Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguês, Jeremias Stein
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Godoi, Anieli Joana de, Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227969
Resumo: https://doi.org/10.1590/CC245630
id UFSC_8686636b4b3171b54d6f13696b26252f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227969
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidenseA STATE OF KNOWLEDGE ON ALGEBRA IN THE UNITED STATES’ ELEMENTARY SCHOOLEstado de ConhecimentoEnsino de álgebraAnálise textualHumanidades digitaisHistória da educação matemáticahttps://doi.org/10.1590/CC245630Em 1905, um estudo sobre a reestruturação do ensino elementar estadunidense é publicado na revista Educational Review, apontando a necessidade de uma álgebra neste nível escolar. Um estado do conhecimento histórico acerca desse tema na revista foi realizado, com base na perspectiva das humanidades digitais, utilizando o software IRaMuTeQ. A álgebra foi o foco na busca por publicações, a partir da seleção e da análise dos textos com o software. Observou-se um movimento a favor de um ensino centrado em equações e sistemas lineares, aplicados a problemas complexos de aritmética.sciELO2021-09-20T17:33:29Z2021-09-20T17:33:29Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUÊS, Jeremias Stein; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da. Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense.Cad. Cedes, Campinas, v. 41, n. 115, p.197-214, Set. - Dez., 2021https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227969Rodriguês, Jeremias SteinGodoi, Anieli Joana deCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T17:33:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-20T17:33:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense
A STATE OF KNOWLEDGE ON ALGEBRA IN THE UNITED STATES’ ELEMENTARY SCHOOL
title Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense
spellingShingle Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense
Rodriguês, Jeremias Stein
Estado de Conhecimento
Ensino de álgebra
Análise textual
Humanidades digitais
História da educação matemática
title_short Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense
title_full Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense
title_fullStr Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense
title_full_unstemmed Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense
title_sort Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense
author Rodriguês, Jeremias Stein
author_facet Rodriguês, Jeremias Stein
Godoi, Anieli Joana de
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Godoi, Anieli Joana de
Costa, David Antonio da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguês, Jeremias Stein
Godoi, Anieli Joana de
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Estado de Conhecimento
Ensino de álgebra
Análise textual
Humanidades digitais
História da educação matemática
topic Estado de Conhecimento
Ensino de álgebra
Análise textual
Humanidades digitais
História da educação matemática
description https://doi.org/10.1590/CC245630
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20T17:33:29Z
2021-09-20T17:33:29Z
2021-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUÊS, Jeremias Stein; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da. Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense.Cad. Cedes, Campinas, v. 41, n. 115, p.197-214, Set. - Dez., 2021
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227969
identifier_str_mv RODRIGUÊS, Jeremias Stein; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da. Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense.Cad. Cedes, Campinas, v. 41, n. 115, p.197-214, Set. - Dez., 2021
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv sciELO
publisher.none.fl_str_mv sciELO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652022271967232