História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90506 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_803a90b20be31f9006d35466fb1bf716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90506 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogiaEducaçãoRelações de gêneroEducadoresFormaçãoCurriculosEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O presente trabalho resulta da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Ensino e Formação de Educadores, que teve como tema sexualidade e gênero no curso de Pedagogia. Analisa o discurso dos cursos de duas Universidades Públicas em Florianópolis, sabendo que essas instituições são destinadas à formação inicial de professores(as) da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação Especial, da Orientação e da Supervisão Escolar. Destaca como elementos fundamentais para este trabalho a investigação e aproximação com os cursos analisados, por meio da análise da grade curricular e das entrevistas com a coordenação e com egressas dessas Universidades. Sabendo que a sexualidade assim como as relações de gênero estão implicadas em processos de aprendizagem e de educação é que esta pesquisa estruturou-se com a finalidade de investigar a formação de professores(as) que vivenciam sua formação a partir da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Estadual de Santa Catarina. A pesquisa procura analisar não apenas a presença ou ausência dessas temáticas na formação desses profissionais, mas também o modo como sexualidade e gênero é discutido no campo da educação, problematizando o currículo institucional, a forma como as disciplinas são apresentadas e implicações para a formação dos educadores(as). Trabalhou-se com pensadores como Foucault e Freud, assim como autores feministas pós-estruturalistas na tentativa de definir esses temas investigados sem limitá-los.Florianópolis, SCGarcia, Wladimir Antonio da CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaKoerich, Maria Cecília Takayama2012-10-23T11:39:23Z2012-10-23T11:39:23Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf242368http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90506porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-12T03:02:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90506Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-12T03:02:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia |
title |
História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia |
spellingShingle |
História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia Koerich, Maria Cecília Takayama Educação Relações de gênero Educadores Formação Curriculos Educação |
title_short |
História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia |
title_full |
História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia |
title_fullStr |
História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia |
title_full_unstemmed |
História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia |
title_sort |
História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia |
author |
Koerich, Maria Cecília Takayama |
author_facet |
Koerich, Maria Cecília Takayama |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Wladimir Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koerich, Maria Cecília Takayama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Relações de gênero Educadores Formação Curriculos Educação |
topic |
Educação Relações de gênero Educadores Formação Curriculos Educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2012-10-23T11:39:23Z 2012-10-23T11:39:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
242368 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90506 |
identifier_str_mv |
242368 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652278707519488 |