OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOAL, HELENA MARIA CHAVES
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: STALLIVIERI, LUCIANE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136147
Resumo: O presente artigo busca responder se, através da expressiva ampliação de ambientes virtuais, proporcionados pelos MOOCS, o processo de internacionalização pode ser acelerado. Busca-se compreender a percepção dos estudantes dos MOOCs quanto à finalidade da internacionalização das IES e à possibilidade desses ambientes internacionalizados oportunizarem a interação entre estudantes de diferentes nacionalidades, estimulando o desenvolvimento de suas competências interculturais. A metodologia utilizada para busca de informações foi uma pesquisa de natureza exploratória, através da aplicação de um questionário respondido por 179 alunos, de 44 países, matriculados em cursos online da plataforma Coursera. A análise dos resultados levou à conclusão de que os MOOCs favorecem a disseminação do conhecimento em grande escala e influenciam o processo de internacionalização, pois oportunizam a rápida aproximação de pessoas de diferentes origens e culturas. Os resultados também sinalizam em direção da necessidade de muitas ações que ainda podem ser feitas para aperfeiçoar as formas de interação intercultural entre os alunos.
id UFSC_7e1a8a3f4c6d4484b5bae18d47dbc126
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136147
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORO presente artigo busca responder se, através da expressiva ampliação de ambientes virtuais, proporcionados pelos MOOCS, o processo de internacionalização pode ser acelerado. Busca-se compreender a percepção dos estudantes dos MOOCs quanto à finalidade da internacionalização das IES e à possibilidade desses ambientes internacionalizados oportunizarem a interação entre estudantes de diferentes nacionalidades, estimulando o desenvolvimento de suas competências interculturais. A metodologia utilizada para busca de informações foi uma pesquisa de natureza exploratória, através da aplicação de um questionário respondido por 179 alunos, de 44 países, matriculados em cursos online da plataforma Coursera. A análise dos resultados levou à conclusão de que os MOOCs favorecem a disseminação do conhecimento em grande escala e influenciam o processo de internacionalização, pois oportunizam a rápida aproximação de pessoas de diferentes origens e culturas. Os resultados também sinalizam em direção da necessidade de muitas ações que ainda podem ser feitas para aperfeiçoar as formas de interação intercultural entre os alunos.INPEAU/UFSC2015-11-04T12:52:02Z2015-11-04T12:52:02Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136147BOAL, HELENA MARIA CHAVESSTALLIVIERI, LUCIANEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T12:52:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136147Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T12:52:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
BOAL, HELENA MARIA CHAVES
title_short OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author BOAL, HELENA MARIA CHAVES
author_facet BOAL, HELENA MARIA CHAVES
STALLIVIERI, LUCIANE
author_role author
author2 STALLIVIERI, LUCIANE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOAL, HELENA MARIA CHAVES
STALLIVIERI, LUCIANE
description O presente artigo busca responder se, através da expressiva ampliação de ambientes virtuais, proporcionados pelos MOOCS, o processo de internacionalização pode ser acelerado. Busca-se compreender a percepção dos estudantes dos MOOCs quanto à finalidade da internacionalização das IES e à possibilidade desses ambientes internacionalizados oportunizarem a interação entre estudantes de diferentes nacionalidades, estimulando o desenvolvimento de suas competências interculturais. A metodologia utilizada para busca de informações foi uma pesquisa de natureza exploratória, através da aplicação de um questionário respondido por 179 alunos, de 44 países, matriculados em cursos online da plataforma Coursera. A análise dos resultados levou à conclusão de que os MOOCs favorecem a disseminação do conhecimento em grande escala e influenciam o processo de internacionalização, pois oportunizam a rápida aproximação de pessoas de diferentes origens e culturas. Os resultados também sinalizam em direção da necessidade de muitas ações que ainda podem ser feitas para aperfeiçoar as formas de interação intercultural entre os alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04T12:52:02Z
2015-11-04T12:52:02Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136147
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652077596934144