Experiências de viver em moradia universitária: condições psicossociais de residentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Luciana Oliveira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211490
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019.
id UFSC_82588958b7d2d47304785d908e447f1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211490
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaJesus, Luciana Oliveira deSchneider, Daniela Ribeiro2020-08-20T05:37:02Z2020-08-20T05:37:02Z2019368903https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211490Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019.O acesso à universidade pública de jovens de classes populares e trabalhadores consolida um projeto de sociedade que favorece a inclusão educacional e torna fundamental a ampliação de políticas públicas e assistenciais que priorizem condições de permanência e êxito acadêmico. Dentre essas estratégias, destaca-se a disponibilidade de moradias para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A experiência de ser residente nessas moradias é acompanhada de desafios pela condição de ser espaço de convivência coletiva, gerido pela instituição universitária, que implica em conciliar diferenças culturais e lidar com visões distorcidas sobre a moradia no espaço universitário. Assim, intervenções pautadas na promoção da saúde podem auxiliar na construção de estratégias que potencializem o local e que auxiliem no enfrentamento de vulnerabilidades. Esta tese objetivou compreender as condições psicossociais que se revelam na experiência de ser morador e impactos produzidos na dinâmica institucional no espaço da moradia e contexto universitário. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, propôs uma pesquisa intervenção participativa, integrada a um projeto de extensão pautado na promoção da saúde. Para coleta dos dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: a) observação participante, com roteiro para escrita de relato após encontros; b) entrevista semiestruturada. A coleta foi realizada de 2015 a 2017, a partir da participação em assembleias, realização de diagnóstico situacional, reuniões, oficinas e eventos na moradia. Também, foram realizadas nove entrevistas com moradores. Posteriormente, a análise dos dados seguiu etapas previstas pelo modelo da teoria fundamentada. Os resultados revelaram que, na experiência de ser morador, os desafios mais frequentes estão relacionados aos dilemas cotidianos da convivência: em demarcar privacidade, regras de limpeza e organização do espaço e conviver com desconhecidos e diferenças culturais. Foram reveladas dificuldades na chegada à moradia, na falta de acolhimento e no esclarecimento das regras, como também falta de incentivo para realização de ações coletivas. Mesmo diante de limitações e adaptações, os moradores referem a moradia como sua casa, ao construir uma relação de pertencimento ao lugar, valorizando o benefício como direito, tornando-se espaço de formação política e construção de amizades. No que se refere à relação entre moradores e universidade, destacaram-se aspectos relacionados ao acesso dos benefícios de assistência estudantil, a relação dos moradores com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a busca por recursos institucionais para garantia de apoio social. A universidade mostra-se, também, como espaço que promove exclusões e preconceitos, sendo comum generalizações perante problemas ocorridos na moradia, como situações de violência. Por último, os moradores apresentaram como se construiu a trajetória para acesso à universidade, marcada por situações de vulnerabilidade e pela formação de redes de apoio social que contribuíssem para concretização desse objetivo. Concluiu-se que, apesar das dificuldades enfrentadas na convivência local e para ampliação da participação social, moradores buscaram dar visibilidade às potencialidades do local e das suas experiências. Destaca-se o impacto produzido diante de conflitos e situações de violência, indicando a necessidade de mediações e ações preventivas, bem como projetos que contribuam visando ampliar a participação social e melhorias para permanência na universidade e na moradia.Access to public Universities of young people from popular classes and workers consolidates a project of society that favors educational inclusion, making it essential to broaden public social policies prioritizing conditions for students permanence in the University and their academic success. Among these strategies are the availability of vacancies in student housing for students in situations of socio-economic vulnerability. Being a resident in these dwellings comes with challenges because student housings are collective living spaces, managed by the university institution, which implies reconciling cultural differences and dealing with distorted visions about housing in the university space. Therefore, interventions based on the principles of health promotion can assist in proposing strategies that value local potential and that could help in coping with vulnerabilities. This thesis proposes to understand the psychosocial conditions revealed in the experience of being resident and the impacts produced by institutional dynamics in the housing space and university context. The research followed qualitative approaches, proposing a participatory intervention research, integrated to an extension project based on the assumptions of health promotion. After field immersion, the following techniques were used for data collection: a) participant observation, with script for writing reports after encounters; b) Semi-structured interview. The collection was conducted from 2015 to 2017, from the participation in assemblies, conducting situational diagnosis, meetings, workshops and events in the house. Also, nine interviews were conducted with residents. The analysis of data obtained followed steps foreseen by the model of the fundamental theory. Results revealed that, in the experience of being a resident, the most frequent challenges relate to the daily dilemmas of coexistence: to define privacy, rules of cleanliness and organization of space, and living with unknown people, of different cultural backgrounds. Difficulties were revealed at arrival in the housing, lack of good reception, and clarification of rules, as well as lack of incentive to perform collective actions. Even in the face of limitations and adaptations, residents refer to housing as their home, when constructing a relationship of belonging to the place, valuing the benefit as a right, becoming a space of political formation and construction of friendships. Regarding the relationship between residents and university, aspects related to the access of the benefits of student assistance, the relationship of residents with the Pro-Rectory of Student Affairs (PRAE), and the search for institutional resources guaranteeing the social support were highlighted. The university shows itself as a space that promotes exclusions and prejudices, being common generalizations in the face of problems occurring in housing, such as situations of violence. Finally, the residents showed how the trajectory was built for access to the university, marked by situations of vulnerability and the formation of social support networks that contributed to achieving this goal. It was concluded that, despite the difficulties faced in the local coexistence and for the expansion of social participation, residents sought to give visibility to the potential of the housing and its experiences. We highlight the impact produced in the face of conflicts and situations of violence, indicating the need for mediations and preventive actions, as well as projects that can contribute to increase social participation and improvements in the conditions of permanence in the University and in the housing.124 p.| il.porEstudantes universitáriosPsicologia ambientalRelações humanasExperiências de viver em moradia universitária: condições psicossociais de residentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPSI0876-T.pdfPPSI0876-T.pdfapplication/pdf3488266https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211490/-1/PPSI0876-T.pdfb8dbae1f0c77f0d5369253ba00ace9fbMD5-1123456789/2114902020-08-20 02:37:02.68oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211490Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:37:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de viver em moradia universitária: condições psicossociais de residentes
title Experiências de viver em moradia universitária: condições psicossociais de residentes
spellingShingle Experiências de viver em moradia universitária: condições psicossociais de residentes
Jesus, Luciana Oliveira de
Estudantes universitários
Psicologia ambiental
Relações humanas
title_short Experiências de viver em moradia universitária: condições psicossociais de residentes
title_full Experiências de viver em moradia universitária: condições psicossociais de residentes
title_fullStr Experiências de viver em moradia universitária: condições psicossociais de residentes
title_full_unstemmed Experiências de viver em moradia universitária: condições psicossociais de residentes
title_sort Experiências de viver em moradia universitária: condições psicossociais de residentes
author Jesus, Luciana Oliveira de
author_facet Jesus, Luciana Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Luciana Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Daniela Ribeiro
contributor_str_mv Schneider, Daniela Ribeiro
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Estudantes universitários
Psicologia ambiental
Relações humanas
topic Estudantes universitários
Psicologia ambiental
Relações humanas
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-20T05:37:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-20T05:37:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211490
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 368903
identifier_str_mv 368903
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211490/-1/PPSI0876-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8dbae1f0c77f0d5369253ba00ace9fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805459805667328