Da educação em escritos dos freis Agostinho Piccolo e Orlando Bernardi: leituras e apropriações das fontes franciscanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fabiano Batista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204478
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling Da educação em escritos dos freis Agostinho Piccolo e Orlando Bernardi: leituras e apropriações das fontes franciscanasEducaçãoLeituraFranciscanosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.O principal objetivo neste trabalho foi identificar referências aos ideários de Francisco de Assis e apropriações de leituras das Fontes Franciscanas em obras contemporâneas produzidas por membros da Ordem dos Frades Menores (OFM). De modo específico, trata de duas obras, uma de autoria do frei Agostinho Salvador Piccolo, Francisco de Assis: por uma pedagogia humanista (2005); e outra de autoria de frei Orlando Antônio Bernardi, Francisco de Assis: um caminho para a educação (2002). A partir da edição de 2004, as Fontes Franciscanas, isto é, do primeiro século do franciscanismo, passaram a ser denominadas Fontes Franciscanas e Clarianas . Objetivei compreender como uma produção canônica da Ordem, atribuída a Francisco de Assis e seus primeiros companheiros no século XIII, é (re)significada pelos freis Agostinho e Orlando em prol da educação do século XXI. Tal (re)significação seria resultado de leituras que levaram a elaboração de sentidos que transcendem o texto, feita pelos frades no processo de sua formação na Ordem, a qual institucionaliza um modo de ser frade e indica um modelo de educador a ser seguido? A escolha pelas obras dos referidos frades decorre de ambos terem exercido sua ação educativa em colégios franciscanos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil nas cidades de Curitiba (PR) e São Paulo (SP); na FAE Centro Universitário, em Curitiba; na Universidade São Francisco (USF), em Bragança Paulista (SP); e, na Editora Vozes, em Petrópolis (RJ). As duas obras referidas são compreendidas como materialidade e meio de circulação de ideias relativas a uma memória coletiva na acepção Maurice Halbwachs, a de que toda memória individual está ligada a um grupo de pertencimento e a um sentimento afetivo de vínculo a esse grupo. A categoria de apropriação é compreendida na perspectiva de Michel de Certeau e Roger Chartier, haja vista que as práticas cotidianas não são autônomas, a apropriação acaba sendo uma forma de consumo produtivo, por exemplo, de leituras que resultam numa escrita, num lugar de criação de outros textos em decorrência do contexto sócio educativo em que se encontravam. O processo de apropriação resultou numa proposta pedagógica centrada em princípios vivenciados por Francisco de Assis, denominada de pedagogia humanista franciscana.Abstract : This work aims to identify references to the ideas of Francisco de Assis and readings appropriations from the Franciscan Sources in contemporary works produced by members of the Order of Friars Minor (OFM). Specifically, we analyze two works, one by frei Agostinho Salvador Piccolo, Francisco de Assis: by a humanistic pedagogy (2005); and another by frei Orlando Antônio Bernardi, Francisco de Assis: a path to education (2002). From the 2004 edition, this is, from the franciscanism first century, Franciscan Sources were named Franciscan and Clarian Sources . We aimed to understand how a canonical production of the Order, attributed to Francisco de Assis and his first companions in 13th century, is (re)signified by frei Agostinho and frei Orlando for 21st century education. Was this (re)signification a result of readings who took the meanings elaboration that transcend the text, made by friars in the Order Formation process, that institutionalize a way to be friar and suggests an educator model to be followed? We choose these friars works because both exercised their educational action in Franciscan colleges from Franciscan Province of the Immaculate Conception of Brazil in the municipalities of Curitiba, Paraná State, and São Paulo, São Paulo State; In the FAE University Center in Curitiba; In Universidade de São Francisco, Bragança Paulista municipality, São Paulo State; and in Editora Vozes, Petrópolis municipality, Rio de Janeiro State. This works are understood as materiality and means of circulating ideas related to a collective memory to Maurice Halbwachs, that is, all individual memory is linked to a group and to an affective bond feeling to this group. The appropriation category is understood in Michel de Certeau and Roger Chartier perspectives, considering that everyday practices are not independents. For example, appropriation ends up being a form of reading productive consumption that result in a writing, in a creation place of other texts due to the socio-educational context in which they were. The appropriation process resulted in a pedagogical proposal centered on principles lived by Francisco de Assis, called Franciscan humanistic pedagogy.Otto, ClaríciaUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Fabiano Batista2020-02-28T18:05:48Z2020-02-28T18:05:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 p.| il.application/pdf361484https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204478porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:05:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204478Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:05:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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