Tecnologia educativa em saúde para o cuidado domiciliar de pacientes em uso de gastrostomia
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188757 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2017. |
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Tecnologia educativa em saúde para o cuidado domiciliar de pacientes em uso de gastrostomiaEnfermagemGastrostomiaTecnologia educacionalEducação em saúdeDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2017.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com o objetivo de desenvolver tecnologia educativa em saúde para o cuidado domiciliar de pacientes em uso de gastrostomia. Foi realizada em um hospital universitário do sul do país. Participaram 8 enfermeiros assistenciais da Clínica Cirúrgica 1 e do Centro Endoscópico e 3 cuidadores de pacientes portadores de sonda de gastrostomia. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semi-estruturada com o objetivo de conhecer os cuidados e recomendações acerca do cuidado com a gastrostomia segundo os enfermeiros, bem como as dificuldades ou complicações no domicílio pelas quais passam pacientes/cuidadores que manipulam a sonda de gastrostomia. Foi realizada também uma revisão integrativa da literatura dos anos entre 2010 e 2016 com ao objetivo de identificar e avaliar as evidências disponíveis sobre os cuidados ao paciente em uso de gastrostomia e as dificuldades no ambiente domiciliar que selecionou 12 artigos publicados. Para a análise dos dados utilizou-se a análise temática associada a literatura revisada sobre o tema. Este estudo resultou em um manuscrito intitulado Complicações e cuidados relacionados ao manuseio da gastrostomia: revisão integrativa, e uma tecnologia educativa em forma de cartilha intitulada Convivendo com uma gastrostomia. Os dados evidenciaram que existe conhecimento sobre o tema, porém, não há um consenso entre os enfermeiros quanto aos cuidados com a gastrostomia havendo divergências entre as orientações para a alta dadas aos pacientes/ familiares. As orientações para a alta giram em torno da limpeza do estoma, lavagem da sonda, administração da dieta. Os cuidadores revelaram dificuldades e dúvidas no ambiente domiciliar, relacionadas aos cuidados básicos (limpeza da sonda, alimento que pode ser administrado) e àquelas estruturais e de apoio (que alimentação dar quando não é fornecida a dieta industrializada pelo estado, onde conseguir uma nutricionista para alterar a dieta). Complicações como obstrução da sonda, vazamentos pela inserção, flogismo no estoma foram mencionadas. A revisão da literatura vem embasar as realidades apresentadas, uma vez que os estudos mostram que 71,4% das gastrostomias apresentam processos infecciosos mostrando a infecção periestomal e o deslocamento da sonda como as mais incidentes. A cartilha foi construída com base nos dados identificados nas entrevistas com os enfermeiros, pacientes/cuidadores e sustentados pela revisão de literatura. Foram abordados: o que é a gastrostomia, indicação, uso para alimentação /medicação, cuidados com o estoma, cuidados gerais, principais complicações e sinais de alerta que necessitam atendimento especializado; foi encaminhada a um designer gráfico que uniu texto e figuras com a temática de cores selecionada, confeccionando o material. Passou pela análise da banca e contou com a opinião de profissionais (médico e enfermeiro que atuam no Centro Endoscópico e cuidadores, que sugeriram correções e expressaram ser de grande auxílio a pacientes e profissionais. Conclui-se que existe uma lacuna acerca dos cuidados de enfermagem principalmente quanto as orientações para a alta e monitoramento domiciliar. A capacitação das equipes de saúde para melhor orientar pacientes/familiares, aliado à incorporação de tecnologias de educação e melhoras nos processos de trabalho parece favorecer o cuidado a este paciente.Salum, Nádia ChiodelliLocks, Melissa Orlandi HonórioUniversidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Michele2018-08-01T04:03:33Z2018-08-01T04:03:33Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis186 p.| il.application/pdf352399https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188757porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-01T04:03:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188757Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-01T04:03:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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