Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Sandré Granzzotto
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79474
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
id UFSC_819e1ef76089830567bbe4accc439e24
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79474
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitáriaEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades -Corpo docenteAvaliaçãoProfessores universitarios -AvaliacaoPadrões de desempenhoDesempenhoMetodologiaAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoA Avaliação Institucional vem despertando interesse dos responsáveis pela educação superior, como instrumento de melhoria das instituições. Isto leva à compreensão do conjunto de valores e pressupostos que subsidia uma prática antecipativa, utilizando uma linguagem comum, não permitindo a classificação de cursos, pessoas e/ou faculdades, mas o estabelecimento de diagnósticos que possam sinalizar necessárias mudanças no processo interno da instituição, na direção da qualidade. A qualidade só poderá ser captada por um processo avaliativo, baseado nos critérios da transparência, garantindo a discussão dos resultados, a sua viabilidade e os meios para melhora-la, caso seja necessário. A Avaliação de Desempenho Docente, como parte central deste trabalho, tem como objetivo analisar a qualidade da ação docente e os aspectos pedagógicos que podem ser melhorados. O desempenho docente, por sua vez, pode ser avaliado sob diversas óticas, pelos próprios docentes, através da auto-avaliação, pelos pares e pelos alunos, dentre outras. Escolheu-se, neste trabalho, utilizar a avaliação realizada a partir do julgamento dos alunos. A metodologia proposta utiliza dados qualitativos e oportuniza alunos a expressarem suas opiniões, constituindo um processo contínuo e participativo, onde os sujeitos envolvidos aprendem a pensar em termos de seus objetivos. Uma visão do todo só poderá ser efetivada pela análise simultânea das múltiplas relações que constituem qualquer fato, processo ou fenômeno. Neste sentido, é recomendado utilizar, como recurso analítico, a técnica da Análise de Correspondência Múltipla, por constituir uma ferramenta de alta inferência no tratamento de grandes massas de dados, compostas de diversas categorias das "n" variáveis. Esta forma de análise favorece melhor observação dos gestores nas percepções que os alunos têm sobre o desempenho docente em determinada situação, possibilitando direcionar investimentos na procura de qualidade. A validação, feita sobre um caso real, incluindo 175 professores ministrando 419 disciplinas, avaliadas por 2980 alunos de uma Instituição de Ensino Superior, demonstrou a eficácia da metodologia proposta, abrindo perspectivas para sua utilização em todas instituições que colhem informações da avaliação docente pelo discentes e, ainda, nas análises interinstitucionaisFlorianópolis, SCVerdinelli, Miguel AngelUniversidade Federal de Santa CatarinaMacedo, Sandré Granzzotto2012-10-18T04:25:41Z2012-10-18T04:25:41Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 131 f.| il.application/pdf179209http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79474porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:04:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79474Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária
title Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária
spellingShingle Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária
Macedo, Sandré Granzzotto
Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Corpo docente
Avaliação
Professores universitarios -
Avaliacao
Padrões de desempenho
Desempenho
Metodologia
Avaliação
title_short Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária
title_full Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária
title_fullStr Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária
title_full_unstemmed Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária
title_sort Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária
author Macedo, Sandré Granzzotto
author_facet Macedo, Sandré Granzzotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verdinelli, Miguel Angel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Sandré Granzzotto
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Corpo docente
Avaliação
Professores universitarios -
Avaliacao
Padrões de desempenho
Desempenho
Metodologia
Avaliação
topic Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Corpo docente
Avaliação
Professores universitarios -
Avaliacao
Padrões de desempenho
Desempenho
Metodologia
Avaliação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T04:25:41Z
2012-10-18T04:25:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 179209
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79474
identifier_str_mv 179209
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 131 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651922815582208