O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boessio, William Ricardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219431
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2020.
id UFSC_811b580cafbef8eae0c97a24e20befb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219431
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do SulJornalismoEnsino superiorUniversidades e faculdades públicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2020.Esta pesquisa tem como objeto de estudo os Projetos Pedagógicos de Curso dos cursos de Jornalismo construídos a partir das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, regulamentadas no Brasil em 2013, e em meio a um cenário de transformações do ambiente midiático. A partir de noções quanto à especificidade do Jornalismo e da compreensão de sua evolução histórica no sentido da profissionalização, o objetivo é identificar de que modo os novos Projetos Pedagógicos de Curso incorporam noções de mudanças na profissão jornalística que acometem a atividade e o reflexo dessas noções nas propostas curriculares e ementas de disciplinas. Como metodologia, utilizam-se a análise documental e a análise de conteúdo. Como objeto empírico, são considerados os Projetos Pedagógicos de Curso de cursos de Jornalismo de universidades públicas do Rio Grande do Sul, suas matrizes curriculares e as ementas das disciplinas. Percebe-se que, mesmo que os documentos caracterizem aspectos relativos às mudanças por que passa o jornalismo e sua atividade profissional, as estruturas curriculares segmentam-se em grande medida conforme as práticas proporcionadas pela imprensa tradicional, incorporando pontualmente novas técnicas e possibilidades de atuação profissional.Abstract: This research has as object of study the Pedagogical Course Projects of Journalism courses built from the new National Curricular Guidelines for the Journalism Undergraduate Courses, regulated in Brazil in 2013, and in the midst of a scenario of changes in the media environment. Based on notions regarding the specificity of Journalism and the understanding of its historical evolution towards professionalization, the objective is to identify how the new Pedagogical Course Projects incorporate notions regarding changes in the journalistic profession and the reflection of these notions in the curricular proposals and subject menus. Documentary analysis and content analysis are used as methodology. As an empirical object, the Pedagogical Course Projects of Journalism courses of public universities of Rio Grande do Sul, their curricular matrices and the subjects' menus are considered. It is noticeable that, even if the documents characterize aspects related to the changes journalism and its professional activity goes through, the curricular structures are largely segmented according to the practices provided by the traditional press, occasionally incorporating new techniques and possibilities of professional action.Meditsch, EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaBoessio, William Ricardo2021-01-14T18:09:43Z2021-01-14T18:09:43Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis117 p.| il., gráfs.application/pdf370799https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219431porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:09:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219431Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:09:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do Sul
title O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do Sul
spellingShingle O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do Sul
Boessio, William Ricardo
Jornalismo
Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
title_short O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do Sul
title_full O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do Sul
title_fullStr O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do Sul
title_sort O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do Sul
author Boessio, William Ricardo
author_facet Boessio, William Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meditsch, Eduardo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Boessio, William Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
topic Jornalismo
Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-14T18:09:43Z
2021-01-14T18:09:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370799
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219431
identifier_str_mv 370799
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652204684345344