Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Hudelson dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219262
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
id UFSC_86aabb06ebab97f93bc56c4a5bdc7ba9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219262
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPassos, Hudelson dosLopes, Fernanda MachadoCzermainski, Fernanda Rasch2021-01-14T18:06:32Z2021-01-14T18:06:32Z2020370905https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219262Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um conjunto de déficits que afetam consideravelmente o desempenho funcional do indivíduo. Crianças e adolescentes com TEA apresentam prejuízos em habilidades cognitivas, inclusive nas Funções Executivas (FE). As FE são um conjunto de processos cognitivos que permitem aos indivíduos que exerçam controle do seu comportamento e o regule com a finalidade de atingir demandas ambientais, permitindo comportamentos mais adaptados, auto-organizados e direcionados a metas. Ou seja, estas habilidades exercem poder gerencial sobre os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais dos humanos. Estudos nacionais ainda se mostram escassos com crianças com TEA em idade pré-escolar (3 a 6 anos de idade). Esta fase do desenvolvimento é de extrema importância para a maturação do sistema nervoso e, consequentemente, para o desenvolvimento de diversas habilidades neuropsicológicas, inclusive para as FE. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar funções executivas de crianças pré-escolares com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva, do tipo série de casos, em que 12 crianças com TEA sem deficiência intelectual responderam a uma bateria de testes neuropsicológicos. Os instrumentos utilizados tiveram como foco avaliar os componentes de FE como atenção seletiva e alternada, flexibilidade cognitiva, planejamento e organização, associação semântica e fluidez de execução, controle de interferências e controle inibitório, memória operacional auditiva e Teoria da Mente. Os resultados mostraram que as crianças com TEA, sem deficiência intelectual, apresentaram desempenho sugestivo de déficit em diferentes instrumentos que avaliam FE. Evidencia-se também algumas limitações deste estudo, como o tamanho da amostra, destacando a necessidade de pesquisas futuras.Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by a set of deficits that considerably affect an individual's functional performance. Children and adolescents with ASD have impaired cognitive abilities, including Executive Functions (EF). EF are a set of cognitive processes that allow individuals to exercise control over their behavior and regulate it in order to achieve environmental demands, allowing for more adapted, self-organized and goal-oriented behaviors. That is, these skills exercise managerial power over the cognitive, emotional and behavioral aspects of humans. National studies are still scarce with pre-school children with ASD (3 to 6 years old). This stage of development is extremely important for the maturation of the nervous system and, consequently, for the development of several neuropsychological skills, including for EF. Thus, the present study aimed to evaluate executive functions of preschool children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. This is a quantitative, descriptive, case series study, in which 12 children with ASD without intellectual disability responded to a battery of neuropsychological tests. The instruments used focused on evaluating the components of EF such as selective and alternate attention, cognitive flexibility, planning and organization, semantic association and fluidity of execution, interference control and inhibitory control, auditory working memory and Theory of Mind. The results showed that children with ASD, without intellectual disabilities, showed a performance suggestive of deficit in different instruments that evaluate EF. Some limitations of this study are also evident, such as the sample size, highlighting the need for future research.132 p.| il., gráfs.porPsicologiaPré-escolaresAutismo em criançasFunçoes executivas (Neuropsicologia)Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPSI0925-D.pdfPPSI0925-D.pdfapplication/pdf2453455https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219262/-1/PPSI0925-D.pdf19eccaae2e1ae6e80b5dd91db9466480MD5-1123456789/2192622021-01-14 15:06:32.957oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219262Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:06:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo
title Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo
spellingShingle Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo
Passos, Hudelson dos
Psicologia
Pré-escolares
Autismo em crianças
Funçoes executivas (Neuropsicologia)
title_short Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo
title_full Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo
title_fullStr Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo
title_full_unstemmed Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo
title_sort Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo
author Passos, Hudelson dos
author_facet Passos, Hudelson dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Hudelson dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Fernanda Machado
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Czermainski, Fernanda Rasch
contributor_str_mv Lopes, Fernanda Machado
Czermainski, Fernanda Rasch
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Psicologia
Pré-escolares
Autismo em crianças
Funçoes executivas (Neuropsicologia)
topic Psicologia
Pré-escolares
Autismo em crianças
Funçoes executivas (Neuropsicologia)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-14T18:06:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-14T18:06:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219262
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 370905
identifier_str_mv 370905
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219262/-1/PPSI0925-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 19eccaae2e1ae6e80b5dd91db9466480
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805179869429760