EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagnara, Ivan Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Boff, Eduarda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319
Resumo: Este artigo objetiva identificar e problematizar os motivos com potencial para provocar o abandono escolar dentre estudantes que frequentam cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e qualitativa descritiva, da qual participaram sessenta e oito estudantes matriculados em cursos Técnicos Subsequentes. Os resultados indicam que a elevada jornada de trabalho, a falta de tempo para conciliar as demandas acadêmicas com as demais dimensões da vida, as dificuldades para compreender os conteúdos, a didática de ensino, a quantidade de atividades extraclasse, as polí­ticas de assistência estudantil e a qualidade da educação, seriam potenciais fatores para provocar a evasão escolar. Conclui-se que o esforço de compreender as especificidades e particularidades de cada instituição e de cada curso devem constituir-se como uma espécie de "primeiro passo" para o enfrentamento da complexa e multifatorial problemática da evasão escolar.
id UERN-5_779661d1c9e1349b90f26e4b1fff1137
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2319
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar Este artigo objetiva identificar e problematizar os motivos com potencial para provocar o abandono escolar dentre estudantes que frequentam cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e qualitativa descritiva, da qual participaram sessenta e oito estudantes matriculados em cursos Técnicos Subsequentes. Os resultados indicam que a elevada jornada de trabalho, a falta de tempo para conciliar as demandas acadêmicas com as demais dimensões da vida, as dificuldades para compreender os conteúdos, a didática de ensino, a quantidade de atividades extraclasse, as polí­ticas de assistência estudantil e a qualidade da educação, seriam potenciais fatores para provocar a evasão escolar. Conclui-se que o esforço de compreender as especificidades e particularidades de cada instituição e de cada curso devem constituir-se como uma espécie de "primeiro passo" para o enfrentamento da complexa e multifatorial problemática da evasão escolar.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 18 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319/2484Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessBagnara, Ivan CarlosBoff, Eduarda Maria2020-12-24T13:28:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2319Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-12-24T13:28:46Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar
title EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar
spellingShingle EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar
Bagnara, Ivan Carlos
title_short EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar
title_full EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar
title_fullStr EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar
title_full_unstemmed EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar
title_sort EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar
author Bagnara, Ivan Carlos
author_facet Bagnara, Ivan Carlos
Boff, Eduarda Maria
author_role author
author2 Boff, Eduarda Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagnara, Ivan Carlos
Boff, Eduarda Maria
description Este artigo objetiva identificar e problematizar os motivos com potencial para provocar o abandono escolar dentre estudantes que frequentam cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e qualitativa descritiva, da qual participaram sessenta e oito estudantes matriculados em cursos Técnicos Subsequentes. Os resultados indicam que a elevada jornada de trabalho, a falta de tempo para conciliar as demandas acadêmicas com as demais dimensões da vida, as dificuldades para compreender os conteúdos, a didática de ensino, a quantidade de atividades extraclasse, as polí­ticas de assistência estudantil e a qualidade da educação, seriam potenciais fatores para provocar a evasão escolar. Conclui-se que o esforço de compreender as especificidades e particularidades de cada instituição e de cada curso devem constituir-se como uma espécie de "primeiro passo" para o enfrentamento da complexa e multifatorial problemática da evasão escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319/2484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 18 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125860450304