Distribuição e carga horária de anatomia antes do internato nas escolas médicas do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rodrigo Machado Franco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235844
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.
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spelling Distribuição e carga horária de anatomia antes do internato nas escolas médicas do BrasilEducação médicaAnatomiaCarga horáriaCurrículoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.A carga horária de anatomia nos cursos de medicina tem reduzido e sua integração a outros conteúdos tem aumentado em vários países. O objetivo deste estudo foi analisar a distribuição e a carga horária média de anatomia antes do internato nas escolas médicas do Brasil. Este estudo foi transversal, descritivo, com escolas médicas brasileiras ativas até dezembro de 2020 que disponibilizavam na internet informações sobre a distribuição curricular e / ou carga horária de anatomia. As variáveis estudadas foram: região geográfica e vínculo administrativo da escola, desenho curricular do curso, carga horária total do curso, semestres ou anos de inserção, carga horária total e por semestre ou ano de anatomia, e porcentagem de anatomia no currículo do curso. Os dados foram analisados com estatística descritiva e testes para avaliar associações estatísticas, admitindo-se o nível de significância de p < 0,05. O estudo incluiu 219 das 335 escolas médicas brasileiras (65,4%). A anatomia é inserida principalmente no primeiro ano do curso e a maioria das escolas com currículos tradicionais a inseria até o segundo ano. Algumas escolas com currículos não tradicionais a inseriam em todos os primeiros sete semestres. Entre 87 escolas (39,7% das incluídas) que disponibilizavam a carga horária de anatomia, sua média foi de 285,9 horas [Desvio padrão (DP) = 9,3], representando 3,4% horas (DP = 0,1) do total do curso. A média da carga horária de anatomia nas escolas médicas brasileiras é alta e seu ensino geralmente inicia-se no primeiro ano.Florianópolis, SCGrosseman, SuelyUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Rodrigo Machado Franco2022-06-27T13:39:48Z2022-06-27T13:39:48Z2022-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f. : ilapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235844info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-31T22:20:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235844Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-31T22:20:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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