Komunyakaa, Clarke, and Pereira: jazz, blues, and samba poetics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238637 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017. |
id |
UFSC_7ebf5d9480a1fe79ce5af986d76398a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238637 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Komunyakaa, Clarke, and Pereira: jazz, blues, and samba poeticsLíngua inglesaJazzBluesSambaPoéticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017.Abstract : The present work investigates textual interweaving between jazz, blues,samba and Afro-Brazilian, Afro-American, and Afro-Canadian writing.The investigation concerns the commonality of experiences in theAfrican diaspora conveyed through the poetics of resistance and themeaning of each identities in such contexts. The study analyses theintertextuality between the poetry of Edimilson de Almeida Pereira,Yusef Komunyakaa, and George Elliott Clarke and the use of theelements of jazz, blues, and samba in their texts. The research presents atransnational analysis according to the theory of Paul Gilroy?s The BlackAtlantic: Modernity and Double Consciousness. The analysis considerstradition and improvisation as relevant elements of the African diasporicexperience depicted through jazz, blues and samba and in theinterweaving of these genres with poetry.<br>Este trabalho investiga os entrelaçamentos textuais do jazz, blues esamba na poesia de autores afrobrasileiros, afroamericanos eafrocanadenses considerando as experiências comuns da diásporaafricana e as poéticas de resistência e os significados de cada uma dessasidentidades nesse contexto. O estudo analisa a intertextualidade napoesia de Edimilson de Almeida Pereira, Yusef Komunyakaa e GeorgeElliott Clarke e o uso dos elementos do jazz, blues e samba nos textosdesses autores. A pesquisa apresenta um análise transnacional de acordocom a teoria do Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência dePaul Gilroy. A análise considera tradição e improvisação comoelementos relevantes da experiência afro-diaspórica presentes no jazz,blues e samba e no entrelaçamento desses gêneros musicais com apoesia.Martins, Maria Lucia MilléoUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Maristela2022-09-01T23:45:23Z2022-09-01T23:45:23Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis223 p.application/pdf363998https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238637engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T23:45:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238637Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-01T23:45:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Komunyakaa, Clarke, and Pereira: jazz, blues, and samba poetics |
title |
Komunyakaa, Clarke, and Pereira: jazz, blues, and samba poetics |
spellingShingle |
Komunyakaa, Clarke, and Pereira: jazz, blues, and samba poetics Campos, Maristela Língua inglesa Jazz Blues Samba Poética |
title_short |
Komunyakaa, Clarke, and Pereira: jazz, blues, and samba poetics |
title_full |
Komunyakaa, Clarke, and Pereira: jazz, blues, and samba poetics |
title_fullStr |
Komunyakaa, Clarke, and Pereira: jazz, blues, and samba poetics |
title_full_unstemmed |
Komunyakaa, Clarke, and Pereira: jazz, blues, and samba poetics |
title_sort |
Komunyakaa, Clarke, and Pereira: jazz, blues, and samba poetics |
author |
Campos, Maristela |
author_facet |
Campos, Maristela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria Lucia Milléo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Jazz Blues Samba Poética |
topic |
Língua inglesa Jazz Blues Samba Poética |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-09-01T23:45:23Z 2022-09-01T23:45:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
363998 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238637 |
identifier_str_mv |
363998 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
223 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652020391870464 |