Análise dos indicadores de qualidade do transporte público coletivo do município de Florianópolis a partir da visão dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oreli, Débora Torres
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237962
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
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spelling Análise dos indicadores de qualidade do transporte público coletivo do município de Florianópolis a partir da visão dos usuáriosmobilidade urbanaindicadores de qualidadesistema de transporte públicoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.Com o aumento acelerado e o crescimento populacional das cidades Brasileiras, a mobilidade urbana vem sofrendo agravamentos ao longo dos anos. A falta de qualidade dos serviços de transportes públicos coletivos vem afastando os usuários do sistema e consequentemente agravando ainda mais a situação caótica da mobilidade nas cidades. Esse trabalho tem o objetivo de avaliar a percepção dos usuários do transporte público coletivo da cidade de Florianópolis, realizando uma análise dos indicadores de qualidade comumente empregados na literatura, com foco em determinar as carências do sistema por meio de parâmetros adotados pelo poder concedente do município. A cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, apresenta problemas quanto a mobilidade, com aproximadamente 48% da população utilizando veículos particulares em seus deslocamentos diários. Este fato é fruto de um transporte público que não atende as necessidades de seus usuários, o que justifica a relevância do presente trabalho. Para alcançar o objetivo foi realizado uma pesquisa com uma amostra representativa de 232 usuários, a pesquisa foi realizada de forma online e presencial. A pesquisa presencial ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus trindade e também no terminal de integração do centro, TICEN. A pesquisa foi realizada entre os dias 08 de abril de 2022 a 16 de junho de 2022. Notou-se com as respostas obtidas na pesquisa, que os indicadores de frequência de atendimento, lotação e tempo de viagem são os mais importantes para os usuários e apresentam índice de excelência entre 10% e 3%, ou seja, um grau de satisfação inversamente proporcional ao seu grau de importância. Assim sendo, melhorias nesses indicadores seriam relevantes para uma percepção de melhora na qualidade por parte dos usuários, pela importância dada por eles a esses indicadores e ao baixo grau de satisfação.With the rapid increase and population growth of Brazilian cities, urban mobility has been suffering aggravation over the years. The lack of quality of public transport services has been pushing users away from the system and consequently further aggravating the chaotic situation of mobility in cities. This work aims to assess the perception of users of public transport in the city of Florianópolis, conducting an analysis of quality indicators commonly used in the literature, focusing on determining the needs of the system through parameters adopted by the granting authority of the municipality. The city of Florianópolis, capital of the state of Santa Catarina, presents mobility problems, with approximately 48% of the population using private vehicles in their daily commutes. This fact is the result of public transport that does not meet the needs of its users, which justifies the relevance of the present work. To achieve the objective, a survey was conducted with a representative sample of 232 users, the survey was conducted online and in person. The in person survey took place at the Federal University of Santa Catarina, at Trindade campus and at the city centre’s integration terminal, TICEN. The survey was conducted between 08 April 2022 and 16 June 2022. It was noticed from the answers obtained in the survey that service frequency, capacity and travel time indicators are the most important for users and present an index of excellence between 10% and 3%, that is, a degree of satisfaction inversely proportional to its degree of importance. Therefore, improvements to these indicators would be relevant for a perception of improvement in quality by users, due to the importance they give to these indicators and to the low degree of satisfaction.Florianópolis, SCLobo, EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaOreli, Débora Torres2022-08-05T17:45:45Z2022-08-05T17:45:45Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis103application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237962info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-05T17:45:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237962Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-05T17:45:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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