Navegar lendo, ler navegando -: Aspectos do Letramento Digital e da Leitura de Jornais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Elisa Ferreira Ribeiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDQ6S
Resumo: Com base nos conceitos de letramento, letramento digital, mídias mosaiquicas, apoiado em uma concepção de hipertexto afiliada a conceitos de Roger Chartier e em uma teoria hipertextual de processamento da leitura (COSCARELLI, 1999), este trabalho mostra a relação de leitores pouco letrados com a leitura de jornais impressos e digitais. Este estudo de caso foi desenvolvido, em uma primeira etapa, com 144 alunos do primeiro período do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino, em Belo Horizonte. A partir do perfil de leitores gerado por questionários, um grupo de 23 alunos foi selecionado para fazer testes de navegação e leitura nos jornais Estado de Minas e O Tempo, nas plataformas impressa e digital. Estes alunos foram divididos em três grupos: leitores de jornais impressos, de jornais digitais e não-leitores de jornais. O Estado de Minas e O Tempo foram analisados quanto à sua usabilidade e os leitores foram submetidos a testes em que deveriam cumprir uma tarefa simples de navegação. As habilidades de leitura foram medidas a partir de testes de leitura de notícias. Os alunos deveriam responder a questões propostas com base em descritores da matriz de Língua Portuguesa do Saeb. Os dados gerados pela pesquisa mostram grande variação nos comportamentos dos leitores de mídias mosaiquicas. Essa variação de letramento independe de a plataforma em que lêem notícias ser impressa ou digital. Bons navegadores podem se mostrar leitores fracos, assim como bons leitores podem se mostrar maus navegadores. A relação entre saber gerenciar o objeto de ler e as habilidades leitoras não se mostrou direta e proporcional. Conclui-se que a leitura se constrói a partir de uma sobreposição complexa de habilidades, grande parte delas sem atenção adequada da Lingüística e da matriz de Língua Portuguesa do Saeb. Embora seja importante que o leitor desenvolva letramentos vários, é possível apresentar habilidades assimétricas em relação a diferentes aspectos da leitura, sendo um deles os procedimentos ajustados ao objeto de ler. Os leitores mais competentes dos testes são aqueles que têm experiência na leitura freqüente de livros, jornais e outros objetos. A leitura de jornais depende do desenvolvimento de uma gama de habilidades, independentemente da plataforma de leitura. Talvez esta pesquisa possa contribuir para uma discussão séria sobre a importância de ler e ensinar a ler, atribuição a cada dia mais complexa para os professores.
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Estes alunos foram divididos em três grupos: leitores de jornais impressos, de jornais digitais e não-leitores de jornais. O Estado de Minas e O Tempo foram analisados quanto à sua usabilidade e os leitores foram submetidos a testes em que deveriam cumprir uma tarefa simples de navegação. As habilidades de leitura foram medidas a partir de testes de leitura de notícias. Os alunos deveriam responder a questões propostas com base em descritores da matriz de Língua Portuguesa do Saeb. Os dados gerados pela pesquisa mostram grande variação nos comportamentos dos leitores de mídias mosaiquicas. Essa variação de letramento independe de a plataforma em que lêem notícias ser impressa ou digital. Bons navegadores podem se mostrar leitores fracos, assim como bons leitores podem se mostrar maus navegadores. A relação entre saber gerenciar o objeto de ler e as habilidades leitoras não se mostrou direta e proporcional. Conclui-se que a leitura se constrói a partir de uma sobreposição complexa de habilidades, grande parte delas sem atenção adequada da Lingüística e da matriz de Língua Portuguesa do Saeb. Embora seja importante que o leitor desenvolva letramentos vários, é possível apresentar habilidades assimétricas em relação a diferentes aspectos da leitura, sendo um deles os procedimentos ajustados ao objeto de ler. Os leitores mais competentes dos testes são aqueles que têm experiência na leitura freqüente de livros, jornais e outros objetos. A leitura de jornais depende do desenvolvimento de uma gama de habilidades, independentemente da plataforma de leitura. Talvez esta pesquisa possa contribuir para uma discussão séria sobre a importância de ler e ensinar a ler, atribuição a cada dia mais complexa para os professores.Based upon the concepts of literacy, digital literacy and mosaic media, supported by Chartier's concept of hypertext and by Coscarelli's hypertextual theory of reading, this work discusses the relationship established by low level literacy readers with the reading of printed and digital newspapers. At first, this case study was carried out with 144 first semester undergraduates of a nursing course at a private school of Belo Horizonte . From questionnaire-generated reading profiles, a group of 23 students was selected to make tests on navigation and on reading. Printed and digital platforms of Estado de Minas and O tempo newspapers were selected. The subjects were divided into three groups: printed platform readers, digital platform readers and newspaper non-readers. The selected newspapers were analyzed concerning their usability. Readers were given navigation tasks to perform. Subjects had to answer questions, which were proposed in accordance with Saeb exam reading abilities matrix. The generated data show great variation in readers' behavior when dealing with mosaic media. And this was not dependent on whether printed or digital the platform was. Thus, good navigators may be poor readers and good readers may be poor navigators. It seems that the relationship between knowing how to manage the reading object and reading abilities is indirect and non-proportional. So, it was possible to conclude that reading newspapers depends upon the development of many other abilities, independently of the reading platform; that reading is built up from a complex superposition of abilities, and that most of them do not receive adequate attention from Linguistics and are not contemplated in the SAEB exam reading abilities matrix. Might this research contribute to a serious discussion on the relevance of reading and of teaching how to read, a teaches' attribution that gets more complex each day.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSistemas de hipertextoEstado de Minas (Jornal)Leitura de jornaisO Tempo (Jornal)Leitura CompreensãoInternet (Redes de computação) na educaçãoLetramento digitalLeituraLegibilidadeLetramentoJornalismo digitalUsabilidadeNavegar lendo, ler navegando -: Aspectos do Letramento Digital e da Leitura de Jornaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALana_elisa_ribeiro_tese.pdfapplication/pdf2740691https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AIRR-7DDQ6S/1/ana_elisa_ribeiro_tese.pdfa3741c2c09cd5917817527c1903aa272MD51TEXTana_elisa_ribeiro_tese.pdf.txtana_elisa_ribeiro_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain620077https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AIRR-7DDQ6S/2/ana_elisa_ribeiro_tese.pdf.txt560531d5297432d182b1f55a48cfebf3MD521843/AIRR-7DDQ6S2019-11-14 05:41:49.488oai:repositorio.ufmg.br:1843/AIRR-7DDQ6SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:41:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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