Transporte fluvial de carga de grãos do baixo madeira ao baixo amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Antonio Julio dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215711
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2019.
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Pois o ponto importante identificado da análise são as novas formas de exploração econômica que afetam a região, utilizando as respectivas calhas como corredor de escoamento de commodities, especialmente para fins de exportação de grãos (soja e milho), ao mercado internacional. Concomitantemente à necessidade de se mitigar o déficit em infraestrutura de transporte e logística, como alternativa de circulação e escoamento das safras agrícolas das regiões produtoras, consequentemente potencializando o fluxo de capitais; impulsionado pela expansão da fronteira agrícola do Centro-Oeste em direção à região Norte do país. Hoje, para além do ?Arco Norte?, com base na atual dinâmica do capital internacional e suas implicações socioeconômicas à região em tela. Quanto ao desenvolvimento da referida pesquisa, se utilizou os métodos exploratório e empírico analítico, como procedimento para o levantamento e processamento dos dados/informações. Contudo, concluiu-se, ao demonstrar que o transporte hidroviário fluvial para a Amazônia, além de essencial a ?manutenção da vida?, o é também para a dinâmica econômica regional, caracterizando-se por processos evolutivos, de transformações e modernização, o qual sempre esteve historicamente atrelado, coincidentemente ou não, à exploração de seus recursos naturais, ao gerar determinadas fases econômicas sazonais desde tempos pretéritos. E que, contemporaneamente, baseado no recorte temporal proposto no estudo, ou seja, o período compreendido entre 1990 e 2017, verifica-se que esse processo tem mantido a mesma dinâmica de transformações, hoje impulsionada por uma nova fase econômica, o da expansão do complexo produtor de grãos sólidos, do Centro-Oeste em direção à região Norte do país, denominado de ?arco norte?. Cuja necessidade visou mitigar as deficiências em infraestrutura de transporte e logístico para o escoamento da produção de commodities agrícolas das regiões produtoras, utilizando-se da intermodalidade, ao criar o ?Corredor Noroeste de Exportação?, composto pela BR-364 e as hidrovias do baixo Madeira e baixo Amazonas. Com a perspectiva de escoamento por novas rotas, através do Pacífico.Abstract: The present research aims, initially, to present some characteristics and historical advantage s of fluvial water transport to the Amazon region. And as its central proposal; starting from the analysis of territorial fluidity arising from the need to restructure some subsystems of movement and movement of goods, to understand the causes, and their possible variables, which led to the emphasis on the transformation and modernization of river cargo transportation in the lower Madeira and lower Amazon, takin g as a temporal analysis for the study the period from 1990 to 2017. For the important point identified from the analysis is the new forms of economic exploitation that affect the region, using the respective gutters as a commodity flow corridor, especially for the purpose of exporting grain (soybean and corn) to the international market. Concomitantly with the need to mitigate the deficit in transport and logistics infrastructure, as an alternative for circulation and flow of agricultural crops in the producing regions, consequently enhancing the flow of capital; driven by the expansion of the Midwest agricultural frontier towards the northern part of the country. Today, beyond the ?North Arc?, based on the current dynamics of international capital and its socioeconomic implications for the region in question. Regarding the development of this research, the exploratory and empirical analytical methods were used as a procedure for collecting demonstrating that river waterway transportation to the Amazon, besides being essential to ?maintenance of life?, is also essential for the regional economic dynamics, characterized by evolutionary processes, transformations and modernization, which it has always been historically linked, coincidentally or not, to the exploitation of its natural resources, generating certain seasonal economic phases since past times. And that, contemporaneously, based on the time frame proposed in the study, that is, the period between 1990 and 2017, it appears that this process has maintained the same dynamics of transformations, today driven by a new economic phase, the expansion of solid grains producing complex, from the Midwest towards the northern region of the country, called the ?northern arch?. Whose need was aimed at mitigating deficiencies in transportation and logistics infrastructure for the flow of agricultural commodity production from the producing regions, using intermodality, by creating the ?Northwest Export Corridor?, composed of BR-364 and the lower waterways. Wood and low Amazon. With the prospect of new routes flowing through the Pacific.138 p.| il., tabs., mapasporGeografia econômicaTransporte em águas interioresTransporte aquáticoTransporte fluvial de carga de grãos do baixo madeira ao baixo amazonasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGCN0735-D.pdfPGCN0735-D.pdfapplication/pdf4818423https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215711/-1/PGCN0735-D.pdf92081c13f546a6e19044872fa3ca53caMD5-1123456789/2157112020-10-21 18:19:41.996oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215711Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:19:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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