Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181816 |
Resumo: | Dissertação submetida ao Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Científica e Tecnológica. Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa |
id |
UFSC_83e34d180efb606349a160d4f3eb4cf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181816 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no BrasilJogos para o ensino de aritméticaHistória da educação matemáticaManuais pedagógicosDissertação submetida ao Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Científica e Tecnológica. Orientador: Prof. Dr. David Antonio da CostaEsta pesquisa tem por objetivo compreender quais as diferentes abordagens dos jogos para o ensino de aritmética nos manuais pedagógicos, no período de 1930 a 1960 no Brasil. Toma-se nesta pesquisa a ambiência da chamada cultura escolar (VIÑAO FRAGO, 2007; JULIA, 2001) privilegiando os manuais pedagógicos como fonte de pesquisa, apoiados nos estudos de Choppin (2002; 2004) além dos demais aportes da história cultural e da própria história da educação matemática. Além disso, faz-se uso do ferramental teórico-metodológico usado pelos historiadores (BLOCH, 2001; VALENTE, 2007) e da metodologia da análise documental (CELLARD, 2008). O corpus de análise é composto por quatorze manuais pedagógicos, todos disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC. Essa seleção foi realizada de acordo com a data de edição do manual e indicações de jogos para o ensino de aritmética nos mesmos. A priori, tomou-se como referência as categorizações de Albuquerque (1958) – fixação, motivação e recreação – como pano de fundo para as análises. Ao longo das análises emergiram outras categorizações, dentre elas o jogo como superação de aspectos psicológicos, avaliação de conhecimentos prévios do aluno, aproximação do ensino de aritmética de situações cotidianas, respeito a regras, dentre outras. Apesar da diversidade de papéis para os jogos, todos os manuais convergem para aspectos psicológicos, que por sua vez aproximam-se dos pressupostos do Movimento da Escola Nova. Com isso, conclui-se que os manuais analisados e suas indicações de jogos para o ensino de aritmética tiveram influência dos pressupostos escolanovistas.Costa, David Antonio daSchneider, Cintia2017-12-07T09:17:58Z2017-12-07T09:17:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCHNEIDER, Cintia. Os jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181816porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-19T11:45:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181816Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-19T11:45:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil |
title |
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil |
spellingShingle |
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil Schneider, Cintia Jogos para o ensino de aritmética História da educação matemática Manuais pedagógicos |
title_short |
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil |
title_full |
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil |
title_fullStr |
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil |
title_full_unstemmed |
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil |
title_sort |
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil |
author |
Schneider, Cintia |
author_facet |
Schneider, Cintia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, David Antonio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Cintia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos para o ensino de aritmética História da educação matemática Manuais pedagógicos |
topic |
Jogos para o ensino de aritmética História da educação matemática Manuais pedagógicos |
description |
Dissertação submetida ao Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Científica e Tecnológica. Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-07T09:17:58Z 2017-12-07T09:17:58Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHNEIDER, Cintia. Os jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181816 |
identifier_str_mv |
SCHNEIDER, Cintia. Os jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652098959572992 |