Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178612 |
Resumo: | Souza, Andréia Fernandes de Souza. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) / Andréia Fernandes de Souza. Guarulhos, 2017. 1351 f. Dissertação(Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017. Orientação: Luciane de Fatima Bertini. 1. Problemas aritméticos. 2. Revistas Pedagógicas. 3. Métodos de ensino. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
id |
UFSC_8579be3ce395d479b2f2332f7d337f41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/178612 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)EscolanovismoMétodo analíticoMétodo intuitivoMétodo sintéticoRevistas pedagógicasSouza, Andréia Fernandes de Souza. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) / Andréia Fernandes de Souza. Guarulhos, 2017. 1351 f. Dissertação(Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017. Orientação: Luciane de Fatima Bertini. 1. Problemas aritméticos. 2. Revistas Pedagógicas. 3. Métodos de ensino. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais discursos estavam presentes nos artigos publicados nas revistas pedagógicas de São Paulo, no período de 1890 a 1930, que tratavam sobre o ensino de problemas aritméticos na escola primária. O marco temporal deve-se ao movimento de modernidade pedagógica percebido na disseminação do método intuitivo e no final da década de 1920 com a presença de ideias escolanovistas. Foram escolhidas como fontes as revistas pedagógicas, pois, segundo Catani (1996), elas permitem conhecer os embates do campo educacional bem como analisar quem produzia e quais discursos eram disseminados por meio delas a fim de se tornarem práticas exemplares. Para guiar esta análise, foram utilizados como referencial teórico os conceitos de cultura escolar por Julia (2001), de representação e apropriação por Chartier (2002; 2010), estratégias e táticas por De Certeau (1998). Para tal feito, foram selecionados 165 números de revistas publicadas de 1890 a 1930 em São Paulo e disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC, dos quais 89 artigos discutiam o ensino de aritmética na escola primária; desses, 35 citavam o termo "problemas". Observam-se, no conjunto de artigos, mudanças e permanências nas orientações e nas conceitualizações a respeito do que seriam os problemas aritméticos e como deveriam ser ensinados. Foi possível observar nos discursos cinco tendências: ausência como indício, problemas como sinônimos de exercícios, problemas como símbolo de modernidade pedagógica, aritmética para ensinar problemas, problemas a partir dos centros de interesse.Bertini, Luciane de FátimaSouza, Andréia Fernandes de2017-08-24T13:12:42Z2017-08-24T13:12:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Andreia Fernandes de. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). 2017. 135f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178612porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-24T13:14:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178612Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-24T13:14:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
title |
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
spellingShingle |
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) Souza, Andréia Fernandes de Escolanovismo Método analítico Método intuitivo Método sintético Revistas pedagógicas |
title_short |
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
title_full |
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
title_fullStr |
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
title_full_unstemmed |
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
title_sort |
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
author |
Souza, Andréia Fernandes de |
author_facet |
Souza, Andréia Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bertini, Luciane de Fátima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Andréia Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolanovismo Método analítico Método intuitivo Método sintético Revistas pedagógicas |
topic |
Escolanovismo Método analítico Método intuitivo Método sintético Revistas pedagógicas |
description |
Souza, Andréia Fernandes de Souza. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) / Andréia Fernandes de Souza. Guarulhos, 2017. 1351 f. Dissertação(Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017. Orientação: Luciane de Fatima Bertini. 1. Problemas aritméticos. 2. Revistas Pedagógicas. 3. Métodos de ensino. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24T13:12:42Z 2017-08-24T13:12:42Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Andreia Fernandes de. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). 2017. 135f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178612 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Andreia Fernandes de. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). 2017. 135f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651924866596864 |