CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253830 |
Resumo: | A intersecção entre avaliação institucional e estratégia é um campo sub explorado na literatura científica, caracterizado pela ausência de estudos que investiguem profundamente essa relação. Este artigo visa preencher essa lacuna, identificando as variáveis críticas que restringem a participação das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) no processo de antecipação estratégica em instituições de ensino superior. A revisão da literatura abrange os principais autores que discutem a prática do Foresight e aqueles que analisam a relação entre avaliação e planejamento estratégico em ambientes acadêmicos. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, com foco na estatística descritiva e na codificação proposta pela Grounded Theory, este estudo evidencia a falta de incentivo para a participação estratégica das CPAs - o principal órgão de garantia da qualidade no ensino superior brasileiro - por parte das instituições investigadas. As conclusões realçam contribuições teóricas e práticas, especialmente ao destacar as condições críticas que podem ser utilizadas pelas instituições para melhorar a formação estratégica daqueles envolvidos no processo de avaliação institucional. |
id |
UFSC_f37644d2f0e42b5f5754ac442ea2c6f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253830 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORA intersecção entre avaliação institucional e estratégia é um campo sub explorado na literatura científica, caracterizado pela ausência de estudos que investiguem profundamente essa relação. Este artigo visa preencher essa lacuna, identificando as variáveis críticas que restringem a participação das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) no processo de antecipação estratégica em instituições de ensino superior. A revisão da literatura abrange os principais autores que discutem a prática do Foresight e aqueles que analisam a relação entre avaliação e planejamento estratégico em ambientes acadêmicos. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, com foco na estatística descritiva e na codificação proposta pela Grounded Theory, este estudo evidencia a falta de incentivo para a participação estratégica das CPAs - o principal órgão de garantia da qualidade no ensino superior brasileiro - por parte das instituições investigadas. As conclusões realçam contribuições teóricas e práticas, especialmente ao destacar as condições críticas que podem ser utilizadas pelas instituições para melhorar a formação estratégica daqueles envolvidos no processo de avaliação institucional.INPEAU/UFSC2024-01-04T12:39:07Z2024-01-04T12:39:07Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253830FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINOFEIDEN, BRUNA JAIMEMACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZPOFFO, GABRIELLA DEPINÉporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T12:39:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253830Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T12:39:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title |
CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO |
title_short |
CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
author |
FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO |
author_facet |
FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO FEIDEN, BRUNA JAIME MACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZ POFFO, GABRIELLA DEPINÉ |
author_role |
author |
author2 |
FEIDEN, BRUNA JAIME MACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZ POFFO, GABRIELLA DEPINÉ |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO FEIDEN, BRUNA JAIME MACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZ POFFO, GABRIELLA DEPINÉ |
description |
A intersecção entre avaliação institucional e estratégia é um campo sub explorado na literatura científica, caracterizado pela ausência de estudos que investiguem profundamente essa relação. Este artigo visa preencher essa lacuna, identificando as variáveis críticas que restringem a participação das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) no processo de antecipação estratégica em instituições de ensino superior. A revisão da literatura abrange os principais autores que discutem a prática do Foresight e aqueles que analisam a relação entre avaliação e planejamento estratégico em ambientes acadêmicos. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, com foco na estatística descritiva e na codificação proposta pela Grounded Theory, este estudo evidencia a falta de incentivo para a participação estratégica das CPAs - o principal órgão de garantia da qualidade no ensino superior brasileiro - por parte das instituições investigadas. As conclusões realçam contribuições teóricas e práticas, especialmente ao destacar as condições críticas que podem ser utilizadas pelas instituições para melhorar a formação estratégica daqueles envolvidos no processo de avaliação institucional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-01-04T12:39:07Z 2024-01-04T12:39:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253830 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041527984685056 |