Rastros góticos em O Uraguai, O Tronco do Ipê e D. Narcisa de Villar na formação da literatura brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Lauro Luis Souza de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251834
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
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spelling Rastros góticos em O Uraguai, O Tronco do Ipê e D. Narcisa de Villar na formação da literatura brasileiraLiteraturaLiteratura brasileiraFicção gótica (Gênero literário)Características nacionaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.O presente trabalho busca identificar elementos góticos dentro da literatura brasileira e como eles dialogam com a formação da identidade nacional. Partindo de um conceito que se origina na crítica literária de língua inglesa e que foi incorporado no repertório da crítica brasileira por meio de numerosas pesquisas, as quais identificaram traços góticos na formação literária do País, em distintos autores nacionais. Esse diálogo intercultural de formas, discursos e imagens literárias relacionados ao gótico se manifesta de modo sutil, mas bastante pertinente em textos brasileiros de diferentes períodos históricos, muitas vezes alicerçados em representações de violência e de segregação. Mais particularmente, interessa a este trabalho investigar como indígenas, negros e mulheres são representados na literatura brasileira, com frequência, por meio de um discurso gótico de colonização e dominação. Buscar-se aqui um diálogo transnacional e transcultural com o gótico britânico, apontando vestígios de elementos góticos já no Arcadismo brasileiro seguindo até o Romantismo, com ênfase para os seguintes escritores e suas obras: Basílio da Gama com O Uraguai (1769), José de Alencar com O Tronco do Ipê (1871) e Ana Luísa de Azevedo Castro com D. Narcisa De Villar (1859). Esta pesquisa tem o objetivo de debater e explicar de que forma o gótico aparece como elemento de realce espelhado na matrix britânica, tendo as singularidades brasileiras. Desse modo, criar-se-á um diálogo entre os pesquisadores e teóricos do gótico como: Daniel Serravalle de Sá (2010), Renata Wasserman (1994), Tabish Khair (2009), Antonio Candido (2017) entre outros, almejando exemplificar a transnacionalidade do gótico como um discurso que dá voz aos excluídos, aos traumas, às violências do processo de construção de identidade nacional.Abstract: This work seeks to identify Gothic elements within Brazilian literature and how they dialogue with the formation of national identity. Starting from a concept that originates in English literary criticism and that was incorporated into the repertoire of Brazilian criticism by means numerous researches, which identified Gothic traits in the literary formation of the Country, in different national authors. This intercultural dialogue of forms, discourses and literary images related to the Gothic manifested itself in a subtle but, very pertinent way in Brazilian texts from different historical periods, often based on the representation of violence and segregation. More particularly, this work is interested in investigating how indigenous peoples, black people and women are often represented in Brazilian literature by means of a Gothic discourse of colonization and domination. This research seeks a transnational and transcultural dialogue with British Gothic, pointing out traces of Gothic elements already in Brazilian Arcadism, leading up to Romanticism, with emphasis on the following writers and their works: Basílio da Gama with O Uraguai (1769), José de Alencar with O Tronco do Ipê (1871) and Ana Luísa de Azevedo Castro with D. Narcisa De Villar (1859). Such research aims to discuss and explain how the Gothic appears as a mirrored enhancement element in the British matrix, with Brazilian singularities. In this way, a dialogue will be created between Gothic researchers and theorists such as: Daniel Serravalle de Sá (2010), Renata Wasserman (1994), Tabish Khair (2009), Antonio Candido (2017) among others, aiming to exemplify the transnationality of the Gothic as a discourse that gives voice to the excluded, to the traumas, to the violence in the process of building a national identity.Sá, Daniel Serravalle deUniversidade Federal de Santa CatarinaHenrique, Lauro Luis Souza de2023-11-07T23:27:06Z2023-11-07T23:27:06Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis192 p.| il.application/pdf384599https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251834porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T23:27:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251834Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-07T23:27:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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