O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129230 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014. |
id |
UFSC_7ed807a7a1f4ce2909521fa5c9ab97c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129230 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagemEngenharia e gestão do conhecimentoRepositórios institucionaisTecnologia educacionalAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.Com o avanço da Internet no contexto educacional, o Repositório Web de Objetos de Aprendizagem assume maior importância como ambiente virtual de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem. Contudo, diversos entraves e dificuldades tangem o uso efetivo dos conteúdos educacionais e/ou objetos de aprendizagem dispostos nestes ambientes. Inúmeros objetos de ensino e de aprendizagem, desenvolvidos para atenderem a demanda educacional, permanecem desconhecidos e inexplorados. As experiências oriundas das interações entre conteúdo, professor, estudante e seus pares estão sem registro e sem algum efeito relativo a essas experiências de interação. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar o papel do Repositório Web como auxílio na potencialização da aquisição e produção de conhecimento por meio do uso pedagógico de objetos de aprendizagem. Esta é uma pesquisa exploratória descritiva, que tem sua base teórica fundamentada estruturalmente na Gestão do Conhecimento. A estratégia de investigação utilizou a revisão sistemática e o levantamento da percepção de especialistas, abrangendo as áreas de Educação, Gestão do Conhecimento e Gestão e/ou Coordenação de repositórios web no Brasil. A elaboração dos instrumentos, coleta e análise dos dados foi orientado por meio de um modelo referencial originado da combinação de frameworks das áreas de estudo envolvidas. Nos resultados, destacam-se: a identificação das demandas relativas às necessidades de apoio pedagógico aos processos de ensino e de aprendizagem; às práticas de Gestão do Conhecimento e o uso de ferramentas Web 2.0 e uma visão situacional com respeito à aplicação da Gestão do Conhecimento em repositórios web de Instituições de Ensino no Brasil. Ficou evidenciado o papel dos repositórios web no contexto pedagógico educacional e observadas adequações necessárias na forma, execução, práticas, política, comportamento e aplicação desta tecnologia quando combinada com as ferramentas Web 2.0 e com as práticas da Gestão doConhecimento. Como contribuição, a proposição de diretrizes vinculadas a ações de inserção da Gestão do Conhecimento em repositórios web pode promover e possibilitar que ativos de conhecimento de valor pedagógico emerjam nesses ambientes.<br>Abstract : With the advancement of the internet in the educational context, the Web Repository of Learning Objects assumes greater importance as a virtual environment of supporting to the process of teaching and learning. However, many obstacles and difficulties touch upon the effective use of educational contents and/or learning objects arranged in these environments. Countless teaching and learning objects, developed to meet the educational demand, remain unknown and unexplored. The experiences from the interactions between content, teacher, student and their pairs are unregistered and without any relative effect to these interaction experiences. The goal of this research is analyzing the role of the Web Repository as an aid in the potentiating of acquisition and production of knowledge through the pedagogical use of learning objects. This is a descriptive exploratory research, which has its theoretical basis structurally grounded in the Knowledge Management. The investigation strategy used the systematic review and the survey of the perception of specialists, covering the areas of Education, Knowledge Management and Management and/or coordination of web repositories in Brazil. The development of the instruments, collection and data analysis was guided by a reference model originated from the combination of frameworks of the involved study areas. Among the results, stand out: the identification of the relative demands to the needs of pedagogical support to the processes of teaching and learning; practices of knowledge Management and the use of Web 2.0 tools and a situational view concerning to the application of Knowledge Management in Web repositories of Educational Institutions in Brazil. It was evidenced the role of web repositories in the educational teaching context and observed necessary adjustments in the form, execution, practices, policy, behavior and application of this technology when combined with Web 2.0 tools and with the practices of the knowledge management. As a contribution, the proposition of guidelines linked to the insertion actions of the Knowledge Management in Web repositories can promote and enable that assets of pedagogical value knowledge emerge in these environments.Catapan, Araci HackCunha, Cristiano José Castro de AlmeidaUniversidade Federal de Santa CatarinaDruziani, Cássio Frederico Moreira2015-02-05T20:50:44Z2015-02-05T20:50:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 p.| il., grafs., tabs.application/pdf327825https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129230porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:50:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129230Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:50:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem |
title |
O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem Druziani, Cássio Frederico Moreira Engenharia e gestão do conhecimento Repositórios institucionais Tecnologia educacional Aprendizagem |
title_short |
O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem |
title_full |
O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem |
title_sort |
O repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem |
author |
Druziani, Cássio Frederico Moreira |
author_facet |
Druziani, Cássio Frederico Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catapan, Araci Hack Cunha, Cristiano José Castro de Almeida Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Druziani, Cássio Frederico Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Repositórios institucionais Tecnologia educacional Aprendizagem |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Repositórios institucionais Tecnologia educacional Aprendizagem |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-05T20:50:44Z 2015-02-05T20:50:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
327825 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129230 |
identifier_str_mv |
327825 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
262 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652017533452288 |