Readability como medida de complexidade textual: determinantes e implicações no ambiente informacional do sistema empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Antônio Salvador de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220524
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2021.
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spelling Readability como medida de complexidade textual: determinantes e implicações no ambiente informacional do sistema empresaContabilidadeRelatóriosTeoria dos sistemasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2021.Os relatórios contábeis integram o conjunto de narrativas da empresa e são instrumentos de comunicação das mensagens sobre os eventos e efeitos econômicos. A mensagem pode ter sua complexidade textual alterada para antecipar a reação do mercado em um ciclo de feedback informacional, no qual os gestores têm incentivos para modificar os textos, para sinalizar o resultado positivo ou ofuscar o resultado ruim, ao passo que os investidores reagem a essas informações com conseguinte implicação no resultado das empresas. Nesse contexto, a abordagem sistêmica da Teoria Geral dos Sistemas é empregada de forma integrativa ao modelo transacional de comunicação, para entender o processo comunicativo do sistema empresa. Esse modelo possibilita enquadrar os gestores como preparadores dos relatórios; a complexidade textual, captada por medidas de readability, como elemento de inter-relação sistêmica; os investidores como partes interessadas; e a harmonização com as IFRS como elemento do ambiente externo. Fundamentado nessa discussão, este estudo tem por objetivo avaliar o efeito do resultado das empresas e da harmonização com as IFRS na readability do Relatório da Administração, para explicar o impacto dessa readability no resultado das empresas. Metodologicamente a readability foi calculada para a seção Análise dos Resultados do Relatório da Administração. O constructo resultado é entendido por três atributos: a persistência, o desempenho atual e o benchmark de referência. A harmonização com as IFRS é uma variável dummy, que delimita o período pré e pós-IFRS. Os resultados descritivos de uma amostra representativa de empresas brasileiras de capital aberto, perfazendo 2006 e 2019, mostram que são necessários, em média, dez anos de educação formal para entender prontamente a escrita dos relatórios. Há uma aparente melhoria na readability e uma redução nos resultados das empresas na comparação do período pré e pós-IFRS. As evidências econométricas mostram que, no geral, as empresas com resultados persistentes e positivos apresentam relatórios menos complexos e têm chances de ter relatórios com alta readability, porque as empresas divulgam relatórios com melhor readability, para sinalizar ao mercado o resultado positivo. Por seu turno, as evidências indicam que as empresas com relatórios menos complexos apresentam resultados positivos e mais persistentes. Tal melhoria na readability possibilita que a informação para a tomada de decisão seja mais fácil de extrair. As descobertas são robustas para testes de sensibilidade e uso de medidas derivadas e alternativas dos constructos resultado e readability. Do ponto de vista acadêmico, esta pesquisa amplia os estudos sobre a complexidade textual, ainda incipientes no contexto do mercado de capitais de países emergentes, e insere uma discussão sistêmica da comunicação contábil, tema escasso na literatura existente. Ao modificar as fórmulas tradicionais e elaborar medida própria para o ambiente pesquisado, esta pesquisa supera, mesmo que parcialmente, as críticas sobre a utilização de fórmulas de readability nas pesquisas contábeis. Para o mercado de capitais, os resultados fornecem indícios para os investidores identificarem informações complexas. Os resultados podem auxiliar os formuladores de políticas públicas a instituir um manual de escrita simples.Abstract: Accounting reports are part of the company's set of narratives and are instruments for communicating messages about events and economic effects. The message may have its textual complexity altered to anticipate the market's reaction in an informational feedback loop, in which managers have incentives to modify the texts, to signal the positive result or obfuscate the bad result, while investors react to this information with the consequent implication in the results of the companies. In this context, the systemic approach of General Systems Theory is used in an integrative way to the transactional model of communication, to understand the communicative process of the company system. This model makes it possible to frame managers as report preparers; textual complexity, captured by readability measures, as an element of systemic interrelationship; investors as stakeholders; and harmonization with IFRS as an element of the external environment. Based on this discussion, this study aims to assess the effect of the companies 'results and the harmonization with IFRS on the readability of the Management Report, to explain the impact of this readability on the companies' results. Methodologically, readability was calculated for the Analysis of Results section of the Management Report. The resulting construct is understood by three attributes: persistence, current performance, and the benchmark. Harmonization with IFRS is a dummy variable, which delimits the pre-and post-IFRS period. The descriptive results of a representative sample of publicly-traded Brazilian companies, totaling 2006 and 2019, show that it takes, on average, ten years of formal education to readily understand the writing of the reports. There is an apparent improvement in readability and a reduction in the results of companies when comparing the pre and post-IFRS periods. The econometric evidence shows that, in general, companies with persistent and positive results present less complex reports and are likely to have reports with high readability, because companies publish reports with better readability, to signal to the market the positive result. In turn, the evidence indicates that companies with less complex reports show positive and more persistent results. Such an improvement in readability makes information for decision making it easier to extract. The findings are robust for sensitivity testing and the use of derived and alternative measures of the result and readability constructs. From an academic point of view, this research expands studies on textual complexity, which are still incipient in the context of the capital markets of emerging countries, and includes a systemic discussion of accounting communication, a scarce theme in the existing literature. By modifying the traditional formulas and elaborating a specific measure for the researched environment, this research overcomes, even partially, the criticisms about the use of readability formulas in accounting research. For the capital market, the results provide evidence for investors to identify complex information. The results can help policymakers to institute a simple writing manual.Borba, José AlonsoUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, João Antônio Salvador de2021-02-26T14:53:43Z2021-02-26T14:53:43Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis142 p.| il., gráfs.application/pdf371131https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220524porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:53:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220524Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:53:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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