Conhecimentos e práticas interculturais na educação escolar indígena : subsídios para a formação de professores de ciências
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238644 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018. |
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Conhecimentos e práticas interculturais na educação escolar indígena : subsídios para a formação de professores de ciênciasEducação científica e tecnológicaIndígenasEpistemologiaProfessoresTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.Esta pesquisa foi desenvolvida no município de Dourados no Estado de Mato Grosso Sul. Participaram desta pesquisa rezadores, professores de ciências e biologia que atuam nas escolas indígenas e profissionais da área da saúde. O objetivo da tese foi caracterizar as ideias, práticas e conhecimentos relacionados ao processo de produção de saúde e doença de professores, profissionais da saúde e rezadores das etnias guarani e kaiowá na reserva indígena de Dourados em situação de confinamento. As análises dos dados, considerando as ideias, práticas e conhecimentos nos auxiliar a identificar 4 harmonias básicas que correspondem ao processo de produção de saúde na cosmologia guarani kaiowá: 1. A primeira Harmonia Básica (1ª Hb) refere-se à harmonia entre o Indivíduo e a Natureza; 2. A segunda Harmonia Básica (2ª Hb) refere-se à harmonia do indivíduo com das práticas culturais; 3. A terceira Harmonia Básica (3ª Hb) refere-se à harmonia com a comunidade e familiares; 4. A quarta Harmonia Básica (4ª Hb) refere-se à alimentação. Com relação à produção das doenças identificamos 4 tipos: 1. Doenças do corpo - são aquelas contraídas em função da influência do homem branco, tal como da alimentação e de dejetos jogados próximo das aldeias; 2. Doenças de acesso - são aquelas contraídas em função da transferência de caracteres em função do contato ou da ingestão de alimentos; 3. Doenças espirituais? são doenças contraídas por meio de feitiços; 4. Coalho virado ? diarreia. Em sintonia com os dados da tese acreditamos que a formação de professores indígenas guarani e kaiowá em Educação em Ciências precisa se desenvolver em um diálogo intercultural problematizador, ou seja, oriundo de uma complicação, para que, assim, práticas pedagógicas possam através de uma circulação intercoletiva de ideias, práticas e conhecimentos, problematizar e superar compreensões ingênuas envolvendo o processo de produção de saúde e doença que vem comprometendo a qualidade de vida dos guarani e kaiowá, proporcionando assim, a construção de novas ideias, práticas e conhecimentos para transformação cultural.Abstract : This research was developed in the city of Dourados in the State of Mato Grosso do Sul. Participants in this research were indigenous prayer specialists, teachers of Science and Biology who work in indigenous school and health professionals. The aim of the thesis was to characterize the ideas, practices and knowledge regarding the prodution of health and illness in teachers, health professionals and indigenous prayer specialists of the guarani and kaiowá ethnic groups in the indigenous lands of the city of Dourados in a situation of confinement. The analysis of the data, considering the ideas, practices and knowledge, helps up to identify 4 basic harmonies that correspond to the process of health production in guarani kaiowá cosmology: 1. The first Basic Harmony (1st Hb) refers to the harmony between the subject and the nature; 2. The second Basic Harmony (2nd Hb) refers to the harmony of the subject and the with the cultural practice; 3. The third Basic Harmony (3rd Hb) refers to harmony with the community and Family; 3. The fourth Basic Harmony (4th Hb) refers to food. With regard to the production of diseases, we identified four types: 1. Body diseases ? are those contracted as a result of the influence of the white man, such as food and waste dumped near the villajes; 2. Access diseases ? are those contracted due to the transfer of characters by contact or food intake; 3. Spiritual diseases ? are diseases contracted through spells; 4. Coalho Virado ? diarrhea. In line with the thesis data, we believe that the training of Guarani and Kaiowá indigenous teachers in Science Education needs to develop in a intercultural dialogue that aims at the problematization, that is, the complication, so that pedagogical practices can lead through of an intercolective circulation of ideas, practices and knowledge on how to problematize and overcome naive understandings involving the process of production of health and illness that is compromising the quality of life of the Guarani and Kaiowá, thus providing the construction of new ideas, practices and knowledge for cultural transformation.Delizoicov, DemétrioSousa, Neimar MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaYamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira2022-09-01T23:47:36Z2022-09-01T23:47:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis247 p.| gráfs., tabs.application/pdf360217https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238644porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T23:47:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238644Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-01T23:47:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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