Aplicação de animação em jogos: desenvolvimento de animação 2D para jogo arcade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scabeni, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197308
Resumo: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
id UFSC_7e00648a811bd7393d8b39bf24fcc524
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197308
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaScabeni, Paulo HenriqueStein, Mônica2019-07-10T12:44:38Z2019-07-10T12:44:38Z2019-06-28https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197308PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.O trabalho aqui desenvolvido mostra o processo de criação e execução de um protótipo de jogo digital para plataforma de PC, inspirado em jogos arcade e no universo The Rotfather. O projeto busca evidenciar obstáculos para aplicação de animação em um game, além de soluções para obter uma arte que complemente o jogo sem interferir nas mecânicas do game. O uso de animações para jogos digitais requer uma ótica diferenciada daquela usada na produção de filmes animados, tendo em vista a presença da interatividade em tempo real com o jogador. Este trabalho utiliza da metodologia Double Diamond para produzir um protótipo jogável de jogo digital, aplicando técnicas de animação que permitem uma animação que atue com a interação do jogador.The work being developed here shows the process of creation and execution of a videogame prototype for PC platform, inspired by arcade games and The Rotfather universe. The project tries to show obstacles for animation application in digital games, and also brings solutions to get an art which compliments the game without interfere in the game mechanics. The use of animations for games requires a different point of view if compared to the one used in animated movies production, seen that games have real time interaction with the player. This project utilizes the Double Diamond methodology to produce a playable prototype, applying animation techniques that allow an animation which acts along with the player interaction.84Florianópolis, SCAnimaçãoJogos arcadeThe RotfatherJogos digitaisAplicação de animação em jogos: desenvolvimento de animação 2D para jogo arcadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197308/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALPCC_PAULO_HENRIQUE_SCABENI.pdfPCC_PAULO_HENRIQUE_SCABENI.pdfapplication/pdf5579051https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197308/1/PCC_PAULO_HENRIQUE_SCABENI.pdffe7acf9137e0b96f32e3061ec0adb58cMD51123456789/1973082019-07-10 09:44:40.415oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-10T12:44:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação de animação em jogos: desenvolvimento de animação 2D para jogo arcade
title Aplicação de animação em jogos: desenvolvimento de animação 2D para jogo arcade
spellingShingle Aplicação de animação em jogos: desenvolvimento de animação 2D para jogo arcade
Scabeni, Paulo Henrique
Animação
Jogos arcade
The Rotfather
Jogos digitais
title_short Aplicação de animação em jogos: desenvolvimento de animação 2D para jogo arcade
title_full Aplicação de animação em jogos: desenvolvimento de animação 2D para jogo arcade
title_fullStr Aplicação de animação em jogos: desenvolvimento de animação 2D para jogo arcade
title_full_unstemmed Aplicação de animação em jogos: desenvolvimento de animação 2D para jogo arcade
title_sort Aplicação de animação em jogos: desenvolvimento de animação 2D para jogo arcade
author Scabeni, Paulo Henrique
author_facet Scabeni, Paulo Henrique
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Scabeni, Paulo Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stein, Mônica
contributor_str_mv Stein, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Animação
Jogos arcade
The Rotfather
Jogos digitais
topic Animação
Jogos arcade
The Rotfather
Jogos digitais
description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-10T12:44:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-10T12:44:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197308
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197308/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197308/1/PCC_PAULO_HENRIQUE_SCABENI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
fe7acf9137e0b96f32e3061ec0adb58c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805413493211136