Repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joyce Lúcia Abreu Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229198
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
id UFSC_7e49826e477b14392742170ae13ea4ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229198
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de criançasPsicologiaParentalidadeCriançasPsicologia infantilCriançasEmoções em criançasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.Resumo: A família é o principal contexto de desenvolvimento para a criança e a qualidade do relacionamento entre pais e filhos pode ser tanto um fator potencialmente de risco quanto mecanismo de proteção para o desenvolvimento. A habilidade de regulação emocional parental é um processo fundamental para a manutenção de práticas educativas positivas, não abusivas, promotoras de resultados positivos para a saúde e desenvolvimento da criança. O objetivo geral desta tese foi avaliar as repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de crianças. A Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e o Modelo Transacional do Desenvolvimento foram as bases teóricas que subsidiaram a compreensão dos resultados da presente pesquisa, a qual se caracteriza como de método misto, descritiva, exploratória e explicativa. Esta tese está organizada em três estudos, sendo um o teórico (estudo 1), um qualitativo (estudo 2) e um quantitativo (estudo 3). O estudo teórico configurou-se como uma revisão sistemática da literatura, na qual se utilizou como base os princípios do PRISMA. Do estudo qualitativo participaram 20 pais e a coleta de dados foi realizada por meio da gravação do áudio de todas as sessões de três grupos da intervenção parental do Programa ACT. O estudo quantitativo constitui-se de um ensaio clínico randomizado, do qual participaram 61 pais, distribuídos aleatoriamente nos grupos de intervenção (GI= 33) e grupo controle (GC= 28). As análises do estudo 1 e 2 foram realizadas de acordo com a análise categorial temática e no estudo 3 foram utilizadas análises de modelagem de equação estrutural simples por meio de análise de caminhos. Os resultados do estudo 1 apresentaram evidências empíricas que sustentam associações diretas, positivas e estatisticamente significativas entre a regulação emocional dos pais e as práticas educativas e os estilos parentais. Essas variáveis parentais foram significativamente relacionadas a desfechos de desenvolvimento da criança, especialmente, a regulação emocional e problemas de comportamento de externalização e internalização dos filhos. O estudo 2 mostrou que as rotinas diárias com os filhos geravam frequentemente emoções negativas nos pais e interações conflituosas com a criança e a participação no Programa ACT melhorou a regulação emocional parental nessas situações, devido às aprendizagens sobre como lidar com as próprias emoções, as emoções da criança e o desenvolvimento de habilidades e estratégias de regulação emocional. Já nos resultados do estudo 3, evidenciou-se um efeito direto estatisticamente significativo da participação parental na intervenção na dimensão falta de controle emocional da regulação emocional parental. Também um efeito mediado da participação na intervenção nos problemas de comportamento da criança, através do efeito direto na dimensão falta de controle emocional da regulação emocional. Os resultados estendem as evidências existentes acerca da eficácia do Programa ACT, adicionando a regulação emocional parental relatada pelos pais à lista de resultados positivos do programa. Por meio dos resultados dos três estudos, observou-se que o Programa ACT pode ajudar a melhorar a regulação emocional parental, facilitar a promoção de melhores práticas educativas parentais e, por sua vez, reduzir os problemas de comportamento da criança. Defende-se a tese de que programas de intervenção parental com amostras clínicas e não clínicas, psicoterapia com famílias com crianças e políticas públicas de prevenção à violência e maus-tratos contra crianças devem, necessariamente, investigar e incluir o desenvolvimento de habilidades e estratégias de regulação emocional parental, além de ensinar práticas educativas positivas, a fim de melhorar a qualidade das relações entre pais e filhos e diminuir os problemas de comportamento de crianças.Abstract: The family is the main developmental context for the child and the quality of the relationship between parents and children can be both a potential risk factor and a protective mechanism for development. The ability of parental emotion regulation is a fundamental process for the maintenance of positive, non-abusive parenting practices, which promote positive results for the child's health and development. The general objective of this thesis was to evaluate the repercussions of the participation of parents in a parental intervention program on emotional regulation and parenting practices and on children's behavior. The Bioecological Theory of Human Development and the Transactional Development Model were the theoretical bases that supported the understanding of the results of this research, which is characterized as a mixed, descriptive, exploratory and explanatory method. This thesis is organized into three studies, a theoretical (study 1), a qualitative (study 2), and a quantitative (study 3). The theoretical study was configured as a systematic review of the literature, in which the PRISMA principles were used as a basis. Twenty parents participated in the qualitative study and data collection was performed through audio recording of all sessions of three groups of parental intervention of the ACT Program. The quantitative study consists of a randomized clinical trial, in which 61 parents participated, randomly distributed in the intervention groups (IG = 33) and control group (CG = 28). The analyses in studies 1 and 2 were performed according to thematic categorical analysis and in study 3, simple structural equation modeling analyses through path analysis were used. The results of Study 1 presented empirical evidence supporting direct, positive, and statistically significant associations between parental emotion regulation and parenting practices and parenting styles. These parental variables were significantly related to child developmental outcomes, especially emotional regulation and children's externalizing and internalizing behavior problems. Study 2 showed that daily routines with children often generated negative emotions in parents and conflicting interactions with the child and participation in the ACT Program improved parental emotional regulation in these situations, due to learning about how to deal with their own emotions, emotions of the child and the development of emotional regulation skills and strategies. In the results of study 3, a statistically significant direct effect of parental participation in the intervention was evidenced in the dimension lack of emotional control of parental emotion regulation. Also, a mediated effect of participation in intervention in the child's behavior problems, through the direct effect on the lack of emotional control dimension of emotion regulation. The results extend the existing evidence about the efficacy of the ACT Program by adding parent-reported parental emotion regulation to the program's list of positive outcomes. Through the results of the three studies, it was observed that the ACT Program can help to improve parental emotional regulation, facilitate the promotion of better parenting practices and, in turn, reduce the child's behavior problems. The thesis is defended that parental intervention programs with clinical and non-clinical samples, psychotherapy with families with children, and public policies for the prevention of violence and child abuse must necessarily investigate and include the development of skills and regulatory strategies emotional parenting, in addition to teaching positive educational practices to improve the quality of relationships between parents and children and reduce children's behavior problems.Crepaldi, Maria AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Joyce Lúcia Abreu Pereira2021-10-14T19:30:08Z2021-10-14T19:30:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis129 p.| il., tabs.application/pdf373093https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229198porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:30:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229198Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:30:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de crianças
title Repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de crianças
spellingShingle Repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de crianças
Oliveira, Joyce Lúcia Abreu Pereira
Psicologia
Parentalidade
Crianças
Psicologia infantil
Crianças
Emoções em crianças
title_short Repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de crianças
title_full Repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de crianças
title_fullStr Repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de crianças
title_full_unstemmed Repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de crianças
title_sort Repercussões da participação de pais em um programa de intervenção parental na regulação emocional e práticas educativas parentais e no comportamento de crianças
author Oliveira, Joyce Lúcia Abreu Pereira
author_facet Oliveira, Joyce Lúcia Abreu Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crepaldi, Maria Aparecida
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joyce Lúcia Abreu Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Parentalidade
Crianças
Psicologia infantil
Crianças
Emoções em crianças
topic Psicologia
Parentalidade
Crianças
Psicologia infantil
Crianças
Emoções em crianças
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:30:08Z
2021-10-14T19:30:08Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373093
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229198
identifier_str_mv 373093
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651973438734336