Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Denise Medina de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173648
Resumo: Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79/56
id UFSC_7ddfff501b3458638d7cb41a26afb2b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173648
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)Manuais pedagógicosEscola NovaSéries iniciaisAritméticaFormação de professoresDisponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79/56Neste artigo enfoco a descrição e análise do manual didático intitulado Manual de testes, pertencente à coleção Biblioteca Didática Brasileira, de autoria de Afro do Amaral Fontoura, que procurou nortear a normatização da avaliação do ensino primário no novo estado da Guanabara, na década de 1960 e fazer circular as ideias escolanovistas. Quais os saberes matemáticos elementares dessa escola na década de 1960 contidos nos testes? O que pode ser lido sobre as orientações metodológicas e psicológicas, na aplicação desses testes? Na articulação das questões, fizemos uso da abordagem da História Cultural e nos apoiamos nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, postas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Neste estudo procuro também ressaltar a apropriação das ideias escolanovistas, que defendiam uma abordagem prática, utilitária, graduada e rápida para a Aritmética. Foi possível verificar que os testes aplicados nas séries iniciais acompanharam as recomendações dos campos da pedagogia científicaREMATEC2017-02-20T15:34:14Z2017-02-20T15:34:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, D. M. A.. Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970). REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 23, p. 38-51, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173648França, Denise Medina de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T15:04:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173648Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-16T15:04:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)
title Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)
spellingShingle Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)
França, Denise Medina de Almeida
Manuais pedagógicos
Escola Nova
Séries iniciais
Aritmética
Formação de professores
title_short Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)
title_full Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)
title_fullStr Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)
title_full_unstemmed Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)
title_sort Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)
author França, Denise Medina de Almeida
author_facet França, Denise Medina de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Denise Medina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Manuais pedagógicos
Escola Nova
Séries iniciais
Aritmética
Formação de professores
topic Manuais pedagógicos
Escola Nova
Séries iniciais
Aritmética
Formação de professores
description Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79/56
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-02-20T15:34:14Z
2017-02-20T15:34:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, D. M. A.. Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970). REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 23, p. 38-51, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173648
identifier_str_mv FRANÇA, D. M. A.. Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970). REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 23, p. 38-51, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REMATEC
publisher.none.fl_str_mv REMATEC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652106591109120