UNIVERSIDADE ABERTA DA MATURIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAYMUNDO, Taiuani Marquine
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CRUZ, Gabrielli Pereira da, BOLIGON, Bruna, PINTO, Simone Benghi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199246
Resumo: O fenômeno do envelhecimento populacional provoca impactos, intensa discussão, planejamento e construção de políticas públicas para que este seja, de fato, um ganho real. Cumprindo o papel e a responsabilidade de contribuição o projeto de extensão “Universidade Aberta da Maturidade” apresenta como escopo: a) resgatar o valor social do idoso de forma articulada e interdisciplinar, o que passa por assegurar sua cidadania plena; b) contribuir para um melhor desenvolvimento mental, físico e social de idosos, num espaço de exercício e construção da interdisciplinaridade, com a inserção de docentes e discentes da UFPR; c) oportunizar aos acadêmicos e docentes da UFPR a condição de ter uma nova percepção da comunidade universitária quanto ao seu papel social; d) fomentar a observação que a atividade extensionista possui um caráter educativo, no sentido de levar ao público alvo informações técnicas obtidas na universidade para tornar o mesmo apto a utilizar o conhecimento adquirido em suas atividades diárias; e) incentivar discussões sobre o planejamento e a realização de políticas públicas para indivíduos da terceira idade. No biênio 2018/2019 o projeto contou com a participação de 70 idosos, com 6h aulas semanais. Os temas abordados nas aulas foram Direito do Idoso, Processo de Envelhecimento, Saúde do Idoso, Atividades Físicas, Atividades Expressivas e Corporais, Inclusão Digital, Treino Cognitivo (Oficina de Memória), Arte e Cultura, visando atender ao princípio da interdisciplinaridade. As atividades/aulas (teórico-prático) realizadas com os idosos apresentaram características lúdica e didática, as quais divertiram e instruíram os idosos. Em contrapartida as acadêmicas e as docentes da UFPR que participaram do projeto, tiveram a oportunidade de ter uma nova percepção da comunidade universitária quanto ao seu papel social. É possível concluir que o projeto tem realizado ação efetiva de responsabilidade social e, desta forma, acreditamos que a extensão universitária, associada às dimensões do ensino e pesquisa, contribui para que a universidade pública se constitua em um legado e em um projeto de educação inclusiva.
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