História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerich, Maria Cecília Takayama
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90506
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_803a90b20be31f9006d35466fb1bf716
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90506
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogiaEducaçãoRelações de gêneroEducadoresFormaçãoCurriculosEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O presente trabalho resulta da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Ensino e Formação de Educadores, que teve como tema sexualidade e gênero no curso de Pedagogia. Analisa o discurso dos cursos de duas Universidades Públicas em Florianópolis, sabendo que essas instituições são destinadas à formação inicial de professores(as) da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação Especial, da Orientação e da Supervisão Escolar. Destaca como elementos fundamentais para este trabalho a investigação e aproximação com os cursos analisados, por meio da análise da grade curricular e das entrevistas com a coordenação e com egressas dessas Universidades. Sabendo que a sexualidade assim como as relações de gênero estão implicadas em processos de aprendizagem e de educação é que esta pesquisa estruturou-se com a finalidade de investigar a formação de professores(as) que vivenciam sua formação a partir da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Estadual de Santa Catarina. A pesquisa procura analisar não apenas a presença ou ausência dessas temáticas na formação desses profissionais, mas também o modo como sexualidade e gênero é discutido no campo da educação, problematizando o currículo institucional, a forma como as disciplinas são apresentadas e implicações para a formação dos educadores(as). Trabalhou-se com pensadores como Foucault e Freud, assim como autores feministas pós-estruturalistas na tentativa de definir esses temas investigados sem limitá-los.Florianópolis, SCGarcia, Wladimir Antonio da CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaKoerich, Maria Cecília Takayama2012-10-23T11:39:23Z2012-10-23T11:39:23Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf242368http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90506porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-12T03:02:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90506Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-12T03:02:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia
title História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia
spellingShingle História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia
Koerich, Maria Cecília Takayama
Educação
Relações de gênero
Educadores
Formação
Curriculos
Educação
title_short História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia
title_full História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia
title_fullStr História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia
title_full_unstemmed História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia
title_sort História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia
author Koerich, Maria Cecília Takayama
author_facet Koerich, Maria Cecília Takayama
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Wladimir Antonio da Costa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Koerich, Maria Cecília Takayama
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Relações de gênero
Educadores
Formação
Curriculos
Educação
topic Educação
Relações de gênero
Educadores
Formação
Curriculos
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T11:39:23Z
2012-10-23T11:39:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 242368
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90506
identifier_str_mv 242368
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652278707519488