BALIZAMENTO BUROCRÁTICO PARA ASSINATURA DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL VISANDO OTIMIZAR A GESTÃO PÚBLICA UNIVERSITÁRIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201835 |
Resumo: | Nas últimas décadas o setor público viu-se sob maior pressão no sentido de buscar melhorias em sua forma de operar, tendo como pano de fundo os conceitos do Direito Administrativo e as Boas Práticas da Administração Pública. Diante deste contexto, várias estratégias de mudança têm sido adotadas por diferentes instituições públicas, geralmente utilizando práticas gerenciais do setor privado, levando em consideração as premissas relacionadas à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado na Secretaria de Relações Internacionais da UFSC – SINTER e analisou Acordos de Cooperação Internacional, levando em consideração o balizamento atrelado à burocracia, bem como a interação das Políticas Públicas e Institucionais nos itens que compreendem estes Acordos. O objetivo da pesquisa é apresentar o modelo a seguir de acordo com os fatores propostos por Stallivieri (2017), relatando as vantagens e limitações destes itens. Além disso, o texto estabelece alguns elementos essenciais ao gestor de sistemas de educação, buscando orientações para a configuração de possíveis modelos de gestão e destacando alguns desafios e dificuldades enfrentadas por estes profissionais em seu cotidiano de transformações na Administração Pública. |
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BALIZAMENTO BUROCRÁTICO PARA ASSINATURA DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL VISANDO OTIMIZAR A GESTÃO PÚBLICA UNIVERSITÁRIANas últimas décadas o setor público viu-se sob maior pressão no sentido de buscar melhorias em sua forma de operar, tendo como pano de fundo os conceitos do Direito Administrativo e as Boas Práticas da Administração Pública. Diante deste contexto, várias estratégias de mudança têm sido adotadas por diferentes instituições públicas, geralmente utilizando práticas gerenciais do setor privado, levando em consideração as premissas relacionadas à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado na Secretaria de Relações Internacionais da UFSC – SINTER e analisou Acordos de Cooperação Internacional, levando em consideração o balizamento atrelado à burocracia, bem como a interação das Políticas Públicas e Institucionais nos itens que compreendem estes Acordos. O objetivo da pesquisa é apresentar o modelo a seguir de acordo com os fatores propostos por Stallivieri (2017), relatando as vantagens e limitações destes itens. Além disso, o texto estabelece alguns elementos essenciais ao gestor de sistemas de educação, buscando orientações para a configuração de possíveis modelos de gestão e destacando alguns desafios e dificuldades enfrentadas por estes profissionais em seu cotidiano de transformações na Administração Pública.INPEAU/UFSC2019-11-26T13:23:38Z2019-11-26T13:23:38Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201835COLLE, ALEXANDRE B.STALLIVIERI, LUCIANEBECK, GABRIELA GUICHARD DE LIMAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-03T13:53:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201835Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-03T13:53:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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