Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Luiz Marcelo Cubas
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129759
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_81da12e6346515285540a0bac47aff38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129759
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importaçãoMarketing InternacionalInteligência CompetitivaPesquisa de Marketing.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A Inteligência Competitiva desenvolve métodos mais adequados para a identificação de informações relevantes e, para análise e gestão da informação obtida com o fim de atender as necessidades dos usuários nos processos de tomada de decisão. Orientada principalmente à informação disponível do ambiente externo da organização, há a essencial necessidade de se estruturar, organizar e, sistematizar o processo de transformação de dados e informações em inteligência. Contudo, como será salientado no decorrer deste trabalho, o fator humano, as pessoas, é o elemento principal de um Sistema de Inteligência Competitiva. Somente as pessoas possuem o conhecimento para discernir o que é relevante no meio da enorme quantidade de dados e informações disponíveis. Neste trabalho, apresentam-se conceituações relacionadas à área de estudo, não somente de nível básico, mas também, mais profundamente, de questões de ordem prática, tais como, os tipos de informação de ordem tática e estratégica; os tipos de fontes de informação; as características detalhadas dos métodos e técnicas de análise; dentre outros. Através desta base conceitual direcionada às questões práticas, facilitou-se o entendimento do objetivo principal deste trabalho; analisar os vários aspectos que envolvem um processo real de implantação de um Sistema de Inteligência Competitiva numa empresa de consultoria com foco no competitivo mercado internacional. Vários aspectos da empresa e do seu programa especifico em implementação foram abordados, tais como, os objetivos; a sua metodologia; a sua estrutura ágil e flexível focalizada para uma forte atuação em campo no mercado internacional; o segmento exportador têxtil — foco do programa; o estudo da viabilidade de utilização de tecnologias de informação de última geração; o uso otimizado das fontes internacionais de informação via Internet e bancos de dados on-line; dentre outros tópicos relevantes.Florianópolis, SCMaya, Paulo César da CunhaUniversidade Federal de Santa Catarina.Moura, Luiz Marcelo Cubas2015-02-09T18:18:35Z2015-02-09T18:18:35Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis137 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129759porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-09T18:18:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129759Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-09T18:18:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação
title Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação
spellingShingle Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação
Moura, Luiz Marcelo Cubas
Marketing Internacional
Inteligência Competitiva
Pesquisa de Marketing.
title_short Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação
title_full Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação
title_fullStr Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação
title_full_unstemmed Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação
title_sort Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação
author Moura, Luiz Marcelo Cubas
author_facet Moura, Luiz Marcelo Cubas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maya, Paulo César da Cunha
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Luiz Marcelo Cubas
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Internacional
Inteligência Competitiva
Pesquisa de Marketing.
topic Marketing Internacional
Inteligência Competitiva
Pesquisa de Marketing.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2015-02-09T18:18:35Z
2015-02-09T18:18:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129759
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651910553534464