ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181157 |
Resumo: | No presente artigo temos como objetivo compreender a organização do ensino docente universitário a partir dos conceitos de programa e estratégia do pensamento complexo. Nossa preocupação foi a de entender como os docentes planejam e conduzem as situações didáticas a serem efetuadas com os estudantes. Trata-se de uma pesquisa com 10 docentes universitários, com os quais realizamos uma entrevista. Para isso foram feitas duas perguntas aos docentes: “O que lhe serve de referência para o seu fazer? Como você organiza os processos de ensino?” e utilizamos o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise. A partir do DSC podemos refletir sobre a organização do ensino em dois momentos: no tempo que antecede uma situação didática; e outro a própria situação didática, como agem e se organizam no decorrer do processo. No primeiro momento a ordem encontra-se mais presente, portanto com características predominantes de programa, enquanto no segundo momento é marcado pela estratégia, no qual o docente precisa levar em consideração o contexto da sala de aula, o do estudante e do momento social-histórico. Além disso, precisa considerar a constante presença da incerteza, dos imprevistos oriundos das situações que irão se apresentar na aula, bem como dos questionamentos dos estudantes. |
id |
UFSC_bd6641c02deaac4e9a9a2d9881abee25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181157 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXOEnsinoDocênciaPensamento complexoEstratégiaProgramaNo presente artigo temos como objetivo compreender a organização do ensino docente universitário a partir dos conceitos de programa e estratégia do pensamento complexo. Nossa preocupação foi a de entender como os docentes planejam e conduzem as situações didáticas a serem efetuadas com os estudantes. Trata-se de uma pesquisa com 10 docentes universitários, com os quais realizamos uma entrevista. Para isso foram feitas duas perguntas aos docentes: “O que lhe serve de referência para o seu fazer? Como você organiza os processos de ensino?” e utilizamos o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise. A partir do DSC podemos refletir sobre a organização do ensino em dois momentos: no tempo que antecede uma situação didática; e outro a própria situação didática, como agem e se organizam no decorrer do processo. No primeiro momento a ordem encontra-se mais presente, portanto com características predominantes de programa, enquanto no segundo momento é marcado pela estratégia, no qual o docente precisa levar em consideração o contexto da sala de aula, o do estudante e do momento social-histórico. Além disso, precisa considerar a constante presença da incerteza, dos imprevistos oriundos das situações que irão se apresentar na aula, bem como dos questionamentos dos estudantes.2017-11-17T18:31:12Z2017-11-17T18:31:12Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181157PEREIRA, SABRINA AMARALSOUZA, NEUSIANE CHAVES DEBORGES, DANIELE SIMÕESCOFFERRI, FERNANDA FÁTIMATAUCHEN, GIONARAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:31:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181157Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:31:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO |
title |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO |
spellingShingle |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO PEREIRA, SABRINA AMARAL Ensino Docência Pensamento complexo Estratégia Programa |
title_short |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO |
title_full |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO |
title_fullStr |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO |
title_full_unstemmed |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO |
title_sort |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO |
author |
PEREIRA, SABRINA AMARAL |
author_facet |
PEREIRA, SABRINA AMARAL SOUZA, NEUSIANE CHAVES DE BORGES, DANIELE SIMÕES COFFERRI, FERNANDA FÁTIMA TAUCHEN, GIONARA |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, NEUSIANE CHAVES DE BORGES, DANIELE SIMÕES COFFERRI, FERNANDA FÁTIMA TAUCHEN, GIONARA |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, SABRINA AMARAL SOUZA, NEUSIANE CHAVES DE BORGES, DANIELE SIMÕES COFFERRI, FERNANDA FÁTIMA TAUCHEN, GIONARA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Docência Pensamento complexo Estratégia Programa |
topic |
Ensino Docência Pensamento complexo Estratégia Programa |
description |
No presente artigo temos como objetivo compreender a organização do ensino docente universitário a partir dos conceitos de programa e estratégia do pensamento complexo. Nossa preocupação foi a de entender como os docentes planejam e conduzem as situações didáticas a serem efetuadas com os estudantes. Trata-se de uma pesquisa com 10 docentes universitários, com os quais realizamos uma entrevista. Para isso foram feitas duas perguntas aos docentes: “O que lhe serve de referência para o seu fazer? Como você organiza os processos de ensino?” e utilizamos o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise. A partir do DSC podemos refletir sobre a organização do ensino em dois momentos: no tempo que antecede uma situação didática; e outro a própria situação didática, como agem e se organizam no decorrer do processo. No primeiro momento a ordem encontra-se mais presente, portanto com características predominantes de programa, enquanto no segundo momento é marcado pela estratégia, no qual o docente precisa levar em consideração o contexto da sala de aula, o do estudante e do momento social-histórico. Além disso, precisa considerar a constante presença da incerteza, dos imprevistos oriundos das situações que irão se apresentar na aula, bem como dos questionamentos dos estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:31:12Z 2017-11-17T18:31:12Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181157 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652417529544704 |