Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129759 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_81da12e6346515285540a0bac47aff38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129759 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importaçãoMarketing InternacionalInteligência CompetitivaPesquisa de Marketing.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A Inteligência Competitiva desenvolve métodos mais adequados para a identificação de informações relevantes e, para análise e gestão da informação obtida com o fim de atender as necessidades dos usuários nos processos de tomada de decisão. Orientada principalmente à informação disponível do ambiente externo da organização, há a essencial necessidade de se estruturar, organizar e, sistematizar o processo de transformação de dados e informações em inteligência. Contudo, como será salientado no decorrer deste trabalho, o fator humano, as pessoas, é o elemento principal de um Sistema de Inteligência Competitiva. Somente as pessoas possuem o conhecimento para discernir o que é relevante no meio da enorme quantidade de dados e informações disponíveis. Neste trabalho, apresentam-se conceituações relacionadas à área de estudo, não somente de nível básico, mas também, mais profundamente, de questões de ordem prática, tais como, os tipos de informação de ordem tática e estratégica; os tipos de fontes de informação; as características detalhadas dos métodos e técnicas de análise; dentre outros. Através desta base conceitual direcionada às questões práticas, facilitou-se o entendimento do objetivo principal deste trabalho; analisar os vários aspectos que envolvem um processo real de implantação de um Sistema de Inteligência Competitiva numa empresa de consultoria com foco no competitivo mercado internacional. Vários aspectos da empresa e do seu programa especifico em implementação foram abordados, tais como, os objetivos; a sua metodologia; a sua estrutura ágil e flexível focalizada para uma forte atuação em campo no mercado internacional; o segmento exportador têxtil — foco do programa; o estudo da viabilidade de utilização de tecnologias de informação de última geração; o uso otimizado das fontes internacionais de informação via Internet e bancos de dados on-line; dentre outros tópicos relevantes.Florianópolis, SCMaya, Paulo César da CunhaUniversidade Federal de Santa Catarina.Moura, Luiz Marcelo Cubas2015-02-09T18:18:35Z2015-02-09T18:18:35Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis137 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129759porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-09T18:18:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129759Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-09T18:18:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação |
title |
Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação |
spellingShingle |
Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação Moura, Luiz Marcelo Cubas Marketing Internacional Inteligência Competitiva Pesquisa de Marketing. |
title_short |
Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação |
title_full |
Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação |
title_fullStr |
Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação |
title_full_unstemmed |
Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação |
title_sort |
Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação |
author |
Moura, Luiz Marcelo Cubas |
author_facet |
Moura, Luiz Marcelo Cubas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maya, Paulo César da Cunha Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Luiz Marcelo Cubas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Internacional Inteligência Competitiva Pesquisa de Marketing. |
topic |
Marketing Internacional Inteligência Competitiva Pesquisa de Marketing. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2015-02-09T18:18:35Z 2015-02-09T18:18:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129759 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
137 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651910553534464 |