Uma Abordagem Teórica sobre o Projeto de Pesquisa nas Ciências Sociais Aplicadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Pederneiras, Marcleide Maria Macedo, Figueiredo, Joaquim André H., Pereira, Dimmitre Morant Vieira Gonçalves, Silva, Felipe Dantas Cassimiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97191
Resumo: Segundo o Parecer 146/2002 da Câmara de Ensino Superior (CES) – órgão do Conselho Nacional de Educação (CNE) – que dispõe, entre outros, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas, Hotelaria, Turismo e Secretariado Executivo a Monografia é caracterizada como um elemento curricular opcional, e que as instituições de ensino superior que a incluírem no currículo serão responsáveis pela elaboração de um regulamento próprio contendo: diretrizes técnicas e critérios de avaliação relacionados ao trabalho monográfico. O foco deste artigo, portanto, foi o fazer do trabalho monográfico que tem como etapa inicial a elaboração de um projeto de pesquisa. Assim como a Monografia o Projeto de Pesquisa não está regulamentado por uma norma específica, seus critérios de avaliação e diretrizes técnicas são determinados, também, pela IES. Observa-se, no entanto, que a elaboração do projeto deve atender alguns requisitos essenciais e que a autonomia das IES para deliberar sobre esses requisitos repercute em inúmeras propostas diferentes, gerando dúvidas e incertezas sobre a elaboração do referido projeto por parte dos discentes. Objetivo do trabalho foi apresentar uma proposta, embasada em vasto referencial teórico e na prática docente, contendo os elementos essenciais de um Projeto de Pesquisa relacionado a elaboração dos trabalhos monográficos de conclusão das graduações na área das Ciências Sociais Aplicadas. A relevância dessa proposta advém da necessidade concreta e objetiva da elaboração de um projeto de pesquisa pelos discentes vinculados as instituições de ensino superior brasileiras que incluíram a monografia como componente curricular. Tratou-se de um estudo exploratório-descritivo, baseado no método dedutivo e nas técnicas de pesquisa bibliográfico documental e a todo material relacionado ao tema em análise. O estudo concluiu que o Projeto de Pesquisa está diretamente relacionado a existência de um objeto de pesquisa (problema) que ainda não tem resposta e que sua estrutura básica é, segundo a presente abordagem: a) capa; b) folha de rosto; c) sumário; d) introdução; e) Caracterização e definição do problema; f) Objetivos (geral e específicos); h) Justificativa/Relevância da Pesquisa; i) Hipóteses (se houver); j) Revisão da Literatura ou Referencial Teórico; k) Metodologia ou Proceder Metodológico; l) Delimitação do Tema; m) Cronograma de atividades e estimativa de custos; n) Referências.
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