A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88310
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_7e60fb9fd348ed7e265f9d171c3dda0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88310
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLaffin, Maria Herminia Lage FernandesScheibe, Leda2012-10-22T07:35:30Z2012-10-22T07:35:30Z20062006229910http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88310Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEsta pesquisa aborda a constituição da docência entre professores envolvidos em processos iniciais da escolarização de Jovens e Adultos, bem como as particularidades que caracterizam esse trabalho. O estudo foi realizado no contexto de um projeto de formação e de organização pedagógica desenvolvido mediante ações de colaboração entre o grupo de docentes. Um dos pressupostos da tese é a compreensão de que a constituição da docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) se dá pelas mediações das circunstâncias legais, pelas influências das concepções hegemônicas que permeiam a formação e pelo exercício cotidiano no âmbito do próprio trabalho. Desse modo, na análise dialética dos fenômenos educativos que envolvem essa constituição, situam-se três categorias sobre a docência: formação inicial e continuada, trabalho colaborativo, e processos de ensino-aprendizagem, suas particularidades na Educação de Jovens e Adultos. Toma-se como referência metodológica a abordagem qualitativa, utilizando-se os seguintes recursos: estudo bibliográfico, análise documental, realização de questionários e desenvolvimento da técnica de grupo focal. Realiza-se, na pesquisa, o estudo das novas diretrizes curriculares, no sentido de focalizar como apresentam a formação e a profissionalização de docentes para a Educação de Jovens e Adultos, a análise dos elementos constitutivos de uma docência crítica da literatura educacional e o estudo de uma realidade específica - rede municipal de São José/SC, caracterizando-se as particularidades do trabalho docente em processos iniciais de escolarização na Educação de Jovens e Adultos. Assume-se como central para a análise a compreensão crítica da docência na EJA, principalmente nas contribuições de Gimeno Sacristan, Henry Giroux, Antonio Gramsci e de José Contreras. Para o aprofundamento dos processos educativos de jovens e adultos, constituem referências fundamentais os estudos de Paulo Freire, Bernard Charlot, Marta Kohl de Oliveira, Vera Masagão Ribeiro, Juarez Dayrell, Miguel Arroyo, Sérgio Haddad e Leôncio Soares. Ao concluir o estudo, constata-se uma docência na qual o sujeito se torna professor/a no seu fazer e no seu caminhar, que vem contribuindo para a construção de um estatuto próprio de EJA, para a produção e acúmulo de saberes teórico-metodológicos, potencializando um campo pedagógico e de pesquisa. Neste processo, reafirma-se a idéia da necessidade de uma formação que contemple as particularidades da EJA, seus conhecimentos e saberes teórico-metodológicos, bem como a necessidade de pensá-la como área de estudo fundamental nos cursos de formação de docentes em nível superior. Constitui-se, assim, a Educação de Jovens e Adultos não somente pela oferta da escolarização e viabilização da apropriação de saberes, mas também pelo fato de que os sujeitos jovens e adultos encontram nessa escola um espaço que lhes é de direito e no qual interagem socialmente. The present research deals with the constitution of the teaching profession among those involved in the initial processes of Youth and Adult Schooling as well as with the peculiarities which characterize such a work. The study was undertaken in an educational and pedagogical organization project which demanded the mutual cooperation of its executors. One of the premises of this work is the belief that the teaching of youths and adults depends on legal circumstances, hegemonic influences and on day-by-day routine work. In the dialectical analysis of the educational phenomena which involve the afore mentioned constitution, three teaching categories were focused upon: beginning and continuing education, cooperative work, and teaching and learning processes, their peculiarities concerning youth and adult education. The qualitative approach was taken as a methodological tool which also included the following techniques: bibliographical research, data analysis, the application of questionnaires and the focus group technique. A survey of the new curriculum guidelines was undertaken including a focus on the way they present the education and preparation of those who will take the teaching profession directed towards youths and adults, the analysis of the constituting elements of a critical teaching of educational literature as well as the study of a specific reality, the county schools of São José/SC, with emphasis upon the particularities of the teaching work in the beginning stages of schooling directed towards youths and adults. The critical comprehension of teaching youths and adults was considered very important, and obtained mainly through the analysis of Gimeno Sacristan, Henry Giroux, Antonio Gramsci and José Contreras. For a deeper analysis of the educational processes of youths and adults the studies of Paulo Freire, Bernard Charlot, Marta Kohl de Oliveira, Vera Masagão Ribeiro, Juarez Dayrell, Miguel Arroyo, Sérgio Haddad and Leôncio Soares were considered of fundamental importance. At the end of the work, the teaching profession is acknowledged as an endless process, for the individual becomes a teacher as he lives and acts thus contributing to the constitution of a peculiar form of youth and adult education, to the production and accumulation of theoretical and methodological knowledge which constitutes a field of research in itself. The necessity of including in the educational process the peculiarities of youth and adult teaching is reinforced, as well as the assumption that it is a field of fundamental importance for those who are being prepared to teach at the university level. Thus youth and adult education is acknowledged as more than schooling or the possibility of knowledge appropriation since it is at school that youths and adults find a space that is theirs and in which they interact socially.215 f.| il., tabs.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducacao do adolescenteEducação de adultosProfessores -FormaçãoA constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL229910.pdfapplication/pdf1534126https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88310/1/229910.pdfe69b6c6ec6e241f848333265e085ca58MD51TEXT229910.pdf.txt229910.pdf.txtExtracted Texttext/plain478743https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88310/2/229910.pdf.txt8d548586181baf767ce8aa88eaa2aea3MD52THUMBNAIL229910.pdf.jpg229910.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88310/3/229910.pdf.jpg0cb325f26775943a4265836b2c112c15MD53123456789/883102013-05-04 22:37:35.114oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88310Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:37:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos
title A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos
spellingShingle A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos
Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
Educação
Educacao do adolescente
Educação de adultos
Professores -
Formação
title_short A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos
title_full A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos
title_fullStr A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos
title_full_unstemmed A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos
title_sort A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos
author Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
author_facet Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scheibe, Leda
contributor_str_mv Scheibe, Leda
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educacao do adolescente
Educação de adultos
Professores -
Formação
topic Educação
Educacao do adolescente
Educação de adultos
Professores -
Formação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T07:35:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T07:35:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88310
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 229910
identifier_str_mv 229910
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 215 f.| il., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88310/1/229910.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88310/2/229910.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88310/3/229910.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e69b6c6ec6e241f848333265e085ca58
8d548586181baf767ce8aa88eaa2aea3
0cb325f26775943a4265836b2c112c15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805094897025024