Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Rafael Gattino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216306
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
id UFSC_84977a7a65f959eab1a0f6fe2e7aa0db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216306
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagemGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino à distânciaBibliotecas digitaisRepositórios institucionaisObjetos de aprendizagemMetadadosGestão da informaçãoGestão de bases de dadosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.Atualmente encontra-se uma grande quantidade de repositórios web, que disponibilizam recursos educacionais; alguns estão sincronizados com Ambiente Virtual de EnsinoAprendizagem (AVEA), outros são totalmente independentes. Estes repositórios permitem que usuários realizem o download de Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) e utilizem conforme seu contexto. Porém não se encontra nesses repositórios o espaço de interação entre autores e usuários, que poderia reverter em um processo de reusabilidade conferindo ao processo atualização contínua. Essa é a questão que move este estudo. O planejamento da pesquisa foi dividido em um domínio teórico, o qual foram abordados os conceitos-chave relacionados a temática, como Ensino a Distância (EaD), ODEA, gestão de conhecimento, e interatividade; e um domínio metodológico, no qual foram definidos os métodos de pesquisa e aplicação dos conceitos e modelagem para o sistema. Como resultado, elaborou-se um sistema web sob o formato de repositório de ODEA, que permite o cadastro de objetos com um esquema de metadados estruturado, mantendo registro do histórico de utilização, atualização e reusabilidade dos recursos disponibilizados, permitindo a interação de agentes humanos, agregando valor e promovendo gestão do conhecimento. Os resultados desta experimentação trouxeram novas percepções para a gestão de ODEA, permitindo que a utilização da plataforma desenvolvida possa ser realizada tanto na educação a distância como na presencial. Por fim, evidenciou-se a união das modalidades de ensino promovendo a Educação Online ou Virtual.<br>Abstract: Currently there is a large number of web repositories, which provide educational resources; some are synchronized with the Virtual Teaching-Learning Environment (AVEA), others are completely independent. These repositories allow users to download Digital Teaching and Learning Objects (ODEA) and use them according to their context. However, there is no space in these repositories for interaction between authors and users, which could revert to a process of reusability, giving the process a continuous update. That is the question that drives this study. The research planning was divided into a theoretical domain, which addressed the key concepts related to the theme, such as Distance Learning (DE), ODEA, knowledge management, and interactivity; and a methodological domain, in which research methods and application of concepts and modeling to the system were defined. As a result, a web system was developed in the form of ODEA repository, which allows the registration of objects with a structured metadata scheme, keeping a record of the history of use, updating and reusability of the resources available, allowing the interaction of human agents , adding value and promoting knowledge management. The results of this experimentation brought new insights into the management of ODEA, allowing the use of the developed platform to be carried out both in distance and in-person education. Finally, the union of teaching modalities promoting Online or Virtual Education became evidentCatapan, Araci HackVanzin, TarcisioUniversidade Federal de Santa CatarinaFurtado, Rafael Gattino2020-10-21T21:28:02Z2020-10-21T21:28:02Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| il., quads., gráfs.application/pdf370392https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216306porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:28:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:28:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem
title Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem
spellingShingle Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem
Furtado, Rafael Gattino
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Bibliotecas digitais
Repositórios institucionais
Objetos de aprendizagem
Metadados
Gestão da informação
Gestão de bases de dados
title_short Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem
title_full Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem
title_fullStr Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem
title_sort Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem
author Furtado, Rafael Gattino
author_facet Furtado, Rafael Gattino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Vanzin, Tarcisio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Rafael Gattino
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Bibliotecas digitais
Repositórios institucionais
Objetos de aprendizagem
Metadados
Gestão da informação
Gestão de bases de dados
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Bibliotecas digitais
Repositórios institucionais
Objetos de aprendizagem
Metadados
Gestão da informação
Gestão de bases de dados
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:28:02Z
2020-10-21T21:28:02Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370392
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216306
identifier_str_mv 370392
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 p.| il., quads., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652400442998784