QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REDE PÚBLICA: A VISÃO DOS GESTORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Elis Veloso Portela de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Goulart, Iris Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114887
Resumo: O presente artigo é fruto da dissertação de Mestrado em Administração que aborda a qualidade de vida dos servidores técnico-administrativos de uma instituição educacional pública. O referencial teórico discute o conceito e a importância do trabalho humano, define o âmbito da gestão educacional e se detém nos estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho, dando especial realce à teoria desenvolvida por Walton (1973). O objetivo geral do trabalho é analisar a percepção dos gestores da Universidade Federal de Goiás sobre a relação entre os indicadores de QVT definidos por Walton(1973) e as condições de trabalho dos servidores técnico-administrativos da instituição. Visando a alcançar o objetivo proposto, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa que constitui um estudo de caso, de caráter descritivo. Os sujeitos eleitos para a realização da pesquisa foram gestores de órgãos e unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás. Os gestores consideram que as condições de trabalho na instituição pesquisada apresentam características positivas, especialmente no que se refere à jornada de trabalho, flexibilidade, carreira e crescimento pessoal, segurança no emprego, estabilidade de horários e de local de trabalho, responsabilidade social e conciliação entre vida pessoal e profissional. Entretanto, consideram que essas condições deixam a desejar em aspectos elementares como a salubridade no local de trabalho e o salário nem sempre condizente com a carga de trabalho.
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