Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andréia Fernandes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178612
Resumo: Souza, Andréia Fernandes de Souza. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) / Andréia Fernandes de Souza. Guarulhos, 2017. 1351 f. Dissertação(Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017. Orientação: Luciane de Fatima Bertini. 1. Problemas aritméticos. 2. Revistas Pedagógicas. 3. Métodos de ensino. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
id UFSC_8579be3ce395d479b2f2332f7d337f41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/178612
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)EscolanovismoMétodo analíticoMétodo intuitivoMétodo sintéticoRevistas pedagógicasSouza, Andréia Fernandes de Souza. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) / Andréia Fernandes de Souza. Guarulhos, 2017. 1351 f. Dissertação(Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017. Orientação: Luciane de Fatima Bertini. 1. Problemas aritméticos. 2. Revistas Pedagógicas. 3. Métodos de ensino. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais discursos estavam presentes nos artigos publicados nas revistas pedagógicas de São Paulo, no período de 1890 a 1930, que tratavam sobre o ensino de problemas aritméticos na escola primária. O marco temporal deve-se ao movimento de modernidade pedagógica percebido na disseminação do método intuitivo e no final da década de 1920 com a presença de ideias escolanovistas. Foram escolhidas como fontes as revistas pedagógicas, pois, segundo Catani (1996), elas permitem conhecer os embates do campo educacional bem como analisar quem produzia e quais discursos eram disseminados por meio delas a fim de se tornarem práticas exemplares. Para guiar esta análise, foram utilizados como referencial teórico os conceitos de cultura escolar por Julia (2001), de representação e apropriação por Chartier (2002; 2010), estratégias e táticas por De Certeau (1998). Para tal feito, foram selecionados 165 números de revistas publicadas de 1890 a 1930 em São Paulo e disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC, dos quais 89 artigos discutiam o ensino de aritmética na escola primária; desses, 35 citavam o termo "problemas". Observam-se, no conjunto de artigos, mudanças e permanências nas orientações e nas conceitualizações a respeito do que seriam os problemas aritméticos e como deveriam ser ensinados. Foi possível observar nos discursos cinco tendências: ausência como indício, problemas como sinônimos de exercícios, problemas como símbolo de modernidade pedagógica, aritmética para ensinar problemas, problemas a partir dos centros de interesse.Bertini, Luciane de FátimaSouza, Andréia Fernandes de2017-08-24T13:12:42Z2017-08-24T13:12:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Andreia Fernandes de. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). 2017. 135f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178612porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-24T13:14:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178612Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-24T13:14:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
title Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
spellingShingle Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
Souza, Andréia Fernandes de
Escolanovismo
Método analítico
Método intuitivo
Método sintético
Revistas pedagógicas
title_short Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
title_full Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
title_fullStr Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
title_full_unstemmed Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
title_sort Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
author Souza, Andréia Fernandes de
author_facet Souza, Andréia Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fátima
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andréia Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Escolanovismo
Método analítico
Método intuitivo
Método sintético
Revistas pedagógicas
topic Escolanovismo
Método analítico
Método intuitivo
Método sintético
Revistas pedagógicas
description Souza, Andréia Fernandes de Souza. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) / Andréia Fernandes de Souza. Guarulhos, 2017. 1351 f. Dissertação(Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017. Orientação: Luciane de Fatima Bertini. 1. Problemas aritméticos. 2. Revistas Pedagógicas. 3. Métodos de ensino. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24T13:12:42Z
2017-08-24T13:12:42Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Andreia Fernandes de. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). 2017. 135f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178612
identifier_str_mv SOUZA, Andreia Fernandes de. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). 2017. 135f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651924866596864