O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961 |
Resumo: | Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5219 |
id |
UFSC_d813f83ed8e4dde5d976d9c6608db3ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204961 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)ExpertiseAritméticaEscola NovaDisponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5219Este texto procura evidenciar os processos de produção, sistematização e objetivação de saberes matemáticos praticados pela professora Rizza de Araújo Porto em sua trajetória, buscando identificar a constituição de sua expertise nos cursos de formação de professores nos cursos Normais, em tempos da Escola Nova. Para embasar a pesquisa, coletaram-se indícios de como se constitui um expert no campo pedagógico, dada a sua representatividade em sua área de atuação, mostrando as transformações dessa noção ao longo do tempo. O texto norteia-se pelas questões: como se sucedeu sua convocação pelo Estado para solucionar um problema prático referente à formação de professores em tempos da Escola Nova? Quais os contextos de sustentação que possibilitaram a sistematização dos saberes profissionais por ela produzidos? De que maneira ocorreu a objetivação desses saberes e como eles passaram a fazer parte da formação profissional dos professores? As fontes examinadas mostram a ocorrência de processos de constituição de saberes pela professora Rizza Porto, sua sistematização e objetivação, além da importância de colocar a matemática para ensinar aritmética na rota dos saberes fundamentais no curso de formação de professores, evidenciando, assim, a sua expertise.Acta Scientiae2020-03-25T19:06:48Z2020-03-25T19:06:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfFRANÇA, D. M.; COSTA, E. S. . O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970). REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 27-42, 2019.2178-7727https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961França, Denise Medina de AlmeidaSantos, Edilene Simões Costa dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-25T19:06:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204961Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-25T19:06:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970) |
title |
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970) |
spellingShingle |
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970) França, Denise Medina de Almeida Expertise Aritmética Escola Nova |
title_short |
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970) |
title_full |
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970) |
title_fullStr |
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970) |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970) |
title_sort |
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970) |
author |
França, Denise Medina de Almeida |
author_facet |
França, Denise Medina de Almeida Santos, Edilene Simões Costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Edilene Simões Costa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Denise Medina de Almeida Santos, Edilene Simões Costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expertise Aritmética Escola Nova |
topic |
Expertise Aritmética Escola Nova |
description |
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5219 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-25T19:06:48Z 2020-03-25T19:06:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANÇA, D. M.; COSTA, E. S. . O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970). REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 27-42, 2019. 2178-7727 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961 |
identifier_str_mv |
FRANÇA, D. M.; COSTA, E. S. . O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970). REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 27-42, 2019. 2178-7727 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Acta Scientiae |
publisher.none.fl_str_mv |
Acta Scientiae |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652148400979968 |