Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POFFO, Bianca Natália
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PIRES, Giovani de Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240468
Resumo: Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online. Este é um estudo de natureza empírica, com abordagem descritiva e tratamento qualitativo dos dados, tendo como interlocutores sete discentes da 7ª fase do curso de licenciatura em Educação Física da UFSC. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo, que resultou na criação de categorias empíricas, uma delas discutida neste texto. Como reflexões finais, afirmamos a importância da prática de pesquisa para a formação acadêmico-científica dos professores: evidenciamos que a participação em programas e grupos de pesquisa ao longo do curso aperfeiçoa o desenvolvimento no que diz respeito ao processo de autoformação; consideramos que os documentos curriculares dão importância à pesquisa, mas há limites no currículo efetivamente desenvolvido.
id UFSC_0a20fcadfc484384cf78220fc8705a4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240468
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSCFormação de ProfessoresPeriódicos OnlineEducação FísicaProcesso de FormaçãoEsta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online. Este é um estudo de natureza empírica, com abordagem descritiva e tratamento qualitativo dos dados, tendo como interlocutores sete discentes da 7ª fase do curso de licenciatura em Educação Física da UFSC. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo, que resultou na criação de categorias empíricas, uma delas discutida neste texto. Como reflexões finais, afirmamos a importância da prática de pesquisa para a formação acadêmico-científica dos professores: evidenciamos que a participação em programas e grupos de pesquisa ao longo do curso aperfeiçoa o desenvolvimento no que diz respeito ao processo de autoformação; consideramos que os documentos curriculares dão importância à pesquisa, mas há limites no currículo efetivamente desenvolvido.2022-10-07T12:14:41Z2022-10-07T12:14:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240468POFFO, Bianca NatáliaPIRES, Giovani de Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-07T12:14:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240468Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-07T12:14:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC
title Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC
spellingShingle Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC
POFFO, Bianca Natália
Formação de Professores
Periódicos Online
Educação Física
Processo de Formação
title_short Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC
title_full Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC
title_fullStr Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC
title_full_unstemmed Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC
title_sort Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC
author POFFO, Bianca Natália
author_facet POFFO, Bianca Natália
PIRES, Giovani de Lorenzi
author_role author
author2 PIRES, Giovani de Lorenzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv POFFO, Bianca Natália
PIRES, Giovani de Lorenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Periódicos Online
Educação Física
Processo de Formação
topic Formação de Professores
Periódicos Online
Educação Física
Processo de Formação
description Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online. Este é um estudo de natureza empírica, com abordagem descritiva e tratamento qualitativo dos dados, tendo como interlocutores sete discentes da 7ª fase do curso de licenciatura em Educação Física da UFSC. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo, que resultou na criação de categorias empíricas, uma delas discutida neste texto. Como reflexões finais, afirmamos a importância da prática de pesquisa para a formação acadêmico-científica dos professores: evidenciamos que a participação em programas e grupos de pesquisa ao longo do curso aperfeiçoa o desenvolvimento no que diz respeito ao processo de autoformação; consideramos que os documentos curriculares dão importância à pesquisa, mas há limites no currículo efetivamente desenvolvido.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-10-07T12:14:41Z
2022-10-07T12:14:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240468
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652174856552448