Características e implicações da violência no âmbito da graduação em enfermagem
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219172 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
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Características e implicações da violência no âmbito da graduação em enfermagemEnfermagemViolênciaEducação em enfermagemEstudantes universitáriosEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.A violência é um fenômeno imbricado na constituição do ser humano e na construção das sociedades, presente em diversos setores sociais do mundo contemporâneo. No contexto do ensino superior, quando a violência permeia o ato pedagógico, há produção de fragilidades e implicações negativas tanto para o desenvolvimento profissional como para a vida dos estudantes. O objetivo do estudo foi investigar como a violência se manifesta na formação em enfermagem, no âmbito da graduação, e os efeitos gerados por ela. Foram escolhidos os estudantes de enfermagem como população a ser pesquisada em virtude de caracterizarem um grupo vulnerável neste contexto, devido às próprias condições da formação profissional, da posição hierárquica que ocupam em relação os docentes e profissionais dos serviços de saúde e das características da futura atuação profissional. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, desenvolvida a partir da coleta e análise de dados quantitativos e construção e interpretação de dados qualitativos, respectivamente. Na etapa quantitativa foram pesquisados 208 estudantes, mediante aplicação de um questionário tipo survey, e os dados foram analisados por análise descritiva (análise de frequência absoluta e relativa). Na etapa qualitativa foram investigados 15 estudantes, por meio de entrevistas individuais, e os dados foram interpretados pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os pressupostos da pedagogia crítica de Paulo Freire guiaram o desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa foi submetida em Comitê de Ética em Pesquisa por meio de Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 98996918.0.0000.0121 e aprovado pelo parecer nº 2.941.164, no dia 04 de outubro de 2019. Os resultados estão apresentados no formato de manuscritos: 1) Revisão de literatura: ?Violência na graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura?; 2) Resultados da etapa quantitativa: ?Características da violência no processo de aprendizagem da graduação em enfermagem?; e 3) Resultados da etapa qualitativa: ?Violência e suas Implicações na formação em enfermagem: interpretações a partir do legado teórico de Paulo Freire?. A análise dos dados permitiu compreender a violência enquanto um fenômeno constante no contexto da graduação em enfermagem, o qual gera impactos negativos de diversas ordens na vida dos estudantes. Diante das informações, acredita-se ser iminente a necessidade de repensar a construção e o desenvolvimento dos processos pedagógicos, com especial atenção para a postura assumida pelos docentes e para a condução pedagógica nos cenários teórico e prático de aprendizagem. Considera-se urgente pensar formas de enfrentamento dos atos violentos, tendo em vista que é condição fundamental para garantir a qualidade da formação e de vida dos estudantes, bem como, promover estratégias para minimizar os efeitos gerados pelo fenômeno na vida dos sujeitos.Martini, Jussara GueLino, Mônica MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaMaffissoni, André Lucas2021-01-14T18:01:27Z2021-01-14T18:01:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| il.application/pdf370857https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219172porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:01:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219172Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:01:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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