Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sabrina Escopelli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/80652
Resumo: No contexto atual das organizações, a busca pela qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido quase que uma obrigação. Por outro lado, as mudanças no sistema bancário têm levado à diminuição do quadro de funcionários, ao aumento significativo da carga de trabalho, serviços, responsabilidades e metas atribuídas aos trabalhadores. Todas essas mudanças repercutem na saúde geral dos funcionários e as organizações cada vez mais procuram oferecer programas de QVT, com objetivo de amenizar os danos causados pelo trabalho. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o ponto de vista dos gestores do Banco Beta (BB), mais especificamente das agências de Tramandaí/RS e Santo Antônio da Patrulha/RS a respeito da QVT, analisando o entendimento acerca do assunto e o que está sendo colocados em prática a esse respeito. Optou-se por uma abordagem qualitativa e o método escolhido foi o estudo de caso. A pesquisa foi realizada na região litorânea do Estado e as agências escolhidas são de estrutura e número de funcionários semelhantes. Em um primeiro momento analisou-se os dados primários obtidos por meio de perguntas abertas focadas no significado de QVT, projetos e participação, desafios e sugestões; e num segundo momento, com base nos dados secundários verificaram-se as Instruções Normativas (IN) da instituição pesquisada e seus reais objetivos. Ao término do trabalho, percebeu-se que há uma carência de informações e divulgação de QVT entre os gestores, bem como a falta de um entendimento mais sólido a respeito do tema por parte dos pesquisados, dificultando o implemento de novos projetos. Concluiu-se que a eficácia e o alcance dos objetivos da empresa quanto às ações de QVT são incertos, e sugere-se que sejam feitas mais pesquisas sobre o assunto, com uma amostra maior de pesquisados.
id UFRGS-2_a1c8ff75540e8a56dc729b11ea875f6e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80652
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Sabrina EscopelliCarrion, Rosinha da Silva MachadoSouza Júnior, Roberto Tadeu de2013-11-19T01:47:02Z2012http://hdl.handle.net/10183/80652000900371No contexto atual das organizações, a busca pela qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido quase que uma obrigação. Por outro lado, as mudanças no sistema bancário têm levado à diminuição do quadro de funcionários, ao aumento significativo da carga de trabalho, serviços, responsabilidades e metas atribuídas aos trabalhadores. Todas essas mudanças repercutem na saúde geral dos funcionários e as organizações cada vez mais procuram oferecer programas de QVT, com objetivo de amenizar os danos causados pelo trabalho. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o ponto de vista dos gestores do Banco Beta (BB), mais especificamente das agências de Tramandaí/RS e Santo Antônio da Patrulha/RS a respeito da QVT, analisando o entendimento acerca do assunto e o que está sendo colocados em prática a esse respeito. Optou-se por uma abordagem qualitativa e o método escolhido foi o estudo de caso. A pesquisa foi realizada na região litorânea do Estado e as agências escolhidas são de estrutura e número de funcionários semelhantes. Em um primeiro momento analisou-se os dados primários obtidos por meio de perguntas abertas focadas no significado de QVT, projetos e participação, desafios e sugestões; e num segundo momento, com base nos dados secundários verificaram-se as Instruções Normativas (IN) da instituição pesquisada e seus reais objetivos. Ao término do trabalho, percebeu-se que há uma carência de informações e divulgação de QVT entre os gestores, bem como a falta de um entendimento mais sólido a respeito do tema por parte dos pesquisados, dificultando o implemento de novos projetos. Concluiu-se que a eficácia e o alcance dos objetivos da empresa quanto às ações de QVT são incertos, e sugere-se que sejam feitas mais pesquisas sobre o assunto, com uma amostra maior de pesquisados.application/pdfporQualidade de vida no trabalhoTrabalho bancárioBancoQualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900371.pdf000900371.pdfTexto completoapplication/pdf348421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80652/1/000900371.pdfd2b448391335045cd7db1ad94a7ad70bMD51TEXT000900371.pdf.txt000900371.pdf.txtExtracted Texttext/plain82654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80652/2/000900371.pdf.txt4a9b578778aac3a5d25d5714ac4244aaMD52THUMBNAIL000900371.pdf.jpg000900371.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80652/3/000900371.pdf.jpgd012e2c290b80e74a9bd7fe9d5af50a3MD5310183/806522018-10-05 08:31:18.043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:31:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores
title Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores
spellingShingle Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores
Soares, Sabrina Escopelli
Qualidade de vida no trabalho
Trabalho bancário
Banco
title_short Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores
title_full Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores
title_fullStr Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores
title_full_unstemmed Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores
title_sort Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores
author Soares, Sabrina Escopelli
author_facet Soares, Sabrina Escopelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sabrina Escopelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrion, Rosinha da Silva Machado
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza Júnior, Roberto Tadeu de
contributor_str_mv Carrion, Rosinha da Silva Machado
Souza Júnior, Roberto Tadeu de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho
Trabalho bancário
Banco
topic Qualidade de vida no trabalho
Trabalho bancário
Banco
description No contexto atual das organizações, a busca pela qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido quase que uma obrigação. Por outro lado, as mudanças no sistema bancário têm levado à diminuição do quadro de funcionários, ao aumento significativo da carga de trabalho, serviços, responsabilidades e metas atribuídas aos trabalhadores. Todas essas mudanças repercutem na saúde geral dos funcionários e as organizações cada vez mais procuram oferecer programas de QVT, com objetivo de amenizar os danos causados pelo trabalho. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o ponto de vista dos gestores do Banco Beta (BB), mais especificamente das agências de Tramandaí/RS e Santo Antônio da Patrulha/RS a respeito da QVT, analisando o entendimento acerca do assunto e o que está sendo colocados em prática a esse respeito. Optou-se por uma abordagem qualitativa e o método escolhido foi o estudo de caso. A pesquisa foi realizada na região litorânea do Estado e as agências escolhidas são de estrutura e número de funcionários semelhantes. Em um primeiro momento analisou-se os dados primários obtidos por meio de perguntas abertas focadas no significado de QVT, projetos e participação, desafios e sugestões; e num segundo momento, com base nos dados secundários verificaram-se as Instruções Normativas (IN) da instituição pesquisada e seus reais objetivos. Ao término do trabalho, percebeu-se que há uma carência de informações e divulgação de QVT entre os gestores, bem como a falta de um entendimento mais sólido a respeito do tema por parte dos pesquisados, dificultando o implemento de novos projetos. Concluiu-se que a eficácia e o alcance dos objetivos da empresa quanto às ações de QVT são incertos, e sugere-se que sejam feitas mais pesquisas sobre o assunto, com uma amostra maior de pesquisados.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-19T01:47:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/80652
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000900371
url http://hdl.handle.net/10183/80652
identifier_str_mv 000900371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80652/1/000900371.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80652/2/000900371.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80652/3/000900371.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d2b448391335045cd7db1ad94a7ad70b
4a9b578778aac3a5d25d5714ac4244aa
d012e2c290b80e74a9bd7fe9d5af50a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224457298116608