Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79474 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
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Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitáriaEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades -Corpo docenteAvaliaçãoProfessores universitarios -AvaliacaoPadrões de desempenhoDesempenhoMetodologiaAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoA Avaliação Institucional vem despertando interesse dos responsáveis pela educação superior, como instrumento de melhoria das instituições. Isto leva à compreensão do conjunto de valores e pressupostos que subsidia uma prática antecipativa, utilizando uma linguagem comum, não permitindo a classificação de cursos, pessoas e/ou faculdades, mas o estabelecimento de diagnósticos que possam sinalizar necessárias mudanças no processo interno da instituição, na direção da qualidade. A qualidade só poderá ser captada por um processo avaliativo, baseado nos critérios da transparência, garantindo a discussão dos resultados, a sua viabilidade e os meios para melhora-la, caso seja necessário. A Avaliação de Desempenho Docente, como parte central deste trabalho, tem como objetivo analisar a qualidade da ação docente e os aspectos pedagógicos que podem ser melhorados. O desempenho docente, por sua vez, pode ser avaliado sob diversas óticas, pelos próprios docentes, através da auto-avaliação, pelos pares e pelos alunos, dentre outras. Escolheu-se, neste trabalho, utilizar a avaliação realizada a partir do julgamento dos alunos. A metodologia proposta utiliza dados qualitativos e oportuniza alunos a expressarem suas opiniões, constituindo um processo contínuo e participativo, onde os sujeitos envolvidos aprendem a pensar em termos de seus objetivos. Uma visão do todo só poderá ser efetivada pela análise simultânea das múltiplas relações que constituem qualquer fato, processo ou fenômeno. Neste sentido, é recomendado utilizar, como recurso analítico, a técnica da Análise de Correspondência Múltipla, por constituir uma ferramenta de alta inferência no tratamento de grandes massas de dados, compostas de diversas categorias das "n" variáveis. Esta forma de análise favorece melhor observação dos gestores nas percepções que os alunos têm sobre o desempenho docente em determinada situação, possibilitando direcionar investimentos na procura de qualidade. A validação, feita sobre um caso real, incluindo 175 professores ministrando 419 disciplinas, avaliadas por 2980 alunos de uma Instituição de Ensino Superior, demonstrou a eficácia da metodologia proposta, abrindo perspectivas para sua utilização em todas instituições que colhem informações da avaliação docente pelo discentes e, ainda, nas análises interinstitucionaisFlorianópolis, SCVerdinelli, Miguel AngelUniversidade Federal de Santa CatarinaMacedo, Sandré Granzzotto2012-10-18T04:25:41Z2012-10-18T04:25:41Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 131 f.| il.application/pdf179209http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79474porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:04:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79474Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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