A reconfiguração da leitura na webnotícia: aspectos sociocognitivos e culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107215 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2013 |
id |
UFSC_7f92eb7a976ca20148e5ac4a662eb886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107215 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Daiana daLonghi, Raquel Ritter2013-12-05T23:31:29Z2013-12-05T23:31:29Z2013318816https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107215Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2013Esta dissertação analisa a reconfiguração da leitura da webnotícia no contexto da convergência digital. A pesquisa utiliza a metodologia bibliográfica para discutir a leitura a partir de uma análise sociocognitiva e cultural, observando as rupturas e continuidades desde a cultura oral até os dias atuais. A leitura é considerada como a interação entre os elementos do texto e os conhecimentos prévios do leitor - os modelos mentais reformulados a partir das experiências, que, na tela do computador, passa a ser mediada pelas interfaces gráficas. Este processo representa uma renovação dos modos de percepção, exigindo diferentes habilidades cognitivas. A pesquisa também verifica como se dá a compreensão da notícia diante de um novo cenário, que tem no hipertexto uma linguagem com características próprias, capaz de ampliar os potenciais interativos da leitura. Dentre as principais conclusões do trabalho, está a de que as transformações técnicas na estrutura da informação ampliam as capacidades cognitivas do leitor. <br>Abstract: This dissertation analyzes the reconfiguration of the webnews reading in the context of digital convergence. The research uses a bibliographic methodology to discuss the reading from a socio-cognitive and cultural analysis, observing the ruptures and continuities from oral culture to the present day. The reading is considered as the interaction between elements of the text and the reader's prior knowledge - mental models reformulated from the experiences, that, on the computer screen, becomes mediated by graphic interfaces. This process represents a renewal of perception modes, requiring different cognitive abilities. The research also verifies how is the understanding of the news on a new scenario, which has, in the hypertext, a language with its own characteristics, able to expand the interactive potential of the reading. Among the main conclusions of this work, is that the technical changes in the information structure extend the cognitive abilities of the reader.129 p.| il., tabs.porJornalismoJornalismo eletrônicoCogniçãoSistemas de hipertextoCompreensao na leituraA reconfiguração da leitura na webnotícia: aspectos sociocognitivos e culturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL318816.pdfapplication/pdf592890https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107215/1/318816.pdf1c895d607acd67b4a5e9767cc0af9141MD51TEXT318816.pdf.txt318816.pdf.txtExtracted texttext/plain258699https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107215/2/318816.pdf.txtf7cd150dc9f5d5be356cac5adc6fef8cMD52123456789/1072152014-01-12 00:08:10.231oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107215Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:08:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A reconfiguração da leitura na webnotícia: aspectos sociocognitivos e culturais |
title |
A reconfiguração da leitura na webnotícia: aspectos sociocognitivos e culturais |
spellingShingle |
A reconfiguração da leitura na webnotícia: aspectos sociocognitivos e culturais Silva, Daiana da Jornalismo Jornalismo eletrônico Cognição Sistemas de hipertexto Compreensao na leitura |
title_short |
A reconfiguração da leitura na webnotícia: aspectos sociocognitivos e culturais |
title_full |
A reconfiguração da leitura na webnotícia: aspectos sociocognitivos e culturais |
title_fullStr |
A reconfiguração da leitura na webnotícia: aspectos sociocognitivos e culturais |
title_full_unstemmed |
A reconfiguração da leitura na webnotícia: aspectos sociocognitivos e culturais |
title_sort |
A reconfiguração da leitura na webnotícia: aspectos sociocognitivos e culturais |
author |
Silva, Daiana da |
author_facet |
Silva, Daiana da |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daiana da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Longhi, Raquel Ritter |
contributor_str_mv |
Longhi, Raquel Ritter |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Jornalismo Jornalismo eletrônico Cognição Sistemas de hipertexto Compreensao na leitura |
topic |
Jornalismo Jornalismo eletrônico Cognição Sistemas de hipertexto Compreensao na leitura |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-05T23:31:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-05T23:31:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107215 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
318816 |
identifier_str_mv |
318816 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
129 p.| il., tabs. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107215/1/318816.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107215/2/318816.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c895d607acd67b4a5e9767cc0af9141 f7cd150dc9f5d5be356cac5adc6fef8c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805023009800192 |