MUDANÇAS ESTRATÉGICAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO PERÍODO 1986 A 2010
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26121 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo analisar as mudanças estratégicas na Faculdade Ação no período de 1986 a 2010 no que se refere a contexto, processo e conteúdo. A natureza da pesquisa é qualitativa, com base na abordagem contextualista (PETTIGREW, 1987). As mudanças estratégicas foram classificadas em cinco períodos estratégicos: (1) constituição da Associação Blumenauense de Ensino e Cultura (ABEC), (2) constituição da Faculdade de Ciência e Tecnologia do Vale (FCTVale), (3) expansão, (4) crise e (5) revitalização. As principais conclusões são: o líder teve papel fundamental nas mudanças estratégicas; a constituição da FCTVale sofreu influências do ambiente; o ambiente colaborou para a reprodução dos cursos superiores sequenciais; o ambiente e a estratégia contribuíram para determinar o novo porte da instituição; o líder foi incapaz de prosseguir e estruturar o novo modelo complexo de negócio; houve insucessos em mudanças estratégicas; os antigos acionistas buscaram novos sócios com o objetivo de obter novos aportes financeiros e, principalmente, de provocar mudanças acadêmicas e na gestão; a Faculdade Ação buscou legitimidade interna e externa por meio da mudança em sua filosofia de ensino. |
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Este artigo teve como objetivo analisar as mudanças estratégicas na Faculdade Ação no período de 1986 a 2010 no que se refere a contexto, processo e conteúdo. A natureza da pesquisa é qualitativa, com base na abordagem contextualista (PETTIGREW, 1987). As mudanças estratégicas foram classificadas em cinco períodos estratégicos: (1) constituição da Associação Blumenauense de Ensino e Cultura (ABEC), (2) constituição da Faculdade de Ciência e Tecnologia do Vale (FCTVale), (3) expansão, (4) crise e (5) revitalização. As principais conclusões são: o líder teve papel fundamental nas mudanças estratégicas; a constituição da FCTVale sofreu influências do ambiente; o ambiente colaborou para a reprodução dos cursos superiores sequenciais; o ambiente e a estratégia contribuíram para determinar o novo porte da instituição; o líder foi incapaz de prosseguir e estruturar o novo modelo complexo de negócio; houve insucessos em mudanças estratégicas; os antigos acionistas buscaram novos sócios com o objetivo de obter novos aportes financeiros e, principalmente, de provocar mudanças acadêmicas e na gestão; a Faculdade Ação buscou legitimidade interna e externa por meio da mudança em sua filosofia de ensino. |
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