O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Druziani, Cássio Frederico Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129230
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
id UFSC_7ed807a7a1f4ce2909521fa5c9ab97c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129230
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagemEngenharia e gestão do conhecimentoRepositórios institucionaisTecnologia educacionalAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.Com o avanço da Internet no contexto educacional, o Repositório Web de Objetos de Aprendizagem assume maior importância como ambiente virtual de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem. Contudo, diversos entraves e dificuldades tangem o uso efetivo dos conteúdos educacionais e/ou objetos de aprendizagem dispostos nestes ambientes. Inúmeros objetos de ensino e de aprendizagem, desenvolvidos para atenderem a demanda educacional, permanecem desconhecidos e inexplorados. As experiências oriundas das interações entre conteúdo, professor, estudante e seus pares estão sem registro e sem algum efeito relativo a essas experiências de interação. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar o papel do Repositório Web como auxílio na potencialização da aquisição e produção de conhecimento por meio do uso pedagógico de objetos de aprendizagem. Esta é uma pesquisa exploratória descritiva, que tem sua base teórica fundamentada estruturalmente na Gestão do Conhecimento. A estratégia de investigação utilizou a revisão sistemática e o levantamento da percepção de especialistas, abrangendo as áreas de Educação, Gestão do Conhecimento e Gestão e/ou Coordenação de repositórios web no Brasil. A elaboração dos instrumentos, coleta e análise dos dados foi orientado por meio de um modelo referencial originado da combinação de frameworks das áreas de estudo envolvidas. Nos resultados, destacam-se: a identificação das demandas relativas às necessidades de apoio pedagógico aos processos de ensino e de aprendizagem; às práticas de Gestão do Conhecimento e o uso de ferramentas Web 2.0 e uma visão situacional com respeito à aplicação da Gestão do Conhecimento em repositórios web de Instituições de Ensino no Brasil. Ficou evidenciado o papel dos repositórios web no contexto pedagógico educacional e observadas adequações necessárias na forma, execução, práticas, política, comportamento e aplicação desta tecnologia quando combinada com as ferramentas Web 2.0 e com as práticas da Gestão doConhecimento. Como contribuição, a proposição de diretrizes vinculadas a ações de inserção da Gestão do Conhecimento em repositórios web pode promover e possibilitar que ativos de conhecimento de valor pedagógico emerjam nesses ambientes.<br>Abstract : With the advancement of the internet in the educational context, the Web Repository of Learning Objects assumes greater importance as a virtual environment of supporting to the process of teaching and learning. However, many obstacles and difficulties touch upon the effective use of educational contents and/or learning objects arranged in these environments. Countless teaching and learning objects, developed to meet the educational demand, remain unknown and unexplored. The experiences from the interactions between content, teacher, student and their pairs are unregistered and without any relative effect to these interaction experiences. The goal of this research is analyzing the role of the Web Repository as an aid in the potentiating of acquisition and production of knowledge through the pedagogical use of learning objects. This is a descriptive exploratory research, which has its theoretical basis structurally grounded in the Knowledge Management. The investigation strategy used the systematic review and the survey of the perception of specialists, covering the areas of Education, Knowledge Management and Management and/or coordination of web repositories in Brazil. The development of the instruments, collection and data analysis was guided by a reference model originated from the combination of frameworks of the involved study areas. Among the results, stand out: the identification of the relative demands to the needs of pedagogical support to the processes of teaching and learning; practices of knowledge Management and the use of Web 2.0 tools and a situational view concerning to the application of Knowledge Management in Web repositories of Educational Institutions in Brazil. It was evidenced the role of web repositories in the educational teaching context and observed necessary adjustments in the form, execution, practices, policy, behavior and application of this technology when combined with Web 2.0 tools and with the practices of the knowledge management. As a contribution, the proposition of guidelines linked to the insertion actions of the Knowledge Management in Web repositories can promote and enable that assets of pedagogical value knowledge emerge in these environments.Catapan, Araci HackCunha, Cristiano José Castro de AlmeidaUniversidade Federal de Santa CatarinaDruziani, Cássio Frederico Moreira2015-02-05T20:50:44Z2015-02-05T20:50:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 p.| il., grafs., tabs.application/pdf327825https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129230porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:50:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129230Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:50:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem
title O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem
spellingShingle O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem
Druziani, Cássio Frederico Moreira
Engenharia e gestão do conhecimento
Repositórios institucionais
Tecnologia educacional
Aprendizagem
title_short O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem
title_full O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem
title_fullStr O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem
title_sort O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem
author Druziani, Cássio Frederico Moreira
author_facet Druziani, Cássio Frederico Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Druziani, Cássio Frederico Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Repositórios institucionais
Tecnologia educacional
Aprendizagem
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Repositórios institucionais
Tecnologia educacional
Aprendizagem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:50:44Z
2015-02-05T20:50:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 327825
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129230
identifier_str_mv 327825
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 262 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652017533452288