Utilização de equipamentos tecnológicos e tecnologias da informação e comunicação por trabalhadores com 50 anos ou mais em suas atividades laborais : impacto do treinamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-27022020-112404/ |
Resumo: | O avanço tecnológico, as mudanças no sistema previdenciário, a concomitante permanência de adultos mais velhos no mercado de trabalho e os desafios para o domínio de novas tecnologias apresentam uma emergente questão de pesquisa que requer o aprofundamento de novos estudos para a compreensão desse fenômeno no Brasil. Esta pesquisa teve por objetivo identificar o impacto do treinamento na utilização de equipamentos tecnológicos (ET) e tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas atividades laborais de pessoas com idade igual ou superior a 50 ano. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, descritivo, experimental, longitudinal e prospectivo, composto por quatro fases: pré-treinamento, treinamento, pós-treinamento e follow-up. A população alvo do estudo foi trabalhadores com mais de 50 anos, que desenvolviam qualquer atividade laboral e que possuíam dificuldades no uso de ET e TIC. Para composição da amostra utilizou-se a técnica não probabilística de amostragem intencional por conveniência. Na coleta dos dados foram utilizados os instrumentos: questionários socioeconômico, sobre a quantidade de treinamento desejada, sobre os ET e TIC utilizados no ambiente de trabalho, dificuldades e estratégias, questionário sobre a percepção de trabalhadores mais velhos em relação ao seu trabalho e à inserção de ET e TIC nas suas atividades laborais; escalas de autoavaliação do impacto do treinamento no trabalho, sobre a satisfação dos usuários em relação ao treinamento e os diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados através da estatística descritiva, teste exato de Fisher, regressão logística e teste de McNemar. Para análise dos dados qualitativos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Participaram do estudo 30 trabalhadores, sendo 15 homens e 15 mulheres, com idade entre 50 a 75 anos e média de 63,3 anos. Os resultados da fase pré-treinamento apontam um reconhecimento do trabalho como uma atividade essencial para a vida dos participantes. Em relação às dificuldades no uso de tecnologias, os participantes apresentaram maiores dificuldades com o uso do telefone celular, computador, copiadora, internet, e-mail, impressora e dispositivos de gravação e reprodução. Alguns relataram terem sido expostos a situações constrangedoras e acreditavam que a dificuldade no uso das tecnologias acabava por afetar o seu trabalho. Apesar da presença dessas dificuldades, eles reconheciam a utilidade das tecnologias para as suas atividades laborais. Na fase treinamento, a abordagem adotada foi centrada no participante, de forma simples e de baixa complexidade, atendendo às demandas individuais. Como consequência, a fase pós-treinamento apresentou um impacto positivo do treinamento para o trabalho, com redução das dificuldades no uso das tecnologias, satisfação pessoal, aumento na autoconfiança e auto eficácia, bem como maior segurança e maior frequência no uso de tecnologias. Variáveis como gênero e faixa etária apresentaram correlação positiva com o grau de dificuldade, sendo que maior dificuldade foi associada ao aumento da idade, e os participantes homens apresentaram maior chance para a dificuldade no uso do e-mail e da impressora. No que diz respeito à fase follow-up, é possível observar a importância da formação continuada na vida dos trabalhadores mais velhos, uma vez que alguns apresentaram aumento da dificuldade três meses após o encerramento do treinamento. Conclui-se que o treinamento adotado nesta pesquisa possa ser uma ferramenta que possibilita maior segurança e autoconfiança no desenvolvimento de suas atividades laborais que envolvam ET e TIC. |
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Utilização de equipamentos tecnológicos e tecnologias da informação e comunicação por trabalhadores com 50 anos ou mais em suas atividades laborais : impacto do treinamentoUse of technological equipment and information and communication technologies by workers aged 50 and over in their work activities: impact of training.AgingEnvelhecimentoTechnologyTecnologiaTrabalhoTrainingTreinamentoWorkO avanço tecnológico, as mudanças no sistema previdenciário, a concomitante permanência de adultos mais velhos no mercado de trabalho e os desafios para o domínio de novas tecnologias apresentam uma emergente questão de pesquisa que requer o aprofundamento de novos estudos para a compreensão desse fenômeno no Brasil. Esta pesquisa teve por objetivo identificar o impacto do treinamento na utilização de equipamentos tecnológicos (ET) e tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas atividades laborais de pessoas com idade igual ou superior a 50 ano. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, descritivo, experimental, longitudinal e prospectivo, composto por quatro fases: pré-treinamento, treinamento, pós-treinamento e follow-up. A população alvo do estudo foi trabalhadores com mais de 50 anos, que desenvolviam qualquer atividade laboral e que possuíam dificuldades no uso de ET e TIC. Para composição da amostra utilizou-se a técnica não probabilística de amostragem intencional por conveniência. Na coleta dos dados foram utilizados os instrumentos: questionários socioeconômico, sobre a quantidade de treinamento desejada, sobre os ET e TIC utilizados no ambiente de trabalho, dificuldades e estratégias, questionário sobre a percepção de trabalhadores mais velhos em relação ao seu trabalho e à inserção de ET e TIC nas suas atividades laborais; escalas de autoavaliação do impacto do treinamento no trabalho, sobre a satisfação dos usuários em relação ao treinamento e os diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados através da estatística descritiva, teste exato de Fisher, regressão logística e teste de McNemar. Para análise dos dados qualitativos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Participaram do estudo 30 trabalhadores, sendo 15 homens e 15 mulheres, com idade entre 50 a 75 anos e média de 63,3 anos. Os resultados da fase pré-treinamento apontam um reconhecimento do trabalho como uma atividade essencial para a vida dos participantes. Em relação às dificuldades no uso de tecnologias, os participantes apresentaram maiores dificuldades com o uso do telefone celular, computador, copiadora, internet, e-mail, impressora e dispositivos de gravação e reprodução. Alguns relataram terem sido expostos a situações constrangedoras e acreditavam que a dificuldade no uso das tecnologias acabava por afetar o seu trabalho. Apesar da presença dessas dificuldades, eles reconheciam a utilidade das tecnologias para as suas atividades laborais. Na fase treinamento, a abordagem adotada foi centrada no participante, de forma simples e de baixa complexidade, atendendo às demandas individuais. Como consequência, a fase pós-treinamento apresentou um impacto positivo do treinamento para o trabalho, com redução das dificuldades no uso das tecnologias, satisfação pessoal, aumento na autoconfiança e auto eficácia, bem como maior segurança e maior frequência no uso de tecnologias. Variáveis como gênero e faixa etária apresentaram correlação positiva com o grau de dificuldade, sendo que maior dificuldade foi associada ao aumento da idade, e os participantes homens apresentaram maior chance para a dificuldade no uso do e-mail e da impressora. No que diz respeito à fase follow-up, é possível observar a importância da formação continuada na vida dos trabalhadores mais velhos, uma vez que alguns apresentaram aumento da dificuldade três meses após o encerramento do treinamento. Conclui-se que o treinamento adotado nesta pesquisa possa ser uma ferramenta que possibilita maior segurança e autoconfiança no desenvolvimento de suas atividades laborais que envolvam ET e TIC.The technological advance, the changes in the social security system, the concomitant stay of older adults in the labor market and the challenges to master the use of new technologies present an emerging research question that requires the deepening of new studies to understand this phenomenon in Brazil. This research aimed to identify the impact of training in the use of technological equipment (TE) and information and communication technologies (ICT) in the labor activities of people aged 50 years or more. It is a qualitative and quantitative, descriptive, experimental, longitudinal and prospective study, composed of four phases: pre-training, training, post-training and follow-up. The target population of the study was workers over 50 years old, who had any work activity and who had difficulties in the use of ET and TIC. For sample composition, the nonprobability technique of intentional sampling by convenience was used. In data collection, the following instruments were implemented: socioeconomic questionnaires about the amount of training desired, about the TE and ICT used in the work environment, and about difficulties and strategies, a questionnaire about the perception of older workers in relation to their work and the insertion of TE and ICT in their work activities; self-assessment scales of training impact at work and about the user satisfaction with training and the field diaries. Quantitative data were analyzed through descriptive statistics, Fisher\'s exact test, logistic regression and McNemar test. In order to analyze the qualitative data, the technique of content analysis was used. Thirty workers participated in the study, 15 men and 15 women, aged between 50 and 75 years old with a mean age of 63.3. The results of the pre-training phase point to a recognition of work as an essential activity for the participants\' lives. Regarding the difficulties in the use of technologies, the participants presented greater difficulties with the use of cellular telephone, computer, copier, internet, e-mail, printer and recording and reproduction devices. Some reported having been exposed to embarrassing situations and believed that the difficulty in using the technologies would ultimately affect their work. Despite the presence of these difficulties, they recognized the usefulness of the technologies for their work activities. In the training phase, the approach adopted was centered on the participant, in a simple and low complexity way, attending to the individual demands. As a consequence, the post-training phase had a positive impact of training on work, reducing difficulties in the use of technologies, personal satisfaction, increased self-confidence and self-efficacy, as well as greater safety and more frequent use of technologies. Variables such as gender and age group showed a positive correlation with the degree of difficulty, and greater difficulty was associated with increasing age, also the male participants had a greater chance of difficulty in using e-mail and the printer. Regarding the follow-up phase, the importance of continuing training in the lives of older workers became clear, since some of them presented an increase in difficulty three months after the end of the training. Therefore, the training adopted in this research can be a tool that allows greater security and self-confidence in the development of their work activities involving TE and ICT.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastro, Carla da Silva SantanaRaymundo, Taiuani Marquine2017-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-27022020-112404/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-03-17T00:00:01Zoai:teses.usp.br:tde-27022020-112404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-03-17T00:00:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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