A CPA E SEUS DESAFIOS: AS DISTINTAS CONCEPÇÕES E A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO NO CENÁRIO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA, RIBEIRO, GISELLE DOS SANTOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243912
Resumo: A avaliação do ensino superior tem sido um tema discutido em diversas esferas, com mais intensidade a partir de 2004 com o surgimento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Nesse sentido, a Comissão Própria de Avaliação ganha certa notoriedade como instituto responsável por coordenar a prática avaliativa no contexto de uma IES. Sob a ótica destes aspectos, este artigo preleciona a contextualização das concepções de gestores institucionais a partir das atividades das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) de suas respectivas IES. A partir de uma abordagem fenomenogrática como estratégia de pesquisa, buscou-se compreender como estes atores concebem a atividade da CPA e como eles se envolvem com tais atividades. O escopo teórico tratou da fenomenografia e seus desafios na prática da pesquisa, sobre a avaliação institucional e seus desafios, contribuindo para a organização das etapas desenvolvidas até a coleta e o tratamento dos dados, que se utilizou, reitera-se, da fenomenografia. Os resultados permitiram considerar que a CPA é concebida de formas distintas pelos gestores de IES universitárias e não universitárias, e tais concepções indicam novas oportunidades de pesquisa para o aprofundamento de discussão.
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