Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227969 |
Resumo: | https://doi.org/10.1590/CC245630 |
id |
UFSC_8686636b4b3171b54d6f13696b26252f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227969 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidenseA STATE OF KNOWLEDGE ON ALGEBRA IN THE UNITED STATES’ ELEMENTARY SCHOOLEstado de ConhecimentoEnsino de álgebraAnálise textualHumanidades digitaisHistória da educação matemáticahttps://doi.org/10.1590/CC245630Em 1905, um estudo sobre a reestruturação do ensino elementar estadunidense é publicado na revista Educational Review, apontando a necessidade de uma álgebra neste nível escolar. Um estado do conhecimento histórico acerca desse tema na revista foi realizado, com base na perspectiva das humanidades digitais, utilizando o software IRaMuTeQ. A álgebra foi o foco na busca por publicações, a partir da seleção e da análise dos textos com o software. Observou-se um movimento a favor de um ensino centrado em equações e sistemas lineares, aplicados a problemas complexos de aritmética.sciELO2021-09-20T17:33:29Z2021-09-20T17:33:29Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUÊS, Jeremias Stein; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da. Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense.Cad. Cedes, Campinas, v. 41, n. 115, p.197-214, Set. - Dez., 2021https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227969Rodriguês, Jeremias SteinGodoi, Anieli Joana deCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T17:33:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-20T17:33:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense A STATE OF KNOWLEDGE ON ALGEBRA IN THE UNITED STATES’ ELEMENTARY SCHOOL |
title |
Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense |
spellingShingle |
Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense Rodriguês, Jeremias Stein Estado de Conhecimento Ensino de álgebra Análise textual Humanidades digitais História da educação matemática |
title_short |
Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense |
title_full |
Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense |
title_fullStr |
Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense |
title_full_unstemmed |
Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense |
title_sort |
Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense |
author |
Rodriguês, Jeremias Stein |
author_facet |
Rodriguês, Jeremias Stein Godoi, Anieli Joana de Costa, David Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Godoi, Anieli Joana de Costa, David Antonio da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodriguês, Jeremias Stein Godoi, Anieli Joana de Costa, David Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado de Conhecimento Ensino de álgebra Análise textual Humanidades digitais História da educação matemática |
topic |
Estado de Conhecimento Ensino de álgebra Análise textual Humanidades digitais História da educação matemática |
description |
https://doi.org/10.1590/CC245630 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-20T17:33:29Z 2021-09-20T17:33:29Z 2021-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUÊS, Jeremias Stein; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da. Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense.Cad. Cedes, Campinas, v. 41, n. 115, p.197-214, Set. - Dez., 2021 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227969 |
identifier_str_mv |
RODRIGUÊS, Jeremias Stein; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da. Um estado do conhecimento sobre a álgebra no ensino elementar estadunidense.Cad. Cedes, Campinas, v. 41, n. 115, p.197-214, Set. - Dez., 2021 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
sciELO |
publisher.none.fl_str_mv |
sciELO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652022271967232 |