Estudo no desenvolvimento de suspensão duplo "A" e aplicação em veículo de classe fórmula SAE
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165267 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade. |
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Estudo no desenvolvimento de suspensão duplo "A" e aplicação em veículo de classe fórmula SAERazão de instalaçãoSuspensão Duplo “A”CinemáticaMecanismosTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade.A função do sistema de suspensão veicular é condicionar o movimento da roda e isolar a carroceria das solicitações advindas da pista. Há diferentes tipos de suspensão, sendo elas dependentes, semi-independentes ou independentes. A suspensão duplo “A” é uma suspensão independente de braços sobrepostos, sendo o seu formato geralmente do tipo forquilha. Existem muitos estudos sobre como desenvolver a geometria de uma suspensão duplo “A” e sobre as análises estrutural e vibratória do sistema. Nessas análises, um parâmetro utilizado frequentemente é a rigidez equivalente na roda, que depende da razão de instalação do sistema e, por sua vez, varia quando a suspensão é solicitada. Observa-se uma carência de estudos, buscando entender o comportamento cinemático das suspensões, focados à suspensão duplo “A” e seus tipos de acionamento direto ou indireto. Assim sendo, propõe-se contribuir para o desenvolvimento de suspensão duplo “A” a partir da análise cinemática de mecanismo de quatro barras planar, o qual permite avaliar o comportamento da suspensão no plano frontal e lateral separadamente. Busca-se, por meio de avaliação das variações do centro de rolagem no plano frontal, entender a ação da razão de movimento. Como resultado, mostra-se a aplicação dos estudos em um veículo de classe fórmula SAE, concluindo-se que não se deve ignorar as variações resultantes da razão de instalação e sim, beneficiar-se da variabilidade imposta por essa no desenvolvimento da suspensão de um veículo.Gevinski, Jakerson RicardoUniversidade Federal de Santa CatarinaMenezes, Lucas Bezerra de2016-07-25T17:55:52Z2016-07-25T17:55:52Z2016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165267porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T17:55:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/165267Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-07-25T17:55:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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