning with the analysis of content, which has resulted in the creation of two empirical categories of analysis: a) Electronic periodicals in education day-by-day; b) Types of search on online periodicals, difficulties and consequences. From the analysis, we have considered some final reflections of the study, affirming the need and importance of research practice for the education of those future teachers: substantiating that the participation in research groups during the course of study improves knowledge and the development of students regarding the academic-scientific process. We have seen weakness in knowledge related to technical and basic aspects envolving TICs and their access and use as source of search; We have also considered that curricular documents give importance to the research, with limitations in the curricullum practiced in the grid as well as in teaching practice. In that sense, we have warned about the need of teachers and students to attend to the role of research during graduation, which may guarantee that future teachers be aware, autonomous and emancipated, capable of analyzing and transforming their pedagogical practice.Pires, Giovani De LorenziUniversidade Federal de Santa CatarinaPoffo, Bianca Natália2014-08-06T18:08:20Z2014-08-06T18:08:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 p.| tabs.application/pdf327440https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123377porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T18:08:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123377Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T18:08:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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