Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240468 |
Resumo: | Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online. Este é um estudo de natureza empírica, com abordagem descritiva e tratamento qualitativo dos dados, tendo como interlocutores sete discentes da 7ª fase do curso de licenciatura em Educação Física da UFSC. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo, que resultou na criação de categorias empíricas, uma delas discutida neste texto. Como reflexões finais, afirmamos a importância da prática de pesquisa para a formação acadêmico-científica dos professores: evidenciamos que a participação em programas e grupos de pesquisa ao longo do curso aperfeiçoa o desenvolvimento no que diz respeito ao processo de autoformação; consideramos que os documentos curriculares dão importância à pesquisa, mas há limites no currículo efetivamente desenvolvido. |
id |
UFSC_0a20fcadfc484384cf78220fc8705a4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240468 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSCFormação de ProfessoresPeriódicos OnlineEducação FísicaProcesso de FormaçãoEsta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online. Este é um estudo de natureza empírica, com abordagem descritiva e tratamento qualitativo dos dados, tendo como interlocutores sete discentes da 7ª fase do curso de licenciatura em Educação Física da UFSC. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo, que resultou na criação de categorias empíricas, uma delas discutida neste texto. Como reflexões finais, afirmamos a importância da prática de pesquisa para a formação acadêmico-científica dos professores: evidenciamos que a participação em programas e grupos de pesquisa ao longo do curso aperfeiçoa o desenvolvimento no que diz respeito ao processo de autoformação; consideramos que os documentos curriculares dão importância à pesquisa, mas há limites no currículo efetivamente desenvolvido.2022-10-07T12:14:41Z2022-10-07T12:14:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240468POFFO, Bianca NatáliaPIRES, Giovani de Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-07T12:14:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240468Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-07T12:14:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC |
title |
Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC |
spellingShingle |
Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC POFFO, Bianca Natália Formação de Professores Periódicos Online Educação Física Processo de Formação |
title_short |
Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC |
title_full |
Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC |
title_fullStr |
Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC |
title_full_unstemmed |
Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC |
title_sort |
Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com acadêmicos da UFSC |
author |
POFFO, Bianca Natália |
author_facet |
POFFO, Bianca Natália PIRES, Giovani de Lorenzi |
author_role |
author |
author2 |
PIRES, Giovani de Lorenzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
POFFO, Bianca Natália PIRES, Giovani de Lorenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Periódicos Online Educação Física Processo de Formação |
topic |
Formação de Professores Periódicos Online Educação Física Processo de Formação |
description |
Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online. Este é um estudo de natureza empírica, com abordagem descritiva e tratamento qualitativo dos dados, tendo como interlocutores sete discentes da 7ª fase do curso de licenciatura em Educação Física da UFSC. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo, que resultou na criação de categorias empíricas, uma delas discutida neste texto. Como reflexões finais, afirmamos a importância da prática de pesquisa para a formação acadêmico-científica dos professores: evidenciamos que a participação em programas e grupos de pesquisa ao longo do curso aperfeiçoa o desenvolvimento no que diz respeito ao processo de autoformação; consideramos que os documentos curriculares dão importância à pesquisa, mas há limites no currículo efetivamente desenvolvido. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-10-07T12:14:41Z 2022-10-07T12:14:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240468 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652174856552448 |