Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216306 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020. |
id |
UFSC_84977a7a65f959eab1a0f6fe2e7aa0db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216306 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagemGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino à distânciaBibliotecas digitaisRepositórios institucionaisObjetos de aprendizagemMetadadosGestão da informaçãoGestão de bases de dadosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.Atualmente encontra-se uma grande quantidade de repositórios web, que disponibilizam recursos educacionais; alguns estão sincronizados com Ambiente Virtual de EnsinoAprendizagem (AVEA), outros são totalmente independentes. Estes repositórios permitem que usuários realizem o download de Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) e utilizem conforme seu contexto. Porém não se encontra nesses repositórios o espaço de interação entre autores e usuários, que poderia reverter em um processo de reusabilidade conferindo ao processo atualização contínua. Essa é a questão que move este estudo. O planejamento da pesquisa foi dividido em um domínio teórico, o qual foram abordados os conceitos-chave relacionados a temática, como Ensino a Distância (EaD), ODEA, gestão de conhecimento, e interatividade; e um domínio metodológico, no qual foram definidos os métodos de pesquisa e aplicação dos conceitos e modelagem para o sistema. Como resultado, elaborou-se um sistema web sob o formato de repositório de ODEA, que permite o cadastro de objetos com um esquema de metadados estruturado, mantendo registro do histórico de utilização, atualização e reusabilidade dos recursos disponibilizados, permitindo a interação de agentes humanos, agregando valor e promovendo gestão do conhecimento. Os resultados desta experimentação trouxeram novas percepções para a gestão de ODEA, permitindo que a utilização da plataforma desenvolvida possa ser realizada tanto na educação a distância como na presencial. Por fim, evidenciou-se a união das modalidades de ensino promovendo a Educação Online ou Virtual.<br>Abstract: Currently there is a large number of web repositories, which provide educational resources; some are synchronized with the Virtual Teaching-Learning Environment (AVEA), others are completely independent. These repositories allow users to download Digital Teaching and Learning Objects (ODEA) and use them according to their context. However, there is no space in these repositories for interaction between authors and users, which could revert to a process of reusability, giving the process a continuous update. That is the question that drives this study. The research planning was divided into a theoretical domain, which addressed the key concepts related to the theme, such as Distance Learning (DE), ODEA, knowledge management, and interactivity; and a methodological domain, in which research methods and application of concepts and modeling to the system were defined. As a result, a web system was developed in the form of ODEA repository, which allows the registration of objects with a structured metadata scheme, keeping a record of the history of use, updating and reusability of the resources available, allowing the interaction of human agents , adding value and promoting knowledge management. The results of this experimentation brought new insights into the management of ODEA, allowing the use of the developed platform to be carried out both in distance and in-person education. Finally, the union of teaching modalities promoting Online or Virtual Education became evidentCatapan, Araci HackVanzin, TarcisioUniversidade Federal de Santa CatarinaFurtado, Rafael Gattino2020-10-21T21:28:02Z2020-10-21T21:28:02Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| il., quads., gráfs.application/pdf370392https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216306porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:28:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:28:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem |
title |
Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem Furtado, Rafael Gattino Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Ensino à distância Bibliotecas digitais Repositórios institucionais Objetos de aprendizagem Metadados Gestão da informação Gestão de bases de dados |
title_short |
Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem |
title_full |
Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Évora: gestão de objetos digitais de ensino e aprendizagem |
author |
Furtado, Rafael Gattino |
author_facet |
Furtado, Rafael Gattino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catapan, Araci Hack Vanzin, Tarcisio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Rafael Gattino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Ensino à distância Bibliotecas digitais Repositórios institucionais Objetos de aprendizagem Metadados Gestão da informação Gestão de bases de dados |
topic |
Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Ensino à distância Bibliotecas digitais Repositórios institucionais Objetos de aprendizagem Metadados Gestão da informação Gestão de bases de dados |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-21T21:28:02Z 2020-10-21T21:28:02Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
370392 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216306 |
identifier_str_mv |
370392 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
158 p.| il., quads., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652400442998784 |