A inserção de mulheres no mercado de trabalho: do discurso à pratica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eyng, Poliana M.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130453
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
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spelling A inserção de mulheres no mercado de trabalho: do discurso à praticaReestruturação produtivaMulher e trabalhoCaracterísticas do femininoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A substituição do modelo taylorista-fordista pelo modelo toyotista (ou modelo flexível) de produção ficou conhecida como "reestruturação produtiva" e gerou diversos impactos no mundo do trabalho. Dentre estes impactos pode-se citar a precarização do trabalho e a exigência de novas qualificações do trabalhador. 0 novo perfil de trabalhador exige maior nível de escolaridade, e outras características como: flexibilidade, multifuncional idade, bom relacionamento interpessoal, facilidade de comunicação, trabalho em equipe, entre outras. Muitos autores defendem que estas características atualmente exigidas pelo mercado de trabalho estão mais relacionadas ao feminino, e desta forma, as empresas estariam apropriando-se cada vez mais da força de trabalho feminina. 0 questionamento levantado neste trabalho é: é fato que os novos modelos organizacionais vigentes e qualificações exigidas por estas organizações facilitam a inserção de mulheres no mercado de trabalho da Grande Florianópolis? Para responder a esta pergunta foi realizado um estudo qualitativo. descritivo, multi-caso, que foi viabilizado por urna revisão teórica, urna seleção de dados secundários e por entrevistas semi-estruturadas realizadas com os responsáveis pela seleção dos funcionários em quatro empresas da Grande Florianópolis. Assim, através dos dados secundários selecionados, apresenta-se traçar um perfil atual da mulher no mercado de trabalho. JA os resultados da pesquisa realizada COM as empresas mostram que as características que os autores relacionam com o feminino foram mais bem avaliadas pelos entrevistados. Desta forma, comprovou-se que as características relacionadas ao feminino estão sendo mais valorizadas pelas empresas. Entretanto, verificou-se também que os responsáveis pela seleção das empresas não enxergam da mesma forma que os autores a relação entre determinadas características e determinado gênero. Desta forma, pode-se concluir que as características que os autores relacionam com o feminino estão sendo atualmente valorizadas pelas empresas. Porém, como já exposto anteriormente, a relação entre determinadas características e determinado gênero não é tão clara para os responsáveis pela seleção das empresas quanto para os teóricos. Desta forma, pode-se resumir que não existe uma vantagem concreta para a mulher no momento de sua inserção no mercado de trabalho.Florianópolis, SCRamos, lvoneti da SilvaGirardi, Dante MarcianoUniversidade Federal de Santa Catarina.Eyng, Poliana M.2015-03-11T17:57:38Z2015-03-11T17:57:38Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130453porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-11T17:57:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130453Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-11T17:57:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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