Desafio lixo zero: gestão de resíduos sólidos como oportunidade de educação ambiental e governança no Colégio de Aplicação da UFSC
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160172 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental. |
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Desafio lixo zero: gestão de resíduos sólidos como oportunidade de educação ambiental e governança no Colégio de Aplicação da UFSCGestão de Resíduos SólidosEscolasLixo ZeroEducação AmbientalGovernançaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.Este trabalho trata de uma abordagem para a gestão de resíduos sólidos em escolas que proporcione o envolvimento pedagógico e político de toda a comunidade escolar, garantindo efetividade na sua implementação, fazendo dela uma oportunidade de educação ambiental e um exercício de governança local, a fim de contribuir para que as escolas sejam espaços educadores para ambientes sustentáveis. Nesse sentido, o trabalho busca sistematizar esta abordagem a partir de experiências do projeto de extensão “Escola Lixo Zero”, realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CAUFSC) em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico da UFSC (NEAmb). O caráter metodológico da pesquisa foi do tipo Pesquisa-Ação, em que o conhecimento é produzido através de um contínuo processo de prática e reflexão crítica sobre esta. A metodologia desenvolvida, batizada de “Desafio Lixo Zero”, foi concebida junto com a escola durante esse processo e baseada em princípios e metodologias de gestão de resíduos sólidos, do conceito Lixo Zero, de Educação Ambiental e Governança. O Desafio Lixo Zero foi realizado no colégio entre Abril e Junho de 2015, envolvendo toda a escola. Entre os resultados obtidos estão: o fim do uso de copos descartáveis na escola; a implementação da separação dos resíduos com articulação da coleta seletiva para os recicláveis, instalação de compostagem para os orgânicos e agendamento de oficinas de reciclagem para o papel; e a redução em 50% na quantidade de resíduos sólidos enviados diariamente ao aterro sanitário. Além disso, observaram-se os resultados pedagógicos das atividades, direta ou indiretamente envolvendo toda a escola, e políticos, com a formação do Coletivo Lixo Zero, com participação de servidores técnicos, docentes, alunos e familiares que participativamente decidiram e implementaram as estratégias de gestão citadas, e que continuará existindo na escola enquanto espaço democrático e participativo de governança para a sustentabilidade. Conclui-se que o tipo de abordagem desenvolvido de fato tem relevância, não apenas para a efetividade da gestão de resíduos, mas também para a consolidação das escolas enquanto espaços educadores sustentáveis.Florianópolis, SC.Castilhos Junior, Armando Borges deVieira, Josalba RamalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaVasconcelos, Luiz Gabriel Catoira de2016-03-30T19:23:17Z2016-03-30T19:23:17Z2016-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis140 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160172porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-30T19:23:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160172Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-30T19:23:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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