EVASÃO ESCOLAR: PERCEPÇÃO CURRICULAR COMO ELEMENTO MOTIVADOR NO ENSINO PARA OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO – ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96926 |
Resumo: | A evasão escolar consiste em um fenômeno, relativamente conhecido e com grau de preocupação educacional e social. Em se tratando de ensino público, esta questão se apresenta com maior ênfase em especial ao se verificar evasão no último semestre de um determinado curso aqui analisado. Neste sentido, a pesquisa se voltou para o estudo de caso, no qual se verificou a evasão de alunos do último semestre do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O objetivo da pesquisa se volta na busca e identificação da(s) causa(s) da evasão. Os procedimentos metodológicos adotados, por se tratar de um estudo de caso, centralizaram-se no suporte teórico, doutrinário, documental e bibliográfico, além da entrevista do universo dos alunos que se enquadraram neste perfil, no primeiro bimestre do último semestre. A entrevista aplicada deve o foco principal na investigação das causas da evasão ou nos fatores determinantes para a tomada de decisão no momento da conclusão do curso. Nos principais resultados da pesquisa, que avança além das causas tradicionais de evasão, pode-se perceber que um dos motivos determinantes foi à ausência de percepção curricular como elemento motivador da permanência no curso. Também foi observado como a dificuldade existente na falta de percepção de articulação entre os conteúdos recebidos ao longo dos anos e sua colocação em prática no trabalho de conclusão, o que leva à insegurança e sensação de despreparo para o mercado de trabalho. Com isto, a pesquisa quer recuperar a discussão da evasão e o refletir sobre questões de percepção do currículo pelo aluno, ao longo do curso, e a necessidade de se demonstrar a articulação entre os conteúdos como unidade geradora de segurança e preparação para o mercado de trabalho. |
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