CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: FEIDEN, BRUNA JAIME, MACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZ, POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253830
Resumo: A intersecção entre avaliação institucional e estratégia é um campo sub explorado na literatura científica, caracterizado pela ausência de estudos que investiguem profundamente essa relação. Este artigo visa preencher essa lacuna, identificando as variáveis críticas que restringem a participação das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) no processo de antecipação estratégica em instituições de ensino superior. A revisão da literatura abrange os principais autores que discutem a prática do Foresight e aqueles que analisam a relação entre avaliação e planejamento estratégico em ambientes acadêmicos. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, com foco na estatística descritiva e na codificação proposta pela Grounded Theory, este estudo evidencia a falta de incentivo para a participação estratégica das CPAs - o principal órgão de garantia da qualidade no ensino superior brasileiro - por parte das instituições investigadas. As conclusões realçam contribuições teóricas e práticas, especialmente ao destacar as condições críticas que podem ser utilizadas pelas instituições para melhorar a formação estratégica daqueles envolvidos no processo de avaliação institucional.
id UFSC_f37644d2f0e42b5f5754ac442ea2c6f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253830
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORA intersecção entre avaliação institucional e estratégia é um campo sub explorado na literatura científica, caracterizado pela ausência de estudos que investiguem profundamente essa relação. Este artigo visa preencher essa lacuna, identificando as variáveis críticas que restringem a participação das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) no processo de antecipação estratégica em instituições de ensino superior. A revisão da literatura abrange os principais autores que discutem a prática do Foresight e aqueles que analisam a relação entre avaliação e planejamento estratégico em ambientes acadêmicos. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, com foco na estatística descritiva e na codificação proposta pela Grounded Theory, este estudo evidencia a falta de incentivo para a participação estratégica das CPAs - o principal órgão de garantia da qualidade no ensino superior brasileiro - por parte das instituições investigadas. As conclusões realçam contribuições teóricas e práticas, especialmente ao destacar as condições críticas que podem ser utilizadas pelas instituições para melhorar a formação estratégica daqueles envolvidos no processo de avaliação institucional.INPEAU/UFSC2024-01-04T12:39:07Z2024-01-04T12:39:07Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253830FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINOFEIDEN, BRUNA JAIMEMACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZPOFFO, GABRIELLA DEPINÉporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T12:39:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253830Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T12:39:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
title_short CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
author_facet FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
FEIDEN, BRUNA JAIME
MACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZ
POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
author_role author
author2 FEIDEN, BRUNA JAIME
MACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZ
POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
FEIDEN, BRUNA JAIME
MACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZ
POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
description A intersecção entre avaliação institucional e estratégia é um campo sub explorado na literatura científica, caracterizado pela ausência de estudos que investiguem profundamente essa relação. Este artigo visa preencher essa lacuna, identificando as variáveis críticas que restringem a participação das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) no processo de antecipação estratégica em instituições de ensino superior. A revisão da literatura abrange os principais autores que discutem a prática do Foresight e aqueles que analisam a relação entre avaliação e planejamento estratégico em ambientes acadêmicos. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, com foco na estatística descritiva e na codificação proposta pela Grounded Theory, este estudo evidencia a falta de incentivo para a participação estratégica das CPAs - o principal órgão de garantia da qualidade no ensino superior brasileiro - por parte das instituições investigadas. As conclusões realçam contribuições teóricas e práticas, especialmente ao destacar as condições críticas que podem ser utilizadas pelas instituições para melhorar a formação estratégica daqueles envolvidos no processo de avaliação institucional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-04T12:39:07Z
2024-01-04T12:39:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253830
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823041527984685056