O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Denise Medina de Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Edilene Simões Costa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961
Resumo: Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5219
id UFSC_d813f83ed8e4dde5d976d9c6608db3ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204961
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)ExpertiseAritméticaEscola NovaDisponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5219Este texto procura evidenciar os processos de produção, sistematização e objetivação de saberes matemáticos praticados pela professora Rizza de Araújo Porto em sua trajetória, buscando identificar a constituição de sua expertise nos cursos de formação de professores nos cursos Normais, em tempos da Escola Nova. Para embasar a pesquisa, coletaram-se indícios de como se constitui um expert no campo pedagógico, dada a sua representatividade em sua área de atuação, mostrando as transformações dessa noção ao longo do tempo. O texto norteia-se pelas questões: como se sucedeu sua convocação pelo Estado para solucionar um problema prático referente à formação de professores em tempos da Escola Nova? Quais os contextos de sustentação que possibilitaram a sistematização dos saberes profissionais por ela produzidos? De que maneira ocorreu a objetivação desses saberes e como eles passaram a fazer parte da formação profissional dos professores? As fontes examinadas mostram a ocorrência de processos de constituição de saberes pela professora Rizza Porto, sua sistematização e objetivação, além da importância de colocar a matemática para ensinar aritmética na rota dos saberes fundamentais no curso de formação de professores, evidenciando, assim, a sua expertise.Acta Scientiae2020-03-25T19:06:48Z2020-03-25T19:06:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfFRANÇA, D. M.; COSTA, E. S. . O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970). REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 27-42, 2019.2178-7727https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961França, Denise Medina de AlmeidaSantos, Edilene Simões Costa dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-25T19:06:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204961Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-25T19:06:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)
title O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)
spellingShingle O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)
França, Denise Medina de Almeida
Expertise
Aritmética
Escola Nova
title_short O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)
title_full O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)
title_fullStr O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)
title_full_unstemmed O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)
title_sort O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)
author França, Denise Medina de Almeida
author_facet França, Denise Medina de Almeida
Santos, Edilene Simões Costa dos
author_role author
author2 Santos, Edilene Simões Costa dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Denise Medina de Almeida
Santos, Edilene Simões Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Expertise
Aritmética
Escola Nova
topic Expertise
Aritmética
Escola Nova
description Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5219
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-25T19:06:48Z
2020-03-25T19:06:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, D. M.; COSTA, E. S. . O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970). REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 27-42, 2019.
2178-7727
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961
identifier_str_mv FRANÇA, D. M.; COSTA, E. S. . O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970). REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 27-42, 2019.
2178-7727
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Acta Scientiae
publisher.none.fl_str_mv Acta Scientiae
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652148400979968