Desenvolvimento de uma aplicação WEB3D para o ensino de anatomia humana dos ossos do membro superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191923 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
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Desenvolvimento de uma aplicação WEB3D para o ensino de anatomia humana dos ossos do membro superiorJogosAnatomiaOssosTecnologiaAmbiente virtualTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoCom o crescimento das tecnologias, em especial da Ciência da saúde, as tecnologias WEB vem se destacando nesse nicho como uma opção mais prática para o aumento da qualidade educacional nesse ramo. Mais especificamente na área da Anatomia Humana onde os livros cheios de nomenclaturas podem não ser um atrativo para os alunos. Para isso, as tecnologias podem auxiliar estimulando a aprendizagem fazendo com que o aluno tenha um maior desempenho na sua vida acadêmica. A tecnologia explorada neste trabalho é um ambiente virtual WEB3D que possibilita a interação com objetos 3D e a fixação de conteúdo.O Jogo Sério EducaAnatomia3D é um ambiente virtual para a aprendizagem de partes Anatômicas, como sistema esquelético, muscular, nervoso e cardiovascular. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver e adicionar ao jogo sério EducaAnatomia3D funcionalidades para o ensino da anatomia dos ossos da parte superior do sistema esquelético; estudar as tecnologias de desenvolvimento web adotadas no jogo sério EducaAnatomia3D e, por fim, avaliar os resultados obtidos, com o auxílio de um especialista em Anatomia Humana. Esse projeto foi um trabalho em conjunto com especialistas em Anatomia Humana que ajudaram com a preparação de todo conteúdo educacional, identificação de nomenclaturas, posição dos acidentes ósseos para os objetos 3D, para o melhor entendimento das estruturas do Membro Superior do Sistema Esquelético.With the growth of technologies, especially Health Science, WEB technologies have been highlighted as a more practical option for increasing the quality of education in this field. More topics in the area: Human Anatomy: Nomenclature books may not be attractive to students. To that, the communications may be ancillary to the student's learning, and that pupil has been the major performer in his academic life. The technology explored in this work is a virtual WEB3D environment that allows an interaction with 3D objects and a furor of content. The Serious Game EducaAnatomia3D is a virtual environment for learning anatomical parts such as the skeletal, muscular, nervous and cardiovascular system. This work developed a PhD course in Health Sciences for the teaching of the anatomy of the bones of the upper part of the skeletal system; To study how the technologies of web development adopted in the serious game EducaAnatomy3D and, finally, to evaluate the obtained results, with the aid of a specialist in Human Anatomy. This project was a joint work with the Human Anatomy units that helped prepare for the lesson plan, the identification of nominations for 3D objects, for a better understanding of the structures of the Upper Limb of the Skeletal System.Araranguá, SCLemos, Robson RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaFabbris, Harlan Vinícius Boff2018-12-05T22:18:47Z2018-12-05T22:18:47Z2018-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191923info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-05T22:18:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191923Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-05T22:18:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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